28.2 C
Nova Iorque
quinta-feira, julho 10, 2025

Buy now

Início Site Página 673

+Admirados: Fátima Turci será a mestre de cerimônias da premiação

Prémio+ Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças
Fátima Turci

Encontro reunirá cerca de 120 convidados, entre eles os economistas Roberto Luiz Troster e Zeina Latif e o presidente da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) Alfried Plöger

Fátima Turci, bicampeã do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, pelo seu trabalho à frente do programa Economia & Negócios, na Record News, participará novamente da celebração, desta vez como mestre de cerimônias, uma de suas múltiplas atividades atuais. O evento homenageará os 52 mais admirados jornalistas de economia do País, eleitos pelo voto direto de seus próprios colegas das redação e assessorias de imprensa, em dois turnos de votação.

Também serão homenageados os veículos mais admirados nas categorias Jornal (Valor Econômico), Revista (Exame), Agência de Notícias (Agência Estado), Site/Blog (Infomoney), Programa de Rádio (Jornal da CBN) e Programa de TV (Conta Corrente/GloboNews). O evento de premiação será no próximo dia 12 de novembro, no Salão Havana do Renaissance Hotel, em São Paulo. A iniciativa conta com patrocínio de BTG Pactual, Deloitte e Gerdau, apoio da Avianca Brasil, apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri, e colaboração da Mestieri PR.

Outras informações com Silvio Ribeiro (silvio@jornalistasecia.com.br), pelo 11-3861-5280.

Sustentabilidade fechará o ciclo Empresa Cidadã 2018

Logo Empresa Cidadã

Alguns dos mais importantes projetos de Sustentabilidade do País estarão no especial que fechará, em 26/11, o ciclo Empresa Cidadã 2018. Primeira iniciativa de branded content de J&Cia, o ciclo busca levar para uma audiência qualificada, integrada por jornalistas e outros influenciadores e formadores de opinião, as iniciativas e práticas empresariais em temas de alta complexidade e interesse da sociedade moderna. As edições anteriores foram sobre Diversidade, Fake News, Inteligência Artificial e Redes Sociais.

O especial está a cargo de Costábile Nicoletta, profissional com larga carreira em veículos da grande imprensa, como Gazeta Mercantil, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico e Meio & Mensagem, e grande experiência na cobertura de temas corporativos.

O ciclo conta com o apoio de CNH Industrial, Grupo Boticário, Henkel, Latam, Pepsico, Scania, Telefônica | Vivo, Vale e Volkswagen e está aberto à participação de outras organizações. O fechamento editorial e comercial está marcado para 22 de novembro. Outras informações com Silvio Ribeiro (silvio@jornalistasecia.com.br), pelo 11-3861-5280.

Lúcia Mattos estreará na Rádio Globo Rio Preto

Lúcia Mattos
Lúcia Mattos

Lúcia Mattos vai estrear em novembro na Rádio Globo Rio Preto o programa Papo de Sábado, de variedades e informação, ao vivo, das 11h às 13 horas. Desde o fim do ano passado ela reside em São José do Rio Preto, para onde se mudou ao lado do marido, o também jornalista Leonardo Meneghetti, que foi transferido da Band RS para a Band Paulista. “Nessa mudança, conversando com o presidente da empresa, Johnny Saad, sobre uma possível transferência minha também, no entanto, optamos pela minha saída definitiva”, disse ao Coletiva.net.

Segundo Lúcia, os sócios da Rádio Globo tiveram acesso ao seu trabalho de quase 25 anos em rádio AM e FM, e identificaram nela o perfil da nova emissora. “Me convidaram para ancorar um programa diário de notícias pela manhã, porém, optei por fazer uma atração semanal, para não interromper meus projetos pessoais”, explicou, ao mencionar, entre outros, o seu site, lançado em dezembro de 2017.

