A nossa copa é a várzea é o tema da exposição de fotos de Aquino José no Museu Ruy Menezes, em Barretos (praça Francisco Barreto, 311), até 8 de julho. Ele selecionou 35 imagens que retratam momentos das partidas em campos de futebol da cidade entre 2009 e 2018.
“A ideia une a movimentação pela Copa do Mundo com a necessidade de valorizar o esporte local, que reúne um grande número de torcedores todos os domingos e se tornou um momento de lazer das famílias”, destaca Aquino. Nesta temporada, pelo menos 600 jogadores participam do campeonato em Barretos, com 13 times na série A e 18 na série B.
A paixão de Aquino pela fotografia é antiga, mas se intensificou após sua atuação em assessoria de imprensa. Ele garante que sua especialidade é captar momentos surpreendentes. A exposição fica aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12 horas.
Em comunicado a assinantes, a Editora Abril anunciou em 8/6 que a partir deste mês deixará de publicar os quadrinhos da Disney depois de 68 anos. As revistas do Pato Donald foram o primeiro produto da empresa, fundada por Victor Civita em 1950. Segundo a Folha de S.Paulo, antes do anúncio sites especializados em HQ circulavam rumores sobre isso, após não terem saído publicações previstas para abril.
Ricardo Perez, diretor de assinaturas da Abril, informa no comunicado que o fim das revistas deve-se a uma “revisão estratégica do Grupo Abril” e que os assinantes receberão nas próximas semanas orientações para que não tenham prejuízos.
Juliana Müller, anteriormente coordenadora de Comunicação e Eventos da Câmara Brasil-Alemanha em Porto Alegre e presidente da seção regional RS/SC da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), tomou posse em 16/6, em São Leopoldo, durante o CongregaRP, como presidente da ABRP Nacional, sucedendo a Antonio Carlos Lago, do Ibama (DF).
Juliana é graduada pela Ulbra, pós-graduada em Gestão de Negócios e Marketing e atua na área desde 2006, registrando passagem pelo Grupo RBS e pela casa noturna Thomas Pub, na capital gaúcha.
A nova diretoria é ainda integrada pelo diretor secretário Marcelo Chamusca (BA), pela diretora tesoureira Ana Clarissa de Souza Cavalcante (AM) e pela diretora de relações públicas Maria Aparecida Ferrari (SP). Foram eleitos para a Câmara da ABRP Nacional Marcus Vinícius de Jesus Bonfim (SP), como presidente, e Bernardo De Felipe Jr. (DF), como secretário; e para a Comissão Fiscal, Marcelo Tavares (RS), presidente, e Muriel de Paula (RJ), secretária.
Deve chegar às livrarias em 30/7 O Tiradentes (Cia das Letras), livro em que Lucas Figueiredo explora aspectos poucos conhecidos da vida privada do mártir da Independência. Lucas também lança um novo olhar sobre sua figura histórica, símbolo imortal da cidadania indignada pelos desmandos da opressão.
Embora a história de Tiradentes seja amplamente conhecida, muitos aspectos da biografia dele permaneceram semiocultos em arquivos pouco explorados. A partir de cinco anos de abrangente pesquisa em acervos de Brasil, Portugal, França e EUA, e de descobertas mais recentes da historiografia, Lucas propõe uma nova abordagem biográfica de Tiradentes, aliando rigor historiográfico a uma narrativa organizadora dos fatos dispersos na escassa documentação disponível. A capa é de Mateus Valadares. Ele já está em pré-venda (e-book e impresso) na Amazon.
Lucas reconstitui a trajetória do alferes, desde a sua experiência familiar, os anos de juventude, quando foi mascate, o trabalho no baixo escalão dos oficiais –, enfrentando as engrenagens da burocracia estatal –, o ofício paralelo de tratar (e tirar) dentes, até seu envolvimento na Conjuração Mineira. Em paralelo, descortina-se um retrato vívido das Minas Gerais e do Rio de Janeiro do século XVIII: seus personagens, acontecimentos, e a circulação dos ideais revolucionários. Deixando para trás as especulações e os relatos fabricados, e unindo verve literária e rigor histórico, o livro é um trabalho de investigação que dá a Tiradentes a dimensão humana apagada na formação de sua história.
Autor dos livros-reportagem Morcegos negros (2000), Ministério do Silêncio (2005), O Operador (2006), Olho por Olho (2009) e Boa Ventura! – A corrida do ouro no Brasil (2011), todos publicados pela Record, e Lugar nenhum: militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura, pela Cia das Letras, Lucas foi, entre outros, repórter da Folha de S.Paulo, do Estado de Minas, pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco.
A Almundo, empresa de tecnologia omnichannel para viagens, com operações em expansão no Brasil e na América Latina, anuncia a chegada de Daniel Duarte como gerente de Relações Públicas e Comunicações Externas. Com trajetória principalmente em comunicação e marketing de travel technology, até recentemente, e por sete anos, liderou comunicação corporativa e PR do Sabre, um dos principais fornecedores de tecnologia e softwares para a indústria de viagens. Sua carreira na empresa americana começou em 2011 em Buenos Aires, como responsável por América Latina e Caribe.
Ficará baseado no escritório da Almundo na Cidade do México, reportando-se a Sofía Ramírez, Chief Growth Marketing Officer, e apoiará o CEO Juan Pablo Lafosse, o comitê executivo e os Country Managers Luciano Barreto, Silvia Tenazinha e María Oriani, porta-vozes da empresa. Daniel responderá por uma equipe de comunicadores com presença em Brasil, Argentina, México e Colômbia; e pela estratégia de relações públicas, por meio de agências em cada mercado.
Argentino, trilíngue, tem formação em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade de Buenos Aires, especialização em publicidade e copywriting, além de credenciais em Content Marketing e digital.
Alto da Brasilândia, na zona norte, e vista para a região central (Cleber Arruda/Agência Mural)
Alto da Brasilândia, na zona norte, e vista para a região central (Cleber Arruda/Agência Mural)
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias deu início a uma nova fase na cobertura das regiões periféricas da capital e das cidades da Grande São Paulo. O objetivo do novo site é aumentar a cobertura que já vem sendo realizada nos outros canais, como o blog Mural, hospedado no site do jornal Folha de S.Paulo, e o 32xSP, em parceria com a Rede Nossa São Paulo.
O site terá matérias exclusivas, que poderão ser republicadas, desde que mantidas na íntegra, e será mais uma alternativa em busca de amplificar as vozes dos moradores de regiões distantes do centro expandido.
O Clube dos 100 amigos, que este ano comemora seu 20º aniversário, está lançando o livro É o que parece!. Com a finalidade de manter as raízes históricas do mercado da comunicação publicitária, os encontros desses amigos são realizados periodicamente em almoços festivos, em que temas atuais são discutidos sem pressa e livre de qualquer compromisso. Com o passar do tempo, o Clube transformou-se num case de marketing, pelo fato de cada vez mais agregar amigos e sempre revelando novas facetas do vasto mundo da comunicação.
A origem do Clube é contada no livro por José Francisco Queiroz, que teve passagens por agências como Norton, J.Walter Thompson e, mais recentemente, pela ESPM. A obra é prefaciada por Roberto Duailibi, que faz um resgate histórico, desde os anos de 1955 até os nossos dias, destacando o quanto a propaganda tem contribuído para a economia de livre iniciativa. Além disso, lembra também de como surgiram entidades de defesa do setor como a Abap (Associação Brasileira de Propaganda), Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), APP (Associação dos Profissionais da Propaganda), Grupo de Mídia e a criação da ESPM. Ele está à venda na APP (rua Hungria, 664, 11°).
Asas do Bem premiará trabalho sobre transporte de órgãos pelas companhias aéreas para transplantes
Estão abertas até 30/9 as inscrições para o sexto Prêmio Abear de Jornalismo, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas para estimular e valorizar trabalhos jornalísticos sobre a aviação comercial brasileira. Nesta edição, a novidade é o prêmio especial Asas do Bem, para a melhor reportagem sobre transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas para transplantes. A cerimônia de premiação será em novembro, em dia, horário e local a serem definidos oportunamente. Ao todo, serão distribuídos R$ 48 mil em premiações.
“Com a criação da série de palestras Jornada Asas do Bem neste ano, projeto que está percorrendo o País para divulgar a importância da doação de órgãos, a Abear quer valorizar o tema também junto à imprensa”, diz Adrian Alexandri, diretor de comunicação da Abear, ressaltando que no ano passado as empresas aéreas associadas transportaram gratuitamente mais de nove mil itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes médicas).
O Prêmio Abear de Jornalismo conta ainda com as categorias Experiência de voo, Competitividade, Cargas, Inovação e sustentabilidade, e Imprensa setorizada. Também inclui o Prêmio Especial Regional, que reconhece veículos e jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e o Grande Prêmio Abear, para o melhor trabalho entre os finalistas das demais categorias, com exceção de Asas do Bem.
A nova categoria aceita inscrições de trabalhos jornalísticos publicados desde a fundação da Abear, em 21/8/2012, até 30 de setembro próximo. As demais englobam materiais veiculados entre 23/9/2017 e 30 de setembro deste ano.
A Ketchum (11-5090-8900) é a nova agência de relações públicas da operadora de tevê por assinatura SKY. A agência atuará na construção de estratégias de comunicação para a marca e será responsável pelo relacionamento da empresa com a imprensa, influenciadores e outros públicos de interesse.
“O objetivo é contribuir para o fortalecimento da marca no mercado, reforçando seu processo de transformação digital e seus atributos de especialista em entretenimento e conteúdo”, destacou o comunicado distribuído pelas Ketchum.
A equipe de atendimento e media relations conta com Paloma Almeida (paloma.almeida@ketchum.com.br), Bruna Oliveira (bruna.oliveira@ketchum.com.br), Martha Schubert e Aline Penha; no Planejamento, Laís Varella e Bruno Peviani, e na equipe de Performance, Gabriela Bocallini, Roberto Moura e Camila Shiratsubaki. O time fica sob a gerência de Geninha Moraes e Rafael Lucas, e direção de Adriana Toledo.
O prazo para inscrições e entrega do projeto para o Prêmio Aberje 2018 foi prorrogado até 9 de agosto. O prêmio tem como objetivo estimular, reconhecer e divulgar iniciativas nas áreas de relacionamento e comunicação empresariais. Serão avaliadas ações ocorridas entre 1º/1/2017 e 9 de agosto próximo.
O prêmio é aberto a empresas, assessorias, agências, organizações e profissionais autônomos. Para se inscrever é necessário preencher a ficha nosite da Aberje e pagar a taxa de inscrição. Os trabalhos devem ser entregues ou enviados pelo correio até 9/8, das 10h às 17 horas, com a ficha de identificação impressa e assinada (veja a descrição do formato de entrega no capítulo III do Regulamento).