Começa WAN-IFRA Digital Media Latam 2019

Breysse (esq.), Kachar e Andiara

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

O Digital Media Latam 2019, organizado pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), teve início hoje (11/11) no Rio de Janeiro. Na abertura, contou com exposições de Fred Kachar, CEO de Mídia Impressa do Grupo Globo (Infoglobo), e Jean-Luc Breysse, CEO do Grupo Figaro, da França.

Kachar detalhou o processo de transformação digital dos produtos impressos do grupo e sobre a visão de negócios fundamentalmente digital de todas as marcas. Como atualmente a receita de assinantes supera a de anunciantes, a publicidade perde terreno para a monetização com foco no consumidor. Por meio do testing de inúmeras hipóteses, é possível ter ofertas personalizadas para cada marca. Priorizar o conteúdo conforme a audiência permite muita flexibilidade e agilidade de adaptação desse conteúdo para atingir as metas. No caso de Infoglobo, foi reduzida a produção editorial – sem a preocupação de cobrir tudo – e, com isso, houve aumento da audiência. Sinergia que o grupo possibilita

Breysse, do Figaro, optou por apresentar o grupo como uma unidade – aí incluídos negócios que não de mídia – e ressaltar as vantagens que isso proporciona.

No debate que se seguiu, sob mediação de Andiara Petterle, VP do Grupo RBS, houve um breve momento de futurologia. Breysse acredita que os impressos estarão no mercado nos próximos cinco anos, mas tem dúvidas sobre os próximos dez anos. Já Kachar, que se disse mais preocupado em acelerar o crescimento digital, crê que terá, em 2022, a redação financiada com as versões digitais.

E prossegue o encontro pelos próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *