8.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

Veículos brasileiros adotam indicadores de credibilidade

O Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do Trust Project anunciou nessa quarta-feira (8/5), que Agência Lupa, Agência Mural, Folha de S.Paulo, Nexo Jornal, O Povo e o Poder360 aderiram ao movimento global para combater a desinformação e aumentar a transparência noticiosa, apresentando indicadores de credibilidade em seus websites. Dois veículos – Jornal do Commercio e Nova Escola – estão em processo de adoção.

Ao longo dos últimos dois anos, o Projeto Credibilidade tem trabalhado junto a esses veículos para facilitar a implementação de uma série de indicadores, como: comunicados sobre padrões éticos e editoriais, informações sobre o currículo de jornalistas e etiquetas para distinguir diferentes tipos de conteúdo, como notícia, análise e opinião.  

São oito Indicadores de Credibilidade, que podem ser comparados a “dados nutricionais”, sinalizando os compromissos por trás do conteúdo noticioso distribuído digitalmente, nos websites dos veículos ou em plataformas de mídia social. “Nosso projeto visa a informar o público sobre o que está por trás da notícia e da organização que a produz”, informam Francisco Belda e Angela Pimenta, coordenadores do Credibilidade, que trabalham conjuntamente com o Trust Project, criador do Sistema de Indicadores.  

O Projeto é uma parceria entre o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e a Unesp – Universidade Estadual Paulista. O financiamento para o trabalho de apoio do Projor às redações brasileiras veio da Google News Initiative e do Facebook Journalism Project. Mais informações com Francisco Belda ([email protected]) e Angela Pimenta ([email protected]).

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese