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sexta-feira, junho 6, 2025

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BBC demite apresentador por comportamento racista

BBC demite apresentador por comportamento racista


Por Luciana Gurgel, direto de Londres

Danny Baker e a postagem no Twitter

Mais um jornalista perde a cabeça aqui no Reino Unido por causa de gracinhas daquele tipo que só o autor acha graça. A bola da vez foi o apresentador da Radio 5 Live, Danny Baker. Nessa quarta-feira, enquanto o país enternecia-se com a foto da família real admirando o novo bebê, Baker tuitou uma foto de um casal com um filhote de chimpanzé e o doce comentário: “Bebê real deixa o hospital”.

Impressionante como um jornalista experiente não mediu as consequências de tal gracinha. Principalmente sendo ele da BBC, uma emissora pública. Que não perdeu tempo e o demitiu em seguida.

Mas ele não pareceu arrependido. Na manhã desta quinta (9/5), ao ser abordado na porta de casa por equipes de reportagem, ironizou o caso e usou palavras chulas para referir-se ao chefe que o havia dispensado.

E se algo poderia ser ainda pior, foi a justificativa. Baker tentou consertar dizendo que não teve intenção de ser racista, e que pretendia associar a realeza a animais de circo, sem conotação com raça. Não colou. O caso virou trending topic, e está provocando uma boa discussão sobre racismo por aqui.

Recentemente, William Sitwell, editor da revista de gastronomia da rede de supermercados Waitrose, também perdeu o cargo por um e-mail enviado a uma repórter ridicularizando os veganos. Nada como pensar várias vezes antes de postar ou enviar mensagens.

Veículos brasileiros adotam indicadores de credibilidade

Projeto Credibilidade

O Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do Trust Project anunciou nessa quarta-feira (8/5), que Agência Lupa, Agência Mural, Folha de S.Paulo, Nexo Jornal, O Povo e o Poder360 aderiram ao movimento global para combater a desinformação e aumentar a transparência noticiosa, apresentando indicadores de credibilidade em seus websites. Dois veículos – Jornal do Commercio e Nova Escola – estão em processo de adoção.

Ao longo dos últimos dois anos, o Projeto Credibilidade tem trabalhado junto a esses veículos para facilitar a implementação de uma série de indicadores, como: comunicados sobre padrões éticos e editoriais, informações sobre o currículo de jornalistas e etiquetas para distinguir diferentes tipos de conteúdo, como notícia, análise e opinião.  

São oito Indicadores de Credibilidade, que podem ser comparados a “dados nutricionais”, sinalizando os compromissos por trás do conteúdo noticioso distribuído digitalmente, nos websites dos veículos ou em plataformas de mídia social. “Nosso projeto visa a informar o público sobre o que está por trás da notícia e da organização que a produz”, informam Francisco Belda e Angela Pimenta, coordenadores do Credibilidade, que trabalham conjuntamente com o Trust Project, criador do Sistema de Indicadores.  

O Projeto é uma parceria entre o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e a Unesp – Universidade Estadual Paulista. O financiamento para o trabalho de apoio do Projor às redações brasileiras veio da Google News Initiative e do Facebook Journalism Project. Mais informações com Francisco Belda (francisco.belda@projor.org.br) e Angela Pimenta (angela.pimenta@projor.org.br).

Rozália Del Gaudio passa a dirigir a Comunicação Corporativa do McDonald’s

Rozalia Del Gaudio
Rozália Del Gaudio

Rozália Del Gaudio é a nova diretora de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil, sucedendo a David Grinberg, que depois de três anos à frente da diretoria foi promovido a vice-presidente de Comunicação e Relações com Investidores da Arcos Dorados, franquia independente que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe.

Formada em Jornalismo pela UFMG, com mestrado em Administração de Empresas pela mesma universidade, e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Rozália tem mais de 20 anos de experiência na área de comunicação. Teve passagens por empresas como Vale, Grupo Votorantim e C&A. Ela vai liderar o time de Comunicação Corporativa da empresa, formado pelos gerentes Mariana Augusto e Leandro Lima, o analista sênior Anderson Marin e a assistente Paloma Domingues.

ACapa lança campanha de financiamento coletivo

Logo ACapa

Primeiro “jornal sem jornal” do mundo, ACapa está lançando nesta quinta-feira (9/5) uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para marcar os três anos de publicação das capas críticas, interpretativas e irreverentes sobre o Brasil atual. A modalidade escolhida é a assinatura recorrente, em que o leitor define quanto quer doar mensalmente para financiar o projeto e ganha recompensas de acordo com a contribuição. Para participar, é só entrar no site do Catarse e escolher o valor mensal.

Com o slogan A primeira página que você não vê no jornal que você lê, ACapa conquistou mais de 20 mil seguidores em Facebook, Instagram e Twitter. Produzido pelos jornalistas Edgar Gonçalves Jr., Fabrício Cardoso e Nélson Nunes, com design de Tchô Hermes, todos com experiência em capas e prêmios de jornalismo no currículo, o projeto consiste na criação de uma peça gráfica e um texto de apresentação sucinto sobre um tema do noticiário, inspirados na linguagem de primeira página de jornais e revistas. “A repercussão e a interação entre os leitores são intensas, sendo que algumas capas têm alcance orgânico superior a meio milhão”, diz Nélson.

Ele ressalta que, embora tenha alcançado popularidade junto a leitores e estudantes de Jornalismo, ACapa surgiu como um projeto experimental e nunca recebeu verba de patrocinadores, governos, partidos ou políticos: “Até hoje, os custos têm sido bancados pelos próprios editores”.

Com o financiamento coletivo, estão previstas melhorias como a criação de uma loja virtual para vender camisetas, porta-copos, pôsteres e outros artigos estampando as capas de grande repercussão. “Nosso objetivo com a campanha de assinaturas é ingressar numa fase mais estruturada para oferecer um conteúdo cada vez melhor”, diz Gonçalves.

Patrick Santos estreia com livro sobre vida e carreira

Livro capa 45
Capa do livro

Patrick Santos, que durante anos esteve à frente do programa de política 3 em 1 da Jovem Pan, está encerrando um período sabático de nove meses com o lançamento em São Paulo de seu primeiro livro, 45 do Primeiro Tempo, em 13/5, no piso térreo da Livraria Cultura da avenida Paulista, 2.073, das 18h30 às 21h30.

O livro é um convite para uma discussão mais ampla sobre a intimidade do homem moderno, e um olhar mais sensível e humano para o sentido da vida.

“Este livro é o relato de um pouco de cada um de nós que, neste momento de mudanças, precisa ter a coragem de encarar suas dúvidas e angústias, para encontrar equilíbrio entre vida e carreira. 45 do Primeiro Tempo fala um pouco das inquietações que estamos vivendo nesta era de urgências”, conta Patrick Santos. A orelha foi escrita pelo amigo e jornalista da Globo Pedro Bassan. Com 144 páginas, está a venda por R$ 29,90. 

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS inscreve até 21/6

Logo Bolsa ZUM

Estão abertas até 21/6 as inscrições para a 7ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, do Instituto Moreira Salles. O objetivo é selecionar dois projetos inéditos de artistas e fotógrafos para que desenvolvam e aprofundem seu trabalho no campo da fotografia, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte.

Os projetos serão avaliados por uma Comissão de Seleção constituída por profissionais do Instituto e um convidado com trabalho reconhecido na área fotográfica. Serão considerados critérios de qualidade artística, qualificação do candidato e viabilidade prática do projeto.

Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil, e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais dos projetos, que serão incorporados à Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS. Os dois projetos ganhadores serão conhecidos em agosto no site do prêmio. Mais informações e inscrições disponíveis no site da ZUM.

Próximo ENPJ será em São Paulo

Encontro de Professores Jornalistas

Os mais de cem pesquisadores que participaram do 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em Ponta Grossa (PR), de 25 a 27/4, apresentaram 59 trabalhos que compartilharam mudanças nas grades do cursos de graduação, tendências a respeito das novas mídias integradas ao exercício da profissão e projetos positivos no desenvolvimento do ensino do jornalismo.

Como resultado do evento, a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) promoveu uma assembleia-geral ordinária em que os professores discutiram as propostas levantadas ao longo do evento. Além disso, leu-se a Carta de Ponta Grossa, documento que reitera a insatisfação com as políticas públicas dos governos federal e estaduais a respeito da redução drástica dos investimentos, o que reflete o baixo incentivo e qualificação dos programas. A carta indicou a falta de clareza da avaliação dos programas e uma urgente avaliação das políticas governamentais em relação à ciência.

Dos 59 trabalhos submetidos, apenas seis não foram apresentados. Para as próximas edições, quatro sugestões: painel de acessibilidade aos alunos com deficiência; inclusão de uma oficina sobre metodologias de ensino; fusão dos GT’s Laboratórios Impresso e Eletrônico; e encaminhamento de atualização das ementas e dos títulos dos GT’s.

Os professores Dennis de Oliveira e Erivam Morais de Oliveira sugeriram a cidade de São Paulo como sede para o próximo encontro, de 6 a 8 de abril de 2020. Assim, o ENPJ deverá ser sediado pelas universidades ECA-USP e ESPM entre outras instituições parceiras

TV1 muda atendimento da Secom

Secom

O Grupo TV1 realizou mudanças em sua operação de Brasília nas últimas semanas e o fez, segundo informou a este J&Cia, para acompanhar as transformações do Governo na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

A Secom estruturou uma house para coproduzir e planejar com a agência campanhas institucionais, vídeos informativos e outros conteúdos multiplataforma. Um dos projetos realizados em conjunto foi a campanha dos 100 dias do Governo.

“Estamos adaptando nosso escritório à nova realidade da Secom e a um novo modelo de trabalho, mais flexível de acordo com as necessidades do cliente”, explica Jonas Aguiar, diretor do Grupo TV1 em Brasília.

Segundo a assessoria da agência, o novo momento também alinha o escritório de Brasília à estratégia estabelecida pela sede do Grupo em São Paulo: tornar a TV1 uma agência cada vez mais consultiva, com bastante ênfase na área de inteligência.

A TV1 atende à conta digital da Secom desde 2009, quando venceu a primeira licitação. Na concorrência de 2015, em disputa com outras nove agências, ficou novamente em primeiro lugar.

Segundo o Estadão noticiou em 6/3, o Governo decidiu renovar até março de 2020 os contratos com a TV1 e com a Isobar, que também cuida das mídias digitais da Presidência da República. E informou que, nessa atualização, as duas empresas tiveram uma redução de 25% nos valores, passando a receber, juntas, R$ 32 milhões por ano; antes, eram R$ 44 milhões.

O Banco do Brasil desmentiu nessa terça-feira (30/4) a demissão do diretor de Comunicação e Marketing Delano Valentim de Andrade, como noticiado amplamente pela mídia. Segundo comunicado do banco ao mercado, ele teria sido autorizado a ausentar-se até 9/5 por interesse particular.

Vale recordar que na semana passada o presidente Bolsonaro solicitou ao presidente do BB Rubem Novaes que retirasse do ar a peça Diversidade, produzida pela WMcCann com foco no público jovem, fato que teria gerado o pedido de afastamento do diretor.

A área está interinamente sob o comando de Alexandre Souza.

Após 15 anos de casa, Sarah Nascimento Viana está deixando a assessoria da Embaixada da França. A representação diplomática busca outro profissional.

Carro de reportagem da TV Vitória foi incendiado

Carro de reportagem sendo incendiado
Carro de reportagem sendo incendiado

Um carro de reportagem da TV Vitória, afiliada Record TV no Espírito Santo, foi incendiado na tarde dessa segunda-feira (6/5) quando a equipe da emissora cobria uma operação integrada das polícias Civil e Militar na região do morro do Bonfim, em Vitória. De acordo com a Polícia Civil, a operação aconteceu nos bairros de Penha, Gurigica, Itararé, Bonfim e Jaburu. Testemunhas disseram que três homens jogaram artefatos incendiários debaixo do carro, que estava estacionado próximo de uma delegacia. Ninguém se feriu, mas pertences da equipe e equipamentos da emissora foram destruídos.

Segundo informações do site Folha Vitória, o delegado-chefe da Polícia Civil José Darcy Arruda relatou que o incêndio tornou-se um dos alvos da operação. Durante coletiva, ele afirmou que a identificação dos autores do crime faz parte do trabalho em andamento e frisou que a Polícia Civil já chegou à conclusão de que ele foi cometido para desviar a atenção dos agentes. Além do incêndio no carro da emissora, outro veículo foi roubado, atingido por vários disparos de arma de fogo e abandonado na avenida Leitão da Silva, durante o andamento da operação.

Sindicato dos Jornalistas do ES, Fenaj e Abert repudiaram o ataque.

ABCPública instala-se no Rio

logo AbcPública

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) inaugura um novo núcleo. O primeiro encontro no Rio será em 14/5, às 14h, com apoio da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal, na sede do MPF/2ª Região (av. Almirante Barroso, 54, 17º – Centro).

Fundada há três anos por profissionais de diversos estados, a entidade propõe um espaço de reflexão, análise e debates sobre os desafios da comunicação pública nas diversas instâncias (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público) e esferas (federal, estadual e municipal). A ABCPública está em fase de consolidação de suas seções estaduais em todo o País.

Além de São Paulo e Brasília, já conta com seções nos estados do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia. Mais informações com Mário Grangeia (mgrangeia@mpf.mp.br) e Victor Franca (victorfranca@reitoria.ufrj.br).

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