Marcelo Tas oferece curso online no Ibmec

Logo do curso

Estão abertas as inscrições para a versão online do curso de extensão A comunicação na aceleração digital”, ministrado por Marcelo Tas. O curso apresentará técnicas e cases que Marcelo Tas estuda e aplica em seus projetos desde o início da carreira. Ele vai compartilhar aprendizados da trajetória que fez dele um profissional nacionalmente reconhecido por seu trabalho como jornalista, ator, roteirista e apresentador de TV, tendo passado por TV Cultura, TV Globo e Band, onde foi âncora do programa CQC. Atualmente é apresentador do Papo de Segunda, do GNT, e colunista do Sistema Globo de Rádio.

O curso terá início em 5/11, dirigido a executivos, gestores, autônomos e empresários que buscam atualização em relação às novas formas de se comunicar e relacionar com o cliente da era digital. O conteúdo tem como propósito esclarecer as tendências e como elas impactam no dia a dia das empresas e dos profissionais, possibilitando que o aluno possa atuar estrategicamente frente às mudanças do mercado. Mais informações e inscrições no site do Ibmec.

Fake news nos tempos do Orkut

Orkut logo

Marcelo Coutinho Lima, reitor associado da FGV/EAESP e consultor de análises de dados, publicou em seu perfil no Linkedin um texto para demonstrar que fake news circulam desde sempre nas redes sociais de diversas naturezas.

Escreveu ele: “Há 12 anos desenvolvi a primeira pesquisa sobre o uso de redes sociais nas eleições brasileiras. O Orkut estava repleto de grupos montados ao redor de discussões baseadas em ‘não-notícias’ (não tinham inventado as ‘Fake News’ ainda…). É impressionante ver como a tecnologia apenas impulsionou fenômenos que registramos na época, como a importância da atuação dos ativistas (pequenos grupos, altamente estruturados na ‘doutrina’, assim como os primeiros cristãos) para difundir sua mensagem, e a incapacidade de as empresas de tecnologia e órgãos regulatórios de agir sobre o problema. Mas as conclusões permanecem válidas: assim como muitos regimes totalitários foram os primeiros a compreender a importância das novas mídias na virada do século XX (Lênin e Stalin com o cinema, Goebbels com a combinação entre rádio e redes sociais), movimentos nas ‘franjas da sociedade’ são os primeiros a utilizar as novas mídias, não por engenhosidade, mas por necessidade. A História se repete?”. Confira a pesquisa.

Maristela Crispim lança agência de conteúdo

Maristela Crispim
Maristela Crispim

Depois de deixar em setembro o Diário do Nordeste, onde era editora de Regional, Maristela Crispim anunciou nesta semana a criação da agência de conteúdo Eco Nordeste. A plataforma nasce com o objetivo de oferecer conteúdo diversificado sobre Sustentabilidade, considerando o tripé ambiental, social e econômico, a partir das muitas realidades da Região Nordeste do Brasil.

Em destaque, estarão temáticas como Agroecologia, Biodiversidade, Bioma Caatinga, Bioma Mata Atlântica, Consumo Consciente, Desertificação, Ecossistemas Costeiros, Educação Ambiental, Eficiência Energética, Energias Alternativas, Energias Renováveis, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos, Mudanças Climáticas, Patrimônio Histórico, Responsabilidade Socioambiental, Secas, Semiárido, Tecnologias Sociais, Turismo e Urbanismo.

“Esse conteúdo, por hora aberto, futuramente será oferecido a assinantes a baixo custo, com condições para reprodução, a depender do fim ao qual se destina”, destaca Maristela. “Também será possível obter produtos exclusivos, como grandes reportagens, sob demanda ou não, publicações diversas, e-books, consultorias, entre outros”.

Jornalista e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará, Maristela é uma das mais premiadas profissionais na Região Nordeste, com 24 conquistas ao longo de sua carreira. É membro de Earth Journalism Network, Red de Comunicación Ambiental de América Latina y El Caribe e Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais.

Luiz Herrisson assume áreas de Comunicação e Marketing da Embraer

Luiz Herrisson - Divulgação: WalMart
Luiz Herrisson – Divulgação: WalMart

A Embraer anunciou nesta semana a contratação de Luiz Herrisson como seu novo diretor de Comunicação e Marketing. Ele assume no lugar de Saulo Passos, que em abril transferiu-se para a Uber. Responderá a Carlos Alberto Griner, vice-presidente de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação Corporativa.

Formado em Jornalismo, com especialização em Geopolítica Internacional pela Universidade Federal de Pernambuco e MBA em Marketing pela USP, Herrisson tem trajetória na área de economia e negócios. Foi correspondente dos jornais Gazeta Mercantil e Valor Econômico, em Recife, e editor de Negócios e Economia da Folha de Pernambuco.

Desde 2002 atua na área corporativa, onde começou como gerente de Comunicação da rede de supermercados Bompreço. Estava desde 2004 no Walmart, tendo nesse período acumulado diversas promoções até assumir, em 2014, o posto de diretor de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e do Instituto Walmart. À frente do setor conquistou premiações como o Guia Exame de Sustentabilidade, em 2016, e o Prêmio Global de Sustentabilidade, em 2017.

É também membro do Conselho do Instituto Ethos e do InPacto – Ministério do Meio Ambiente/Grupo de Trabalho de Desmatamento e Pecuária.

WAN-IFRA apoia campanha da Unesco pelo fim da impunidade dos crimes contra jornalistas

Campanha Unesco

A Unesco lançará nesta sexta-feira (2/11), Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas,  com o apoio da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), a campanha #TruthNeverDies, que terá por objetivo a conscientização sobre a necessidade de garantir a elucidação dos crimes contra jornalistas, em meio à crescente violência contra esses profissionais.

Nos últimos 12 anos (entre 2006 e 2017), afirma a Unesco, cerca de 1010 jornalistas foram mortos por denunciar e trazer informações ao público. Em média, um assassinato a cada quatro dias. A cada dez desses casos, nove ficam impunes. Essa impunidade, diz a organização, prejudica todas as sociedades ao encobrir abusos sérios de direitos humanos, corrupção e crime.

A WAN-IFRA reforça que a escalada de violência continua em 2018, quando pelo menos 45 jornalistas foram mortos no mundo como resultado de seus trabalhos, de acordo com o acompanhamento feito pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). A campanha global a ser lançada inclui peças publicitárias que podem ser divulgadas pelos veículos de comunicação em diferentes meios.

Livro conta a história da imprensa alternativa

Capa do livro
Capa do livro

O livro De Realidade a Caros Amigos: a Turma do Ex-, imprensa alternativa e seu legado foi lançado no último dia 18/10, em Belo Horizonte. A historiadora Dalva Silveira conta a história do jornal Ex-, publicado em meados dos anos 1970, período em que o País vivia sob ditadura militar. Na época, jornalistas insatisfeitos com a imprensa tradicional resolveram criar a Editora Arte & Comunicação, responsável pela criação de diversos periódicos, como jornal de quadrinhos Grilo, revista Bondinho e o Ex-.

O Ex- era um tabloide mensal que durou apenas 16 edições, sendo censurado pela ditadura e fechado. O veículo publicou reportagens que marcaram o jornalismo brasileiro, como a volta do exílio do cantor e compositor Geraldo Vandré e o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em 1975.

A editora ainda tentou emplacar mais um jornal para substituir o Ex-, sem sucesso. O periódico também sofreu com a censura e não passou sequer da primeira edição.

Segundo Dalva Silveira, o Ex- foi um grande marco para a sociedade, por fazer um trabalho que nenhum outro veículo fazia.

Cecília Costa volta ao JB

Cecília Costa
Cecília Costa

Cecília Costa voltou a escrever no Jornal do Brasil, sobre livros, sua especialidade. Ela esteve no JB e na Gazeta Mercantil antes de passar 15 anos em O Globo, de início na Economia, e depois para editar, por seis anos, o caderno Prosa&Verso, quando criou o concurso Contos do Rio.

É autora da biografia de Odylo Costa, filho, de um romance e da coletânea 25 mulheres que fazem a nova literatura brasileira.

pt_BRPortuguese