19.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, julho 4, 2025

Buy now

Início Site Página 590

Faap realiza Semana de Comunicação

Começa nesta segunda-feira (16/9) e vai até sexta (20), em São Paulo, a Semana de Comunicação da Faap, que terá debates, palestras, exibições de filmes e oficinas. A programação é aberta ao público.

Entre as atrações do evento, destaca-se a palestra sobre Os desafios do telejornalismo, com Heródoto Barbeiro (RecordTV), o debate Democracia na Teia – História e Conjuntura Política, com Luiz Felipe Pondé, filósofo e professor da Faap, e a exibição do filme Bacurau, que antecede uma discussão sobre com os realizadores e elenco.

Para participar, é preciso comparecer com antecedência à Portaria G1 da Faap com documento original com foto. As oficinas necessitam de inscrição prévia. Das 9h às 22h, à rua Alagoas, 903. Mais informações pelo 11-3662-7332.

Vem aí o Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital

O jornal Nexo, em parceria com a empresa 99, realizarão em data ainda a ser definida o projeto Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital. Serão selecionados 30 participantes de todo o Brasil para um evento com palestras, oficinas práticas e outras atividades ministradas por especialistas em mobilidade urbana e em novos formatos do jornalismo digital.

Depois do curso, os participantes produzirão matérias para serem publicadas no Nexo. As melhores serão premiadas em uma categoria especial do Prêmio 99 de Jornalismo.

O evento será durante um fim de semana na redação do Nexo em São Paulo. Participantes de fora da cidade terão viagem e hospedagem financiadas pela organização. Embora ainda sem previsão de data, é possível acompanhar o processo.

A Gazeta (ES) utiliza inteligência artificial para medir impacto nos leitores

O jornal A Gazeta, de Vitória, inaugurou em 12/9 a Mesa de Performance, editoria que utiliza inteligência artificial para medir o impacto de suas publicações nos leitores, além da viralização de conteúdos veiculados e identificação dos assuntos que mais interessam aos internautas. Além de jornalistas, atuam na área analistas de dados, profissionais de marketing e especialistas em SEO (search engine optimization). 

Elaine Silva, editora-chefe do jornal, enfatiza a importância da Mesa de Performance para potencializar o alcance das notícias: “Esta área vai nos ajudar a ter a medição do impacto das nossas notícias e a chegar melhor ao público, num momento em que as pessoas precisam de informação relevante e qualificada, sobretudo, para ajudarmos a construir uma sociedade melhor”.

A nova editoria faz parte do projeto TDigital, anunciado no final de julho, que visa a transformar o conteúdo jornalístico veiculado, priorizando o ambiente digital. A partir do próximo dia 30/9, A Gazeta não terá mais edição impressa, será apenas digital, mas ganhará um novo site e um novo jornal semanal.

Bayer reformula Comunicação e anuncia JeffreyGroup como única agência

O Grupo Bayer fez recentemente uma reestruturação estratégica em sua Comunicação no Brasil. Após o processo de fusão com a Monsanto, a área foi separada em divisões de negócios, seguindo sob o comando de Paulo Pereira, diretor de Comunicação do Grupo Bayer no Brasil.

Após a integração entre os colaboradores das duas companhias, Daniela Barros foi nomeada diretora de Comunicação para a Divisão CropScience no Brasil. Larissa Battistini permanece como gerente de Comunicação Corporativa, enquanto a nova gerente para divisão Pharmaceuticals é Aline Pasetchny. Já para área de Consumer Health, Lilian Torres assume como especialista de Comunicação.

Como a empresa unificou todos os negócios do grupo, a JeffreyGroup passa a responder por todo o atendimento de PR, que até agora era dividido com a Weber Shandwick e a Burson Masterller, assumindo também as divisões Pharmaceuticals, Consumer Health e Crop Science.

Com isso, pela agência, sob o comando da diretora executiva Débora Pratali, Anderson Moço assume como gerente sênior para as áreas de Pharmaceuticals, Consumer Health e Corporativo da Bayer, sob direção de Cilene Pereira; e Alessandra Fragata e Camila Gonzaga reforçam a equipe como gerentes para Crop Science, sob direção de Claudia Cardoso.

