Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e chamar a atenção para pessoas e empresas que têm feito diferença quando o assunto é sustentabilidade e impacto social, a Imagem Corporativa e seu braço de Sustentabilidade Walk4Good prepararam uma série especial de três minidocumentários. São histórias de três negócios que têm como propósito transformar e otimizar recursos diminuindo impactos em nosso planeta.
A partir dessa quarta-feira (5/6), foram veiculados nas redes sociais os conteúdos que falarão sobre Economia Circular – com a história da Revoada -, redução de impacto causado pela indústria da moda – com Joaquina Brasil – e combate ao desperdício de alimentos com Vaca Ateliê Culinário.
Marli Romanini despediu-se há alguns meses da área de comunicação para iniciar uma nova atividade profissional: a agricultura. Após vários anos atuando na Comunicação da Vivo e da Fundação Telefônica, ela agora se dedica integralmente ao novo negócio, como contou a este J&Cia:
“Sempre gostei de plantas e meus pais foram agricultores, por isso tenho um carinho por plantio. Há cerca de quatro anos comecei a fazer cursos de cultivo orgânico e cheguei a ter hortas em vasos na minha casa, em São Paulo. Também fiz cursos sobre sistemas agroflorestais. Foi quando decidi comprar um sítio em Atibaia. Ainda estava trabalhando na Vivo, como especialista em Comunicação. Acertei uma parceria com o engenheiro Antônio Mattos, que queria ser agricultor, e iniciamos o cultivo de alimentos de maneira agroecológica. Em fevereiro do ano passado, começamos a fornecer esses alimentos para amigos. O interesse das pessoas cresceu rapidamente e, em junho, resolvi dedicar-me totalmente ao negócio. Deixei a comunicação e virei agricultora. Hoje, cultivamos hortaliças, legumes e frutas e, semanalmente, fazemos entrega de cestas para clientes de São Paulo. Atendemos apenas a alguns bairros, como Vila Mariana, Itaim, Vila Olímpia e Brooklin”.
Repórter do Estadão na fase inicial da carreira, cobrindo, em especial, a indústria automotiva, Marli migrou nos anos 1990 para a comunicação corporativa, tendo passado por CDN e Máquina da Notícia, antes de ingressar na Telefônica | Vivo. O contato dela é [email protected].
A Fenaj realizará eleições para nova diretoria e para Comissão Nacional de Ética (CNE) nos dias 16, 17 e 18 de julho. Depois de sete eleições com disputa, uma única chapa foi registrada para o pleito e apoia os cinco candidatos concorrentes à CNE, para mandato de três anos, com início em agosto.
A chapa Audálio Dantas – Fenaj em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia é encabeçada pela atual presidente Maria José Braga, de Goiás, e pelo vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre Executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do País e da maioria dos Estados.
Segundo a entidade, a união dos grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas foi fruto de vários debates que identificaram convergências, principalmente em razão da conjuntura nacional e de ataques à classe trabalhadora e as suas organizações sindicais. A CEN, que coordenará o processo eleitoral nos estados, foi eleita pelo Conselho de Representantes da Fenaj, formado por um representante de cada sindicato, em reunião realizada em março, em São Paulo. Integram a equipe Iram de Sena Alfaia (presidente), Marcos Urupá, Bety Rita Ramos, Fabrício Carbonel e Isabel Clavelin.
A partir desta quarta-feira (5/6), a exposição do Salão Internacional de Humor Ecológico Salvem a água potável no mundo está aberta no Metrô Alto do Ipiranga, em São Paulo. São 34 cartuns sobre a água potável no mundo, de desenhistas de vários países, como Argentina, Chipre, Ucrânia, Cuba, Indonésia, Israel, Turquia, Irã, China, Espanha, Luxemburgo e Coréia do Sul, além do Brasil, em diversos estilos e, em sua maioria, sem diálogos ou textos.
Para JAL,
presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, essa exposição mostra a
grande importância do humor gráfico e seus artistas pelo mundo, pois, além de
seu valor artístico, é a melhor forma de passar informações essenciais para a
população sobre problemas como a futura escassez de água no planeta. “O
humor gráfico é uma espécie de beliscão no cérebro das pessoas para pensarem de
forma leve e inteligente sobre a vida”, comenta.
