22.2 C
Nova Iorque
sexta-feira, maio 16, 2025

Buy now

Início Site Página 679

Depoimentos dão sabor a livro de Aziz Ahmed

Sentados: Gilson Campos (esq.), Aziz Ahmed, Nilo Dante e Cícero Sandroni. Em pé: Antônio Carneiro (esq.) conversa com Milton Coelho da Graça.
Sentados: Gilson Campos (esq.), Aziz Ahmed, Nilo Dante e Cícero Sandroni. Em pé: Antônio Carneiro (esq.) conversa com Milton Coelho da Graça.

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

Aziz Ahmed já mandou para a gráfica seu livro Memórias da imprensa escrita, para ser lançado ainda este ano. Ele reuniu depoimentos de jornalistas que, desde a década de 1950, acompanharam toda a transformação política, editorial, gráfica e industrial ocorridas na imprensa até este século 21. Inspirado na experiência do autor e nas conversas com antigos companheiros, escrito em forma de notas de coluna, o livro propõe uma leitura leve e bem-humorada de casos que não foram registrados nos jornais.

A lista dos depoentes é interminável: Aluizio Maranhão, Anna Maria Ramalho, Aristóteles Drummond, Arnaldo Niskier, Bruno Thys, Cícero Sandroni, Fernando Carlos de Andrade, Fuad Atala, Gilson Campos, Henrique Caban, Jomar Pereira da Silva, José Silveira, Luiz Edgar de Andrade, Milton Coelho da Graça, Miranda Jordão, Nilo Dante, Paulo Jerônimo, Pery Cotta, Ricardo Boechat, Telmo Wamber e Walter Fontoura, entre outros. O prefácio é de Domingos Meirelles. E o respeito à longevidade aparece logo na capa, ilustrada por Marcelo Moreno, que há 57 anos estampa seu talento nas páginas de O Globo.

Ahmed é carioca de Vila Isabel. Começou no Correio da Manhã, foi chefe de Reportagem de O Globo e da Última Hora, onde também foi editor e diretor da sucursal em Brasília. Diretor do Jornal do Commercio do Rio por 30 anos, lá manteve uma coluna diária. Colaborou depois em O Povo do Rio e editou o jornal comunitário A voz de Rio das Pedras. A obra traz o passado à atualidade e, em cada capítulo, QR codes transportam o leitor a um vídeo de cada entrevistado. Pensando na inclusão, também será lançado em e-book.

Vem aí a segunda edição do Mega Brasil Benchmarking

Está marcado para 28 de setembro, na Unibes Cultural, em São Paulo (rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré), das 9h às 18h, a segunda edição do Seminário Mega Brasil Benchmarking, reunindo a experiência de comunicação de algumas das mais importantes organizações brasileiras.

Já estão confirmadas as participações de Marcus Brier (Citroën/Peugeot), Carol Silvestre (Oracle), Fábio Mincarelli Monfrin (Henkel), Márcio Polidoro (Odebrecht), Regina Teixeira (Pepsico), Mariana Scalzo (Grupo Boticário), Igor Puga (Santander) e Rafael Oliveira (Unimed Saúde).

As inscrições custam R$ 400, com desconto de 30% para clientes Mega Brasil, e 20% para associados das entidades e veículos parceiros, como Abracom, Aberje, Conrerp, ABRH e este Jornalistas&Cia. O valor fixo da segunda inscrição em diante da mesma empresa é de R$ 200. O pagamento pode ser feito em três vezes no cartão. Informações pelo 11-5576-5600 ou eventos@megabrasil.com.br.

Divulgados os vencedores do Sabre Awards Latin America 2018

Logo do Prêmio

A americana Holmes Report divulgou na última semana os vencedores da etapa latino-americana do Sabre Awards, um dos mais consagrados prêmios de PR do mundo. A agência com maior número de conquistas foi a Jeffrey Group, com seis troféus, seguida por Llorente & Cuenca e Porter Novelli, com cinco, e Burson-Marsteller e Little George (Ketchum) com três.

As campanhas vitoriosas foram selecionadas entre perto de 500 inscritas. A melhor campanha latino-americana será conhecida num jantar em 12 de setembro.