Abraji critica Glenn Greenwald por ataques a repórteres de O Globo

Glenn Greenwald - Foto Fernando Frazão-Agência Brasil
Glenn Greenwald – Foto Fernando Frazão-Agência Brasil

Em nota divulgada na última sexta-feira (13/9), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) criticou a atitude de Glenn Greenwald, do Intercept Brasil, que em vídeo na internet chamou de corruptos os repórteres Juliana dal Piva e João Paulo Saconi, de O Globo, além de procuradores do Ministério Público do Rio de Janeiro.

O caso ocorreu após reportagem do jornal do Grupo Globo ter apontado movimentações financeiras atípicas do deputado federal David Miranda, marido de Greenwald.

No vídeo, Greenwald afirma: “(…) eu sei exatamente quem são os corruptos neste caso. Não é David Miranda, são os procuradores do Ministério Público e os repórteres e editores do O Globo, que publicou um artigo lixo”.

O caso gerou uma série de ataques contra os jornalistas, principalmente Juliana, autora da reportagem, que passou a receber citações no Twitter acusando-a de receber propina de procuradores na tentativa de uma campanha de intimidação para parar a Vaza Jato, nome pelo qual ficou conhecida a divulgação das mensagens da Lava Jato pelo Intercept Brasil. 

“Nenhum jornalista deve ser acusado sem provas por realizar seu ofício de divulgar informações”, destacou a nota. “Lamentamos que um jornalista lance mão de expedientes dos quais ele próprio é vítima frequente — acusações e descredibilização — contra outros colegas, ultrapassando o limite da crítica ao trabalho feito”.

Fotógrafo é furtado após jogo da final da Copa do Brasil

O repórter fotográfico Max Peixoto (O Bairrista e Dia Esportivo) teve seus equipamentos furtados em 11/9 na Arena da Baixada, estádio do Athlético, em Curitiba.

O furto ocorreu na sala de imprensa do time visitante, local restrito a profissionais credenciados, após o primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Athlético e Internacional

Max denunciou o ocorrido via Twitter e fez boletim de ocorrência, cobrando um retorno sobre o caso à assessoria do Athlético e reiterando que “o clube tem total responsabilidade da segurança dos profissionais que ali estão trabalhando”.

Até a publicação desta nota a assessoria do Athlético não havia se manifestado sobre o caso.

CNN anuncia diretores de Jornalismo em Brasília e no Rio

André Ramos (esq.) e Givanildo Menezes

A CNN anunciou os diretores de Jornalismo em suas sedes de Brasília e Rio de Janeiro. André Ramos (ex-diretor de Jornalismo da Record TV) comandará o Jornalismo da emissora na Capital Federal, enquanto Givanildo Menezes, diretor-adjunto de Jornalismo da CNN Brasil, será responsável pela sede do Rio de Janeiro.

André tem experiência em coberturas políticas, o que levou a CNN Brasil a colocá-lo no comando da sede em Brasília, de onde virá a maior parte do conteúdo de jornalismo político da emissora. Já cobriu eleições e posses presidenciais, além fazer parte de coberturas esportivas internacionais, como os jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012).

Givanildo comandou o departamento de Jornalismo da Record TV no Rio de Janeiro por quatro anos e conhece bem a capital fluminense. Coordenou a cobertura de grandes eventos internacionais como a visita do papa e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

A CNN Brasil funcionará 24 horas por dia. A previsão de estreia é para o final do ano.

Justiça gaúcha manda reabrir exposição de charges

Por solicitação do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), uma decisão liminar da Justiça determinou a reabertura da exposição Independência em Risco, suspensa na semana passada pela presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mônica Leal (PP). A mostra, que conta com 36 desenhos de 19 artistas, é composta de charges com críticas ao governo federal, consideradas ofensivas pela parlamentar.

Em seu despacho, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, Cristiano Vilhalba Flores, cita a defesa da liberdade de expressão, afirmando que ela fica descaracterizada com a censura. O magistrado diz ainda que as obras que compõem a exposição “nada mais aparentam ser do que a simples manifestação dos pensamentos e da arte dos expositores” e que “charges são sempre subjetivas”. Inicialmente, as obras deveriam ficar em exibição até 19 de setembro.

