11.9 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Estadão Verifica fecha parceria com Facebook

Estadão Verifica é o novo programa de verificação de fatos do Facebook no Brasil. Os checadores do programa vão analisar diariamente conteúdo postado na plataforma que for denunciado como suspeito pelos próprios usuários da rede social. As publicações marcadas como falsas terão menos exposição e circulação reduzida. A iniciativa faz parte de um programa global do Facebook que teve início em dezembro de 2016, com o objetivo de conter o fluxo de desinformação na plataforma, e está hoje presente em 46 países. No Brasil, o projeto foi lançado em maio de 2018 e já conta com os parceiros Agência Lupa, Aos Fatos e AFP. Desde então, já foram checados no país mais de 700 conteúdos.

Um pré-requisito para participar do programa é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta.

Estadão Verifica, núcleo de fact checking do Grupo Estado, foi lançado em junho de2018. Desde então, leitores enviaram mais de 138 mil mensagens ao número de WhatsApp dedicado a receber denúncias de conteúdo potencialmente enganoso (11-992-637-900).

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese