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Confira os vencedores do Prêmio Comunique-se 2019

O Portal Comunique-se premiou os vencedores das 26 categorias de seu Prêmio Comunique-se 2019. A cerimônia foi realizada nessa terça-feira (5/11) na casa de shows Tom Brasil, em São Paulo.

O evento teve homenagens póstumas a Ricardo Boechat. Sandra Annenberg e Guga Chacra entraram para a lista de Mestres do Jornalismo, título concedido a quem vence a mesma categoria três vezes seguidas ou cinco em oportunidades alternadas.

Veja a lista dos vencedores:

Âncora de Rádio

Carla Bigatto (BandNews FM)

Âncora de TV

Sandra Annenberg (TV Globo)

Apresentador

Serginho Groisman (TV Globo)

Agência

Textual

Profissional de Comunicação Corporativa

Diego Viñas (Reclame Aqui)

Propaganda & Marketing

Bruna Calmon (Reclame / MultiShow)

Cultura: Mídia Escrita

Artur Xexéo (O Globo)

Cultura: Mídia Falada

Marcelo Tas (CBN / TV Cultura)

Notícia

Mônica Bergamo (BandNews FM / Folha de S. Paulo)

Opinião

Augusto Nunes (Jovem Pan / R7.com / Record TV / Veja.com)

Digital: Jornalista Influenciador

Felipe Moura Brasil (Crusoé / Jovem Pan)

Digital: Tecnologia

Carlos Aros (Jovem Pan)

Economia: Jornalista Empreendedor

Milton Neves (Portal 3º Tempo)

Economia: Mídia Escrita

Denise Campos de Toledo (Jovem Pan Online)

Economia: Mídia Falada

Denise Campos de Toledo (Jovem Pan / TV Gazeta)

Esporte: Mídia Escrita

Milton Neves (Agora S. Paulo / BOL / Portal 3º Tempo)

Esporte: Mídia Falada

Renata Fan (Band)

Locutor Esportivo:

Rômulo Mendonça (ESPN)

Executiva de Veículo de Comunicação

Sheila Magalhães (BandNews FM)

Nacional: Mídia Escrita

Eliane Brum (El País)

Nacional: Mídia Falada

Augusto Nunes (Jovem Pan / Record TV / Veja.com)

Repórter: Imagem

Adriano Gambarini (National Geographic)

Repórter: Internacional

Guga Chacra (CBN / GloboNews / O Globo / TV Globo)

Repórter: Mídia Escrita

Amanda Audi (The Intercept Brasil)

Repórter: Mídia Falada

Roberto Cabrini (SBT)

Sustentabilidade

Márcia Bongiovanni (TV Cultura)

Rodrigo Pinotti é o novo sócio-diretor na FSB

Rodrigo Pinotti
Rodrigo Pinotti

A FSB anunciou nesta terça-feira (5/11) a chegada de Rodrigo Pinotti como sócio-diretor de sua operação Privada, em São Paulo. Na posição, Pinotti terá um papel fundamental na gestão de clientes da área, ao lado de Marcelo Diego, na agência já há um ano. Ele vai reportar-se diretamente aos sócios majoritários da FSB.

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Libero, o executivo despediu-se recentemente do JeffreyGroup, onde ocupou pelos últimos três anos o cargo de managing director, principal posto na operação brasileira do grupo.

“Pinotti traz para a FSB quase 20 anos de experiência no mercado e um conhecimento em áreas como estratégias de comunicação corporativa, corporate affairs, brand building, estratégias digitais e programas de Prevenção e Gerenciamento de Riscos e Crises”, destacou Francisco Brandão, sócio fundador da FSB.

“Sempre tive a FSB como uma referência de qualidade e comprometimento com os seus clientes, bem como de uma equipe altamente competente e qualificada”, explica Pinotti. “Não se é a agência líder do mercado à toa, afinal. Assim, é um prazer enorme poder me juntar ao time agora”.

Editorial do Grupo Globo endurece críticas contra Bolsonaro

“Patifaria”, retrucou Bolsonaro nas redes sociais após reportagem no Jornal Nacional que ligaria seu nome ao assassinato da vereadora Marielle Franco

O Grupo Globo divulgou na manhã desta terça-feira (5/11), no site de O Globo, um editorial criticando os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro aos seus veículos e jornalistas. A relação entre o político e o grupo de mídia, que já não era das melhores desde as eleições de 2018, piorou ainda mais na última semana, após a TV Globo divulgar em primeira mão, em 29/10, detalhes do depoimento de um porteiro do condomínio em que Bolsonaro morava e tem casa, no Rio de Janeiro, afirmando que o então deputado teria liberado a entrada dos assassinos da vereadora Marielle Franco, no dia de sua morte.

Horas mais tarde, pelas redes sociais, o presidente, que estava em viagem na Arábia Saudita, atacou a emissora, taxando a reportagem como “patifaria” e ameaçando não renovar a concessão da TV Globo, prevista para 2022. No mesmo dia, a Globo chegou a divulgar uma nota em resposta às ofensas do presidente, porém os ataques ao grupo e seus jornalistas não cessaram desde então.

Confira, na íntegra, o editorial publicado em O Globo:

Não é novidade. O presidente Jair Bolsonaro não tem apreço pela imprensa independente e profissional. Não tinha durante a campanha e continuou sem ter desde o primeiro dia no cargo. Ele diz que defende uma imprensa livre, mas suas palavras e atos comprovam que ele quer apenas uma imprensa que o bajule e que não busque noticiar os fatos como eles são, mas como ele gostaria que fossem. A essa altura, ele já sabe que jamais terá isso daqueles que praticam com zelo o jornalismo profissional. Certamente não terá isso dos veículos do Grupo Globo. Seus antecessores não tiveram, seus sucessores não terão.

E o motivo é simples. O jornalismo profissional está calcado em três pilares: isenção, correção e agilidade. Isenção significa ser independente de governos, partidos políticos, igrejas, grupos econômicos e lobbies. Ser correto significa apurar os fatos de tal modo que eles condigam no maior grau possível com a realidade dos fatos. Ser ágil significa informar com rapidez porque a informação jornalística, por definição, sendo uma primeira aproximação com a verdade, só tem valor se for tornada pública em tempo razoável. Sem esses pilares, não há jornalismo, não há veículos com credibilidade, não há público que se interesse por eles.

Não é sem razão que só exista jornalismo profissional e independente em democracias. Em sociedades sob o império das leis, mas sem dono, ninguém controla o fluxo dos fatos, o que publicar e o que não publicar, o que é conveniente e o que não é conveniente, o que agrada e o que desagrada. O fluxo de informação é livre, absolutamente livre. Em ambientes assim, sobrevivem aqueles que informam com qualidade, acertam bem mais do que erram (e quando erram reconhecem seus erros) e provam ao público que aquilo que noticiam são fatos. O Grupo Globo existe desde 1925 na mídia impressa, desde 1944 no rádio, desde 1965 na televisão (e nenhuma concessão recebida de militares, presidente), desde 1991 na TV por assinatura e desde 1995, na internet. E em cada uma dessas mídias, é líder de audiência e conta com o respeito e a credibilidade do público. Nenhum veículo jornalístico tem um desempenho desses se não for por mérito. O público, que é o mesmo que vota, sabe julgar. E o Grupo Globo fará de tudo para que continue a merecer a confiança e o respaldo do público. Sempre.

Ao longo desses 94 anos, o Grupo Globo obteve o respeito do público porque sempre se cercou dos melhores talentos, dos mais competentes jornalistas. Profissionais comprometidos com a verdade, íntegros, honestos, que se dedicam, com grande esforço pessoal, hora após hora, dia após dia, semana após semana, ano após ano, a dar o melhor de si em busca da informação de qualidade. A notícia não tem hora, costuma-se dizer nas redações. Muitas vezes, o dever profissional se impõe ao lazer, aos filhos, aos amigos, à família. Tudo na crença de que uma sociedade bem informada vive melhor, decide melhor, constrói um futuro melhor. Não há sociedade que caminhe para o bem-estar sem informação de qualidade, e quem a provê com método são os jornalistas. No Grupo Globo são os jornalistas de todas as redações, de todos os veículos que o compõem.

Chamá-los de patifes, canalhas e porcos não diz nada deles, mas muito dos valores de quem profere insultos tão indignos. É preciso repudiar tal atitude do presidente da forma mais veemente possível e denunciá-la como a de um homem que, hoje não se tem mais ilusões, não comunga dos valores democráticos mais básicos. Não se esperem, contudo, reações no mesmo nível. Espere-se mais jornalismo. Espere-se a busca pela verdade, de forma destemida, que retrate os fatos como eles são, positivos ou negativos, inclusive sobre o governo. E que denuncie qualquer tentativa de cercear as liberdades de nossa democracia.

São 94 anos, repita-se. Atos e palavras são o que definem o lugar de homens e instituições na História. O Grupo Globo tem orgulho do seu lugar, obra de gerações de jornalistas que passaram por ele. O tempo dirá o lugar que o presidente reservará para si.

Fenaj fará levantamento mensal sobre ataques de Bolsonaro a jornalistas

Para marcar o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas (2/11), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou um levantamento sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro à imprensa. Segundo a pesquisa, ele ataca os jornalistas e o jornalismo como um todo pelo menos duas vezes por semana, em discursos, entrevistas, pronunciamentos e postagens em redes sociais. Para fazer o levantamento, foram considerados dados coletados no período de 1º/1 a 31/10 deste ano (99 ataques).

Em nota, a Fenaj divulgou que a pesquisa tem como objetivo “divulgar, denunciar e visibilizar os ataques e reafirmar a defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia”.

Ainda na nota, a entidade explica que o levantamento tem como objetivo expor a atitude de Bolsonaro, que é a de colocar os jornalistas como “inimigos”: “Nesse mapeamento, que produzimos de forma a seguir uma metodologia de busca e de categorização para visibilizar esses ataques à nossa profissão por parte do presidente, entendemos que é uma postura deliberada de Jair Bolsonaro colocar profissionais jornalistas como inimigos e a imprensa, de uma maneira geral, como sem credibilidade para apurar, produzir e publicizar informações. Enquanto entidade de defesa dos trabalhadores jornalistas, vamos expor essa postura institucionalizada”.

A Fenaj divulgará um levantamento como esse mensalmente. Confira os dados completos da pesquisa.

YouTube remove vídeos da Ponte

A Ponte Jornalismo teve dois vídeos retirados do ar pelo YouTube após publicar reportagens revelando que professores de curso preparatório para concursos ensinavam técnicas de tortura e execução a alunos que pretendem ingressar nas Polícias Militares. A remoção ocorreu após a AlfaCon, empresa que promove os cursos, denunciar os vídeos à plataforma por violação de direitos autorais.

A Ponte agora corre o risco de ter seu canal suspenso e todos os seus outros vídeos removidos. De acordo com a política do YouTube, uma conta é encerrada se receber três avisos de violações de direitos autorais.

As diretrizes da comunidade da plataforma vedam a publicação de conteúdos “prejudiciais ou perigosos” e “de incitação ao ódio”. Até a publicação das reportagens da Ponte, os vídeos continuavam no canal da AlfaCon, mas em 26/10, após a repercussão dos textos, a própria empresa retirou os vídeos de seu canal. 

“A AlfaCon foi a mesma empresa onde Eduardo Bolsonaro deu uma aula dizendo que bastaria um soldado e um cabo para fechar o STF”, relembra Fausto Salvadori Filho, um dos fundadores e repórter da Ponte. “Por essa lógica, todos os veículos que publicaram vídeos com essa cena deveriam ser obrigados a tirar essas imagens do ar”.

A assessoria do YouTube manifestou-se sobre o caso em nota, explicando que “os proprietários de direitos têm a opção de bloquear totalmente um vídeo que utilize sua obra” a partir de uma solicitação “completa e válida” – o que aconteceu com os vídeos publicados pela Ponte. (Com informações da Abraji)

Celso Zucatelli retorna à Record e apresentará Balanço Geral

Celso Zucatelli

A Record TV anunciou nesta segunda-feira (4/11) a contratação de Celso Zucatelli, que vai apresentar o programa Balanço Geral, exibido diariamente das 5h às 7h30. A estreia do apresentador será anunciada em breve.

Zucatelli retorna à Record depois de quatro anos longe da emissora. Por lá, comandou o Hoje em Dia, e desde sua saída, em 2015, apresentou o programa De A a Zuca, na TV Gazeta, que foi cancelado em julho deste ano por não atingir as expectativas da emissora.

Intercept Brasil cria newsletter feita por negros e para negros

The Intercept Brasil (TIB) criou para este mês, que marca o transcurso do Dia da Consciência Negra (20/11), a #TIBNegro, uma newsletter feita especificamente por negros da redação, com foco na população negra, abordando assuntos de relevância como racismo, pluralidade e as poucas oportunidades dadas a ela no mercado de trabalho, no intuito de enaltecer o povo preto. Segundo o TIB, “só dão espaço para preto uma vez no ano”.

Em nota à imprensa, o TIB afirmou que é diferenciado das outras redações do País no que se refere à presença de negros, com cerca de um terço da equipe que faz o site: “Um número relevante se pensarmos que ainda existem locais que cultivam seu preto único. Mas não é suficiente. Metade dos negros da redação são estagiários. Os brancos estão nos postos de chefia. Avançamos, sem dúvida, mas mesmo no campo mais progressista ainda estamos muito distantes da igualdade racial”.

Leia mais sobre o projeto.

Depois do Correio da Manhã, Magnavita relança O Cruzeiro

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio

Cláudio Magnavita

Na esteira do relançamento do jornal Correio da Manhã, Cláudio Magnavita comprou também a marca da revista O Cruzeiro e seu acervo. Com lançamento previto para a segunda quinzena de novembro, terá cem páginas (capa mais 96) no formato Caras – de que O Cruzeiro foi pioneiro –, impressa na mesma gráfica de Caras. Os cem mil exemplares mensais terão distribuição nacional pela Abril, com preço de capa de R$ 18 nas bancas.

José Aparecido Miguel –paulista que vai ficar na ponte aérea para a edição mensal – será o editor-chefe. Ele e Magnavita trabalharam juntos no Jornal do Brasil, na gestão de Tales Faria, quando Miguel foi editor executivo. E já colabora no Correio da Manhã, com meia página 2, em uma sinopse da edição semanal.

A edição de estreia de O Cruzeiro vem com matéria de capa sobre Santa Dulce. Magnavita é baiano, conheceu a Irmã Dulce e acompanhou em Roma, com a família dela, os bastidores da canonização. Esteve nos eventos que precederam a cerimônia, no Vaticano e na Embaixada do Brasil na Itália, na Piazza Navona. Foi depois à Bahia, para a celebração.

Uma novidade: antes de presidir as obras sociais de sua tia, irmã Dulce, a carioca Maria Rita Pontes formou-se em Jornalismo e chegou a trabalhar em O Globo. É também filha de jornalista do antigo Correio da Manhã, já falecido. Ela apoiou a edição de Magnavita e facilitou o alcance a um arquivo de peças a que ninguém teve acesso.

O Cruzeiro começou a circular em 1928 e integrou os Diários Associados por mais 50 anos. Era semanal, e manteve em Belo Horizonte um acervo fantástico, muito bem preservado. Josemar Gimenez, presidente dos Associados, foi quem abriu as portas – nas palavras de Magnavita – desse patrimônio. Entre os colaboradores do novo O Cruzeiro, estarão o gaúcho Luiz Fernando Morais, com reportagens sobre a Região Sul, e o português Antonio Monteiro, que escreve para a UP, com matérias especiais sobre a Europa. Magnavita conta ainda com a integração com a equipe do Jornal da Barra e do Correio da Manhã, em cross media, com outro tratamento. O reforço internacional vem da Folhapress. A pegada de boas imagens, que caracterizou a revista, pretende ser resgatada com o banco de imagens histórico da publicação, completado com o acesso à Folha de S.Paulo.

Ao novo O Cruzeiro se aplica a antiga expressão: uma no cravo, outra na ferradura. Além do lado católico na capa – por ter sido um evento de projeção mundial –, a publicação abre espaço para uma personalidade local e estampa longa entrevista com a evangélica Sylvia Jane Crivella, mulher do prefeito do Rio, o bispo da igreja Universal Marcelo Crivella.

