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Eduardo Ribeiro conta em conversa da APjor como é ser “repórter de repórteres”

Eduardo Ribeiro

Nesta quinta-feira (18/3), às 16h, Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas, será o convidado especial da 11ª edição do programa Boteco APJor, conversa de botequim entre jornalistas e sobre o jornalismo. Seus interlocutores serão os colegas Everaldo Gouveia e Mara Ribeiro, além da âncora Leda Beck. Eduardo vai contar como se transformou em um “repórter de repórteres”, do tempo em que fazia a seção Moagem no jornal Unidade, do sindicato paulista, até o atual informe semanal Jornalistas&Cia – apenas um dos muitos empreendimentos em que está envolvido.

A transmissão é ao vivo, pelos canais da APJor em Facebook e YouTube. Os internautas participam com comentários e perguntas.

Sobre o Boteco APjor

Criado como um botequim virtual para reunir jornalistas e conversar informalmente sobre a profissão, o Boteco APJor recebe, a cada duas semanas, profissionais de diferentes gerações, que revelam as aventuras e desventuras que todo jornalista vive na carreira para entregar notícias confiáveis ao leitor. Por lá já passaram Luís Nassif, Bob Fernandes, Celso Bacarji, Montezuma Cruz, Caru Schwingel, Fred Ghedini, Márcia Marques, Dal Marcondes e Mara Ribeiro.  A direção técnica é de Fábio Soares e a direção-geral, de Cecília Queiroz.

Sobre a APJor

A Associação Profissão Jornalista foi fundada em 2016 pelos integrantes do Movimento Jornalistas Pró-Conselho. Sua missão é promover o debate sobre a profissão na sociedade brasileira, num momento em que o próprio conceito de jornalismo está em questão. 

Campanha pede mais atenção do Facebook no combate à desinformação em espanhol

Campanha pede mais atenção do Facebook no combate à desinformação em espanhol
Campanha pede mais atenção do Facebook no combate à desinformação em espanhol

Entidades de defesa dos direitos humanos, justiça racial e responsabilidade na internet, lideradas pelo grupo Real Facebook Oversight Board, lançaram na terça-feira (16/3) a campanha #Ya basta Facebook, para exigir da empresa ações mais enérgicas no combate à desinformação e ao discurso de ódio em língua espanhola na plataforma.

O projeto fez um vídeo provocativo no qual aponta diferenças entre a checagem de fatos em inglês e em espanhol, mostrando erros de tradução, verificação falha de sites de notícias hispânicos, e a circulação de grande número de fake news para latinos.

Confira os detalhes da campanha e o vídeo na íntegra em MediaTalks by J&Cia.

Agência Lupa tem projeto selecionado por fundo Google

Agência Lupa tem projeto selecionado por fundo Google
Agência Lupa tem projeto selecionado por fundo Google

O Google anunciou nessa terça-feira (16/3) os 11 projetos vencedores da chamada de US$ 3 milhões do Google News Initiative Open Fund. A agência de checagem Lupa foi a única proposta selecionada no Brasil. O projeto, de combate à desinformação sobre a vacina contra a Covid-19 nos recônditos brasileiros, vai receber recursos para implementação.

A ideia é usar rádios comunitárias, universitárias, influenciadores hiperlocais e agentes comunitários de saúde para levar informação verificada sobre a vacina para os chamados “desertos de notícias”, áreas do Brasil que não são cobertas pela mídia tradicional, nem por internet. Os chamados grotões. É um projeto grandioso, e a Lupa comemora.

Outros dez projetos foram selecionados. Confira:

  • A Africa Check, em parceria com o Theatre for a Change, vai produzir uma série de programas de drama de rádio interativos no Senegal e na Nigéria.
  • Aleteia, I.Media e Verificat.cat criarão um banco de dados de checagem de fatos, disponível em sete idiomas para a mídia católica em todo o mundo.
  • A Chequeado seguirá com o projeto colaborativo Latam Chequea, que inclui mais de 20 organizações de verificação de fatos em toda a América Latina, com o objetivo de atingir idosos, populações indígenas e jovens de 18 a 26 anos por meio de formatos dedicados.
  • O Escenario Tlaxcala, site auxiliado por médicos locais, produzirá conteúdo de verificação de fatos e o distribuirá em todo o estado mexicano nas línguas Nahuatl e Otomí por meio de vários formatos, incluindo o uso de alto-falantes para alcançar públicos off-line.
  • O Katadata criará uma plataforma para corrigir informações falsas sobre a vacina da Covid-19 e trabalhará com a Indonesia Traditional Wet Market Merchants Association (Asparindo) para disseminar o conteúdo por todo o país.
  • O uruguaio La Diaria fará checagens de fatos e produzirá conteúdo para barrar fake news sobre a vacina contra o coronavírus. A divulgação será feita em parceria com o artista de trap music Pekeño 77 e o roteirista Pedro Saborido.
  • Servimedia e Maldita.es farão verificação de fatos relevantes para espanhóis com deficiência, em formatos acessíveis a eles.
  • A Stuff, parceria com a Māori Television e a Pacific Media Network, vai verificar informações sobre a vacina contra a Covid-19 na Nova Zelândia.
  • The Quint vai liderar um projeto colaborativo na Índia para descobrir desinformações hiperlocais e distribuir checagens de fatos por meio de uma rede de base de mulheres vivendo em zonas rurais.
  • A Univision Noticias e a FactCheck.org unem-se para produzir checagens de fatos sobre a imunização de Covid-19, com pequenos vídeos explicativos em espanhol e inglês. A ideia é alcançar a maioria dos lares hispânicos dos EUA.

Veja também: Lupa ganha bronze da SND com No epicentro

Cinco tendências que as plataformas digitais trouxeram para o consumo de notícias

Iniciativa global do Google, visa a apoiar com um investimento os veículos de notícias que atendem a comunidades sub-representadas.
Iniciativa global do Google, visa a apoiar com um investimento os veículos de notícias que atendem a comunidades sub-representadas.

Durante a 10ª edição da Conferência da Organização Mundial de Editores de Notícias, Edward Roussel, diretor de Inovação da Dow Jones e do The Wall Street Journal, destacou novas tendências que as plataformas digitais trouxeram para o consumo de notícias: brevidade, interatividade, personalização, mais áudio e mais vídeo.

No momento em que se discute muito se as gigantes digitais devem pagar pelo uso de conteúdo jornalístico, Roussel acha que a pressão das empresas de tecnologia pode evoluir de uma benção para uma maldição à indústria de mídia.

Confira em MediaTalks by J&Cia as tendências apontadas por Roussel.

Finalista do INMA, InfoMoney concorre com New York Times e NBC

InfoMoney
InfoMoney

O InfoMoney foi selecionado entre os finalistas do INMA Global Media Awards, uma das principais premiações internacionais de mídia. A publicação, única do Brasil entre os indicados, concorre na categoria Melhor iniciativa de comércio digital, ao lado de ações de The New York Times e NBC TV, dos Estados Unidos, além de marcas de Alemanha, Áustria e Suécia.

O reconhecimento internacional veio com o lançamento de programas de MBA, criados em parceria com o Ibmec, que já alcançaram mais de 5 mil alunos. No total, são quatro programas: Ações e Stock Picking, estruturado a partir dos conteúdos do podcast Stock Pickers; Gestão Exponencial, voltado para atender às demandas do público do podcast Do Zero ao Topo; Broker Global, dirigido a usuários ávidos por negociar nos mercados; e Investimentos e Private Banking, para profissionais interessados em investimentos que desejam fazer uma transição de carreira para o mercado financeiro.

Sergio Gwercman
Sergio Gwercman

“A indicação premia o trabalho que estamos fazendo no InfoMoney na conexão entre tecnologia, conteúdo e marketing”, afirma o CEO Sergio Gwercman. “Queremos que o InfoMoney seja benchmark global em disrupção digital para mídia. E vejo neste reconhecimento da INMA um sinal de que estamos caminhando na direção correta”.

Sobre a INMA

A International News Media Association (INMA) é um consórcio formado pelas principais empresas globais de mídia para oferecer soluções de inovação para a indústria. O grupo conta com mais de 16 mil membros em 850 companhias de mais de 70 países.

Com 20 categorias, esta edição do INMA Global Media Awards recebeu 644 inscrições, de 212 marcas e 37 países. O grupo de jurados foi composto por 44 especialistas de mídia de 22 países. Os vencedores serão revelados em 3 de junho.

Pais&Filhos lança projeto para conectar mães empreendedoras

Pais&Filhos
Pais&Filhos

A Pais&Filhos está lançando o projeto O Que Elas Querem?. A iniciativa tem como objetivo mostrar caminhos para que mulheres alcancem sua independência financeira, conciliando maternidade e trabalho.

“Vamos mostrar caminhos para esse novo ano por meio de um hub de conteúdo e falar sobre empreendedorismo, finanças e carreiras, além de abrir espaço nas nossas redes para essas mulheres se conectarem”, explica a editora-executiva Andressa Simonini. “Serão publicações colaborativas, para que elas se conheçam e se ajudem em cada projeto”.

Para reforçar a iniciativa, a publicação terá Carol Sandler como embaixadora do projeto e colunista. Mãe de Beatriz, ela é jornalista, educadora financeira, e fundadora do Finanças Femininas, plataforma online de empoderamento feminino através da educação financeira.

Também é autora do livro Detox das Compras e coautora de Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos, produzido junto com o economista Samy Dana.

Todos os conteúdos relacionados ao projeto poderão ser acessados no hub de conexão, que está hospedado no site da Pais&Filhos. Entre as plataformas usadas para conectar as mulheres e distribuir o conteúdo, estão Linkedin, Instagram, Facebook, WhatsApp, Telegram e ClubHouse.

Editor-chefe do jornal alemão Bild deixa cargo por investigação de assédio

Julian Reichelt, editor-chefe do jornal Bild, um dos mais lidos da Alemanha, pediu afastamento do cargo em 13/3 devido a uma investigação contra ele por assédio. As acusações envolveriam “abuso de poder”, “exploração de relações de dependência”, coerção e intimidação.

No começo de março, a Repórteres Sem Fronteiras publicou um relatório sobre sexismo no jornalismo, que mostrou que a violência de gênero afeta significativamente o trabalho das mulheres na imprensa. O Brasil, por exemplo, ficou entre as 40 nações consideradas perigosas para as jornalistas.

Confira os detalhes da investigação contra o editor-chefe do Bild em MediaTalks.

Lúcio Flávio Pinto lança Lula – O mito da esquerda

Lúcio Flávio Pinto lançou o livro Lula – O mito da esquerda, coletânea de textos que escreveu entre 2015 e 2018
Lúcio Flávio Pinto lançou o livro Lula – O mito da esquerda, coletânea de textos que escreveu entre 2015 e 2018

Lúcio Flávio Pinto lançou o livro Lula – O mito da esquerda, coletânea de textos que escreveu entre 2015 e 2018, passando por acontecimentos marcantes como o impeachment de Dilma Rouseff até chegar à prisão de Lula em 2018.

O autor destaca que sempre foi crítico do poder vigente, e que “o compromisso do jornalismo é com a democracia, que pressupõe a liberdade em todas as suas formas. Quando ela é aviltada ou perseguida, mais se impõe esse compromisso. Só assim se garante o direito de apontar a nudez do rei quando o rei se expõe ao olhar público sem suas vestes imaginárias”. A nudez a que ele se refere é o dia a dia de Lula e seus acompanhantes.

Lúcio diz ter consciência de que muitos empinarão o nariz para o livro, mas que “é preciso libertar a esquerda da âncora pesada que a imobiliza, o Lula inatacável, acima de qualquer crítica, fonte da verdade, guia do povo brasileiro, sacralizado pelos seus adoradores. Espero que este caminhar jornalístico pelo período de 2015 a 2018 contribua para que, revendo a história, vire-se a página que a encerra, oxigenando o espaço político brasileiro”.

O livro pode ser adquirido na livraria Fox, em Belém.

Manifestantes contra distanciamento agridem repórteres

Casos de agressões contra jornalistas em manifestações contra o distanciamento social ocorreram em diferentes partes do país
Casos de agressões contra jornalistas em manifestações contra o distanciamento social ocorreram em diferentes partes do país

Ao menos três casos de agressões contra jornalistas que cobriam manifestações contra o distanciamento social ocorreram recentemente. Na segunda-feira (15/3), o repórter Maycon Leão e seu cinegrafista, ambos da TV Serra Dourada, foram intimidados enquanto registravam uma manifestação pela liberação do comércio em Goiânia.

Um dos manifestantes ordenou que a transmissão fosse encerrada pois “estávamos em lockdown”. Leão explicou que seu trabalho era essencial. O repórter contou que teve medo de ser linchado ou levar cusparadas dos agressores.

Também na segunda-feira, um repórter fotográfico do jornal Estado de Minas foi agredido fisicamente durante manifestação contra as medidas de segurança em Belo Horizonte. Em vídeo registrado pelo próprio jornalista, uma mulher o chama de “comunista” e dois homens tentam impedi-lo de registrar os ataques a ele pelo celular. Enquanto reportava a violência à redação, o jornalista levou chutes e uma bandeirada. Um manifestante ainda usou um capacete para acertá-lo na cabeça.

No domingo (14/3), em Salvador, a repórter fotográfica Paula Fróes, do Correio, sofreu xingamentos enquanto registrava uma manifestação contra o distanciamento. Os manifestantes usaram os termos “palhaça” e “vagabunda”, e a chamaram de comunista.

William Travassos assume o Jornal da Manhã – 2ª edição, da Jovem Pan

William Travassos assina com a Jovem Pan
William Travassos assina com a Jovem Pan

William Travassos foi confirmado como novo âncora do Jornal da Manhã – 2ª edição, da rádio Jovem Pan. Ele estreia nesta quarta-feira (17/3) em substituição a Livia Fernanda, que segue na emissora, porém em outros projetos. A notícia de sua contratação já havia sido adiantada na última semana, mas sua estreia ainda não estava definida.

A atração, que detém a maior audiência da Jovem Pan, vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h.

Com mais de 20 anos de carreira no currículo, William Travassos ganhou projeção ao comandar por 15 anos o programa São Paulo no Ar, da TV Record. Na emissora, também fez parte das produções de outros programas da grade como o Cidade Alerta e Domingo Legal.

“A Jovem Pan é uma das emissoras mais tradicionais e competentes da atualidade”, destaca o jornalista. “Será incrível fazer parte deste processo de crescimento que a Pan vem realizando ao longo dos últimos anos”.

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