A mostra conta com a curadoria dos cartunistas Gualberto Costa e José Alberto Lovetro (JAL), realização da Associação dos Cartunistas do Brasil e apoio do Trata Brasil – ligada à defesa do saneamento básico e recursos hídricos no Brasil –, e do Metrô de São Paulo. A exposição fica no local até o fim de junho e depois vai para outras estações do Metrô.
Liderada por Carlos Sambrana ([email protected]) e Ralphe Manzoni Jr. ([email protected]), estreou em 3/6 a plataforma de notícias NeoFeed. Com foco em empreendedorismo e inovação, vai oferecer informação exclusiva para CEOs que precisam entender as mudanças que estão impactando e transformando seus negócios, empreendedores de startups, investidores de olho no ecossistema de inovação no Brasil e no mundo e para um grande público ávido por temas que dominarão os negócios do futuro.
Os conteúdos serão apresentados por meio de newsletters, feed de notícias simples e de fácil navegação, notícias por voz e programas de entrevistas, além de webséries autorais e podcasts. “Estamos focados em escrever para leitores que não estão satisfeitos com o cardápio de fontes de informações disponível atualmente”, explicam os fundadores do NeoFeed. “Queremos compartilhar sonhos de jovens que estão começando. Sonhos de empreendedores que estão há muito tempo na jornada e construíram, com erros e acertos, empresas sólidas e inspiradoras. E sonhos de quem trabalha com crachá, mas mantém uma alma inovadora dentro do ambiente corporativo”.
Sambrana e Manzoni Jr., que recentemente se desligaram da IstoÉ Dinheiro, apresentarão, respectivamente, os programas Conexão CEO e Café com Investidor, ambos gravados na B3. Quinzenalmente, Conexão CEO trará os principais líderes empresariais do País falando sobre inovação, transformação digital, empreendedorismo e negócios. Cada programa terá cinco blocos divulgados diariamente durante a semana. Já Café com Investidor convidará os gestores de fundos de private equity e venture capital e será voltado aos empreendedores que estão começando seus negócios e suas startups. Com o mesmo formato do Conexão CEO, mostrará como os fundos investem, os fatores que chamam a atenção dos investidores e o que eles olham em um empreendedor.
Direto do Vale do Silício, na Califórnia, Eloá Orazem enviará as notícias e tendências observadas por lá em material exclusivo. Eloá tem diversas passagens por redações e já havia sido correspondente internacional nos Estados Unidos para portais e televisões.
Integram ainda o time de especialistas da plataforma Álvaro Almeida, com a coluna Além do carbono; Conrado Schlochauer, com Pensamento exponencial; Cezar Taurion, com Mente programada; Gina van Dijk, na coluna Dados blindados; Patrícia Peck, com a coluna Foro digital; e Ricardo Voltolini, na coluna Liderança sustentável.
Para inscrever-se nos canais é preciso acessar neofeed.com.br.
Felipe Recondo (sócio do JOTA), recebendo o Prêmio
Felipe Recondo (sócio do JOTA), recebendo o Prêmio
O JOTA venceu o World Digital Media Awards 2019 na categoria de melhor startup de informação digital no mundo. A cerimônia de premiação foi em 2/6 em Glasgow, na Escócia. Os outros dois concorrentes ao prêmio foram a startup americana Axios e o site Abacus, ligado ao South China Morning Post, de Hong Kong. No ano passado, o JOTA venceu o LATAM Digital Media Awards, na categoria de melhor startup de informação digital na América Latina.
Para o CEO do JOTA, Marc Sangarné, receber
um reconhecimento como esse representa a validação de muitas das apostas feitas
com a criação da empresa: “O prêmio consagra um modelo de negócio inovador,
reafirma o valor da informação, demonstra o potencial transformador do
jornalismo e da tecnologia. Também demonstra que um time dedicado, talentoso e
ético pode ir muito longe. Estamos apenas começando.”
A premiação é organizada pela The Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA), organização global da imprensa mundial que reúne uma rede de três mil editores de notícias e empreendedores de tecnologia, além de 80 associações de editores membros, representando 18 mil publicações em 120 países.
Fora do
ar desde o final de 2017, Maurício
Kubrusly está deixando a Globo após 34 anos de casa, os três últimos
enfrentando sérios problemas de saúde. Em comunicado distribuído na emissora em
31/5, o diretor-geral de Jornalismo Ali
Kamel disse que Kubrusly, aos 73 anos, “parte para viver novo sonho”.
Em 2016, ele
teve um infarto e precisou colocar dois stents.
Apareceu esporadicamente no ar até o final de 2017. Na festa de fim de ano do Fantástico, sofreu uma queda e teve
novos problemas de saúde. Precisou de cirurgia para tirar um coágulo do
cérebro. Seu sumiço da TV coincide com o surgimento de uma espécie de demência.
Pessoas próximas a ele informam que há dias em que lembra de tudo e outros em
que não reconhece ninguém.
Segundo o Notícias da TV, a iniciativa de não renovar o contrato partiu da Globo, e isso já era esperado por Kubrusly. A emissora, no entanto, ofereceu-lhe uma generosa indenização e manterá seu plano de saúde.
Fernanda Gentil se despediu na última
sexta-feira (31/5) da Rádio Globo, após ser demitida da emissora, que passa por
reestruturação, conforme antecipou Daniel
Castro em seu Notícias
da TV. Além dela, Maju
Coutinho e Adriane Galisteu
também foram desligadas. As mudanças fazem parte de um novo projeto de
programação. A partir de 15 de julho, a Rádio Globo deixará de ter programas de
entretenimento e passará a concentrar seu conteúdo em música popular.
Segundo o Notícias da TV, o principal motivo para toda essa reformulação na grade é o alto custo de sua atual folha de pagamento. O dinheiro que entra por publicidade e patrocínios não tem sido suficiente para arcar com todas as despesas. Apenas transmissões das partidas de futebol serão mantidas na programação, assim como o programa Globo Esportivo, apresentado por Oscar Ulisses em São Paulo e por Marcelo Barreto no Rio de Janeiro.
A CNN Brasil anuncia a contratação de William Waack como seu principal âncora, confirmando a informação que Cristina Padiglione publicou na semana passada em seu Telepadi. A emissora informa ainda ter acertado também com outro ex-TV Globo, Evaristo Costa.
Waack comandará um telejornal diário, no horário nobre. O programa terá amplo espaço dedicado à cobertura das editorias de política, economia e internacional, áreas que são especialidades do jornalista, que também fará entrevistas e análises.
A contratação dele pela CNN não interrompe o PainelWW, projeto pessoal dele na internet, que começa nova temporada nesta quinta-feira (6/6). O primeiro programa da nova fase será gravado nesta quarta, na Redação do Estadão.
Evaristo Costa volta à TV no comando de um programa semanal, apresentado direto dos estúdios da CNN em Londres. O apresentador, que mora na Inglaterra há dois anos, estará à frente de uma revista eletrônica que vai mesclar jornalismo e entretenimento.
A quarta temporada do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo, começa em São Paulo nesta terça-feira (4/6), com o tema Como reinventar a relação entre arte, design e jornalismo, no Tubaína Bar (rua Haddock Lobo, 74), às 19 horas.
O objetivo do debate é refletir sobre as mudanças impostas pelas novas linguagens digitais à indústria de mídia. Também abordará a evolução de profissionais que fizeram história no impresso, seus “causos” e sua transformação. O painel contará com a participação de Beto Nejme, Eduardo Baptistão e José Pequeno Neto, com mediação de Rica Ramos.
Na próxima
terça-feira (11/6), Verónica Goyzueta
vai mediar o debate, sobre como a imprensa internacional vê o atual governo,
com a participação de Sam Cowie (The
Guardian); Marie Naudascher (Rádio
Europe 1) e João Moreira (Diário de
Notícias, de Portugal).
Com entrada franca, todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa e também no do A Vida no Centro, um dos parceiros de mídia do projeto. O Clube conta com o apoio deste Portal dos Jornalistas, do Jornalistas&Cia e do Comunique-se.