Vale lembrar que a mostra havia sido previamente autorizada pela direção-geral da Casa, e, a convite o vereador Marcelo Sgarbossa, artistas foram chamados para realizar uma exposição sobre a conjuntura política atual. A iniciativa, planejada desde julho, conta com a presença dos cartunistas Edgar Vasques, Santiago, Vecente, Dóro, Elias, Alexandre Beck, Alisson Affonso, Bier, Bruno Ortiz, Edu, Eugênio, Gui Moojen, Hals, Kayser, Koostela, Latuff, Nik, Schroder e Uberti.

Cartunistas poderão exibir novamente seus trabalhos

(Com informações do Coletiva.net)

Einstein lança agência de notícias com foco em saúde

Debora Pratali (JeffreyGroup Brasil) e Vanessa Amorim (Hospital Albert Einstein) apresentam a Agência Einstein
Debora Pratali (JeffreyGroup Brasil) e Vanessa Amorim (Hospital Albert Einstein) apresentam a Agência Einstein

Veículos de comunicação de todo o País podem contar agora com uma agência de notícias focada em conteúdo qualificado sobre saúde, ciência e bem-estar. A Agência Einstein, criada pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, oferecerá gratuitamente reportagens, entrevistas, fotos e infográficos para jornais, revistas, emissoras de TV e rádio, além de sites de notícias. 

“O Einstein investiu nessa iniciativa por acreditar que é seu papel também difundir informação de qualidade para promover a melhor saúde”,
afirma Vanessa Amorim, head de Marketing e Comunicação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. “Ao oferecer essa plataforma aos meios de comunicação, queremos incentivar e facilitar a publicação de reportagens sobre ciência, saúde e bem-estar. E assim, impactar um número maior de indivíduos em todo o Brasil. É o Einstein colocando as  pessoas no centro”. 

Idealizado pela JeffreyGroup, que desenvolveu o projeto editorial e a plataforma responsiva a todos os tipos de dispositivos, a agência de notícias produzirá diariamente conteúdo jornalístico que poderá ser acessado exclusivamente por veículos cadastrados.

“Ficamos impressionados com a qualidade e relevância do conteúdo que tínhamos em mãos, fruto da posição de vanguarda do Einstein – que tem o que há de mais avançado em tecnologia, pesquisa, ensino e corpo clínico”, completa Debora Pratali, diretora-executiva da JeffreyGroup Brasil . “Vimos que tudo isso poderia ser melhor disseminado por meio da imprensa, principalmente em outras regiões do Brasil. A Agência Einstein chega para ser uma parceira dos veículos de comunicação, que poderão ter acesso e utilizar gratuitamente um conteúdo jornalístico de qualidade e credibilidade”.

O conteúdo será produzido por jornalistas com ampla experiência em saúde: Cristiane Bomfim, que atuou em Diário do Grande ABC, Jornal da Tarde, Veja SP, além das agências CDN e Ideal; e Fábio de Oliveira, ex-redator-chefe na Revista Saúde. Eles estarão na linha de frente do desenvolvimento de pautas e reportagens, sob coordenação de Cilene Pereira, jornalista com mais de 30 anos de experiência na cobertura de saúde, com passagens por veículos como O Globo, O Estado de S. Paulo e revista IstoÉ. 

As reportagens irão priorizar assuntos atuais e relevantes que colaborem para orientação e atualização da sociedade, como prevenção e cuidados com a saúde, pesquisas inéditas e avanços tecnológicos e científicos. O e-mail para contato com a Agência Einstein é agencia@einstein.br.

Google altera algoritmo de busca para destacar conteúdo original

O Google anunciou nesta semana uma mudança em seu algoritmo de busca para identificar as reportagens originais, destacá-las e mantê-las por mais tempo no topo dos resultados. Também será possível ver a reportagem que deu origem às últimas notícias que circulam na internet, a primeira que foi veiculada e que originou as que vieram posteriormente.

Segundo nota do Google, devido ao grande número de informações que são veiculadas a todo o instante torna-se difícil que uma reportagem original permaneça no topo dos resultados e em destaque. A alteração no algoritmo busca mudar isso, valorizando o conteúdo original de empresas jornalísticas, que se beneficiam com maior exposição de seu trabalho.

Na nota, o Google afirma que “tem o objetivo de apoiar o trabalho da indústria jornalística, garantindo que as pessoas tenham acesso às notícias mais confiáveis e bem-apuradas”.

pt_BRPortuguese