+Admirados de Economia divulga vencedores

Foram definidos em 1º/11 os vencedores da edição 2019 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, iniciativa do Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, em parceria com a Maxpress.

Após dois turnos de votação junto a um colégio eleitoral integrado por 58 mil nomes – o primeiro turno de livre indicação e o segundo, reunindo os finalistas –, foram eleitos os profissionais TOP 50 e os veículos de comunicação campeões nas categorias Jornal, Revista, Programa de Rádio, Programa de TV, Site/Blog e Agência de Notícias. Em função de empates na pontuação, os TOP 50 de 2019 contemplam 54 profissionais.

A premiação, com entrega de diplomas e troféus, será realizada em 25 de novembro, em almoço para 120 convidados no Renaissance Hotel, em São Paulo. A iniciativa conta com o patrocínio das marcas BTG Pactual, Captalys, Deloitte, Gerdau e Telefônica | Vivo, apoio da GOL, apoio institucional de Abracom, Abrasca, Codim e Ibri, e colaboração da Mestieri PR.

Confira o nome dos vencedores:

Veículos

  • Programa de Rádio: Jornal da CBN – Rádio CBN
  • Programa de TV: Jornal das Dez – GloboNews – Grupo Globo
  • Site/Blog: Valor Online – Grupo Globo
  • Agência de Notícias: Agência Estado – Grupo O Estado de S. Paulo
  • Revista: Exame – Editora Abril
  • Jornal: Valor Econômico – Grupo Globo

Profissionais (em ordem alfabética)

  • Adalberto Piotto
  • Adriana Fernandes
  • Adriana Mattos
  • Alexa Salomão
  • Aline Bronzati
  • André Lahoz
  • Ângelo Pavini
  • Anna Carolina Papp
  • Bruno Rosa
  • Carlos Alberto Sardenberg
  • Carlos Sambrana
  • Célia Rosemblum
  • Celso Ming
  • Cida Damasco
  • Cláudia Safatle
  • Cleide Silva
  • Cristiane Barbieri
  • Daniela Chiaretti
  • Danylo Martins
  • Denise Campos de Toledo
  • Erica Fraga
  • Fernando Torres
  • Flávia Oliveira
  • Geraldo Samor
  • Giane Guerra
  • Hugo Cilo
  • Ivo Ribeiro
  • João Borges
  • José Paulo Kupfer
  • Liliana Lavoratti
  • Lu Aiko Otta
  • Luís Artur Nogueira
  • Luis Nassif
  • Márcio Kroehn
  • Maria Cristina Fernandes
  • Maria Luiza Filgueiras
  • Marli Olmos
  • Marta Sfredo
  • Mauro Zafalon
  • Miriam Leitão
  • Moacir Drska
  • Mônica Scaramuzzo
  • Natália Flach
  • Ralphe Manzoni jr.
  • Raquel Landim
  • Ricardo Amorim
  • Ricardo Grinbaum
  • Rolf Kuntz
  • Sandra Bóccia
  • Stela Campos
  • Stella Fontes
  • Thais Herédia
  • Vera Brandimarte
  • Vicente Nunes

A ordem com os Top 10 +Admirados Jornalistas será conhecida em 25/11, durante cerimônia de premiação, em São Paulo.

Universidade de Stanford oferece bolsas de pesquisa em jornalismo

O Centro de Pesquisa em Jornalismo John S. Knight da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, oferece 20 bolsas para jornalistas desenvolverem projetos em suas dependências. Os selecionados participarão de aulas e eventos promovidos pela universidade de setembro de 2020 a julho de 2021.

Eles receberão auxílio mensal de aproximadamente R$ 34 mil, sendo que profissionais casados ou que tenham filhos receberão auxílios específicos.

Para participar do processo seletivo é necessário ter pelo menos cinco anos de experiência profissional e apresentar um projeto com potencial sobre os temas: desafios da desinformação, vigilância do poder, desertos de notícias e jornalismo local, enviesamento, intolerância, e injustiça.

As inscrições vão até 4 de dezembro. Mais informações no site do JSK (em inglês).

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