Confira a lista completa dos vencedores.

Moda Verde agora é site

Litza Mattos

“Ser um guia de produtos e serviços para quem quer ser mais ecologicamente correto, mas não sabe  como começar ou onde encontrar”, afirma Litza Mattos sobre o objetivo do Moda Verde, que passou de blog a site. Segundo ela, mais legal que comprar uma roupa nova, um cosmético ou fazer uma viagem é saber que, por trás de cada atitude dessas, pode haver uma ação de responsabilidade social e sustentabilidade, ou seja, um “consumo que faz bem para as pessoas e para o planeta”.

O veículo surgiu para dar continuidade a uma coluna que Litza tinha no caderno Eu Acredito!, do Jornal Hoje em Dia. “A ideia é o site ser um guia de produtos e serviços ecológicos e sustentáveis, passando pela moda, turismo, gastronomia, decoração e beleza, entre outros, porque percebi que as  pessoas achavam que esse era um assunto distante e difícil de adotar na rotina”, destaca.

Ela explica que o público consumidor desse tipo de conteúdo é bem variado. A maior parte tem de 18 a 44 anos, sendo 70% mulheres e 30% homens. O conteúdo também está disponível nas redes sociais Facebook e Instagram (@modaverdeoficial). Atualmente, Litza é única responsável pela produção do material.

Jornalista formada em 2008 pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), onde também concluiu um MBA em Comunicação Estratégica e Branding (2013), ela trabalha como repórter no jornal O Tempo e na rádio Super Notícia e mantém o blog e agora site há quatro anos. Contatos pelo contato@modaverde.com.br

 

 

Márcia Christofoli assume coluna Intervalo do Jornal do Comércio

Coluna da Márcia

A publisher do Coletiva.net Márcia Christofoli passa a assinar a coluna Intervalo no caderno Empresas & Negócios do Jornal do Comércio. A coluna trará toda segunda-feira temas referentes à Comunicação, com novidades, movimentação de profissionais, eventos e entrevistas. O espaço existe há 17 anos, tendo sido inaugurado pelo jornalista e publicitário José Luiz Fuscaldo.

Segundo Márcia, ainda que Coletiva.net seja sempre uma boa fonte de informações, seu objetivo será trabalhar, também, com conteúdos exclusivos: “Entendo que são públicos diferentes, mas que conversam entre si. Por isso, quero poder explorar o espaço de forma mais leve e com liberdade para tratar de assuntos cotidianos do mercado”.

Nexo lança newsletter sobre eleições

Logo Nexo

O Nexo lançou uma newsletter semanal, que circula todas as noites de quarta-feira, com os conteúdos mais relevantes de sua cobertura especial das eleições 2018.

Segundo o editor-chefe Conrado Corsalette, as candidaturas são muitas e o fluxo de informações, altíssimo: “Nesse cenário, apostamos num jornalismo que seja útil para qualificar o debate público com destaque ao que realmente importa. O objetivo é apresentar conceitos da política, discussões mais amplas, ângulos diferenciados e, principalmente, ideias que estimulem a reflexão neste momento central do processo democrático. Temos o compromisso de tentar surpreender o leitor a cada semana, até que o País conheça, no fim de outubro, quem vai governá-lo nos próximos quatro anos”.

4PR reforça equipe de atendimento

Sabrina, Alexandre e Kaíque
Sabrina, Alexandre e Kaíque

A 4PR, agência de Relações Públicas e estratégia de influência do Grupo REF, anuncia as contratações de Sabrina Yamamoto (ex-Terra) e Kaíque Rezende (ex-SevenPR) para sua equipe de atendimento e novos negócios. A agência é responsável pela comunicação corporativa e ações de Brand Experience de companhias como Barilla, Bonduelle, Crystal Cruises e GFT. Ambos responderão a Alexandre Spínola, sócio e Chief Strategy Officer da 4PR

Formada em relações públicas e pós-graduada em Comunicação Organizacional pela Cásper Líbero, com quase 20 anos de experiência no mercado de comunicação, Sabrina assume a função de Influence PR Strategist (head de atendimento) e acumula passagens por Turner International, UFC e Terra. Kaíque chegou para atuar como Influence PR (atendimento). Ele iniciou a carreira na RP1 e esteve na agência SevenPR atuando com startups de tecnologia. Relações Públicas pelo Centro Universitário Belas Artes, tem experiência em assessoria de imprensa, social learning e gestão de crise.

Cristina Panella verticaliza atuação em consultoria e curadoria

Cristina Panella
Cristina Panella

Novo posicionamento chega também com nova marca

Cristina Panella, fundadora e diretora da agência de planejamento e pesquisa que leva o seu nome, anunciou na última semana a reestruturação de sua atuação, agora sob o nome de Cristina Panella Consultoria e Curadoria, além de adotar novo logo para a empresa. Com isso, passa a verticalizar sua atuação nas atividades de consultoria e curadoria de dados, planejamento de pesquisas de opinião e mercado e soluções metodológicas personalizadas que utilizam, segundo ela, “a ampla expertise acumulada em diferentes segmentos econômicos, construída a partir das necessidades das empresas”.

A este J&Cia, Cristina afirmou que tem sido crescente a demanda por um trabalho mais personalizado e de maior longevidade por alguns de seus principais clientes, a custos menores: “Com esse novo perfil de atuação, que permitirá redução de custos fixos e também a eliminação da bitributação, sobretudo no pagamento dos colaboradores, estamos melhorando significativamente a competitividade de nossas propostas”.

Cristina é doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela E.H.E.S.S. – École des Hautes Études en Sciences Sociales (França), mestre em Antropologia Social e Cultural pela Sorbonne (Université René Descartes – Paris V, França) e mestre em Formação à Pesquisa em Ciências Sociais, também pela E.H.E.S.S.. Entre as múltiplas atividades que realiza atualmente está a de consultora associada sênior do BMI – Blue Management Institute.

Deloitte confirma apoio ao Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia

Prémio+ Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças

A Deloitte confirmou nesta semana o apoio ao Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, de Jornalistas&Cia, somando-se a Gerdau e BTG Pactual, que já estão ao lado da Jornalistas Editora no projeto.

O primeiro turno de votação começa no próximo dia 10/9, com um colégio eleitoral de aproximadamente 54 mil profissionais de redação e comunicação corporativa, com coordenação da Maxpress. Essa etapa é de livre indicação, com cada pessoa apontando até cinco jornalistas da área econômica e até três nomes das categorias Jornal, Revista, Rádio, TV, Site/Blog e Agência de Notícia. Os mais votados seguirão para o segundo turno, de onde sairão os Top 50 profissionais e os veículos campeões.

O prêmio, que segue para a terceira edição, reúne ainda o apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri e a colaboração da Mestieri PR.

Outras informações pelo 11-3861-5280, com Silvio Ribeiro (silvio@jornalistasecia.com.br) ou Fernando Soares (fernandosoares@jornalistasecia.com.br).

Otavio Frias Filho será homenageado em cerimônia inter-religiosa

Otavio Frias Filho
Otavio Frias Filho

Uma cerimônia inter-religiosa em homenagem ao jornalista Otavio Frias Filho, morto na última terça-feira (21/8), será celebrada às 12h desta segunda-feira (27), na Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima (av. Dr. Arnaldo, 1.831), zona oeste de São Paulo.

No evento, que terá participação de dom Fernando Antônio Figueiredo, bispo da diocese de Santo Amaro, entre outros líderes religiosos, a atriz Bete Coelho lerá trechos de peças escritas por Otavio e Sérgio Davila, editor executivo da Folha de S.Paulo, falará em nome dos funcionários da empresa.

Otavio tinha 61 anos e foi vítima de um câncer no pâncreas. Durante 34 anos, ele ocupou o cargo de diretor de Redação da Folha de S.Paulo, período em que o jornal tornou-se o maior e mais influente do Brasil. Foi mentor do Projeto Folha, que modernizou o jornalismo brasileiro na década de 1980.

* Com informações da FolhaPress

pt_BRPortuguese