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+Premiados Veículos do Ano: RBS TV é o +Premiado na Região Sul

A RBS TV, emissora afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul e que pertence ao Grupo RBS, conquistou mais uma vez o título de +Premiado Veículo do Ano na Região Sul. Segundo o levantamento, foram dez conquistas em 2021, sendo três troféus no MP-RS (Proteção do Patrimônio Público, Proteção Social e Sustentabilidade), três no Prêmio Press (Comentarista de TV, Locutor/Apresentador de Notícias e Repórter Cinematográfico), além de conquistas nos prêmios Adpergs, Amrigs, ARI e Cooperativismo Gaúcho.

Em um de seus melhores desempenhos nos últimos anos, o jornal Correio do Povo garantiu a segunda posição com sete prêmios de jornalismo conquistados ao longo de 2021, com destaque ao ARI e ao Press, em cada um dos quais recebeu dois troféus. A publicação também foi vencedora dos prêmios MP-RS (Segurança Pública) e Sindilat-RS (Impresso).

Com as conquistas dos prêmios Abracopel, ARI e Direitos Humanos/RS, a Agência Radioweb somou 120 pontos e garantiu a terceira colocação na região.

Confira a seguir os veículos mais premiados do ano na Região Sul:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
RBS TV RS 170 10
CORREIO DO POVO RS 145 7
AGÊNCIA RADIOWEB RS 120 3
ZERO HORA RS 100 4
VÓS SOCIAL RS 85 2
RÁDIO GAÚCHA RS 80 4
MATINAL JORNALISMO RS 75 3
DIÁRIO CATARINENSE SC 60 1
BOCA DE RUA RS 50 1
FOLHA DE LONDRINA PR 50 1
GAÚCHA ZH RS 50 2
12º JORNAL DO COMÉRCIO RS 35 2
12º NONADA RS 35 1
12º REDE CULTURA PR 35 1
12º TRAVELTERAPIA RS 35 1
16º TV PAMPA RS 20 1
17º A GAZETA SC 15 1
17º A GRANJA RS 15 1
17º CATVE PR 15 1
17º JOVEM PAN NEWS RS 15 1
17º LEGISLACAST RS 15 1
17º NSC TV SC 15 1
17º O ALTO URUGUAI RS 15 1
17º POA STREAMING RS 15 1
17º RÁDIO CAÇANJURÊ SC 15 1
17º RÁDIO COMUNITÁRIA RS 15 1
17º RÁDIO FANDANGO RS 15 1
17º RÁDIO GRENAL RS 15 1
17º RÁDIO GUAÍBA RS 15 1
17º RÁDIO INFORMATIVO COAMO PR 15 1
17º RÁDIO SARANDI RS 15 1
17º RDC TV RS 15 1
17º RPCTV PR 15 1
17º TV NAIPI PR 15 1
17º VALE AGRÍCOLA RS 15 1

+Premiados Veículos do Ano: Globo lidera no Sudeste. Oito dos “Top 10” Nacional são da Região

Com grande parte dos mais tradicionais veículos de comunicação do País instalados no Sudeste, em especial nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a região mais uma vez registrou pouca alteração entre seu levantamento regional e o nacional.

Além de manter o mesmo pódio, com TV Globo, Folha de S.Paulo e UOL nas três primeiras posições, respectivamente, dos Top 10 +Premiados Veículos do Ano, oito estão na região. As únicas exceções foram o portal Metrópoles, do Distrito Federal, e a RBS TV, do Rio Grande do Sul.

Com isso, entraram nos Top 10 regional, empatados na nona posição, o site El País Brasil, que infelizmente encerrou suas atividades no ano passado, e a Globo News.

Confira a relação completa com os veículos mais premiados do ano na Região Sudeste:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
REDE GLOBO RJ 305 9
FOLHA DE S. PAULO SP 280 8
UOL SP 255 8
RÁDIO BANDNEWS FM SP 230 8
O ESTADO DE S. PAULO SP 200 7
THE INTERCEPT BRASIL RJ 175 4
VALOR ECONÔMICO SP 170 5
O GLOBO RJ 165 4
EL PAÍS SP 125 2
GLOBO NEWS RJ 125 4
11º SPORTV RJ 120 5
11º TV BANDEIRANTES SP 120 5
13º CNN BRASIL SP 115 3
14º AGÊNCIA LUPA RJ 100 1
15º REDE MINAS DE TELEVISÃO MG 95 3
16º TV CULTURA SP 90 2
17º AGÊNCIA PÚBLICA SP 85 2
17º ÉPOCA SP 85 1
17º PROJETO COLABORA SP 85 2
20º RECORD SP 80 3
21º RÁDIO BANDEIRANTES SP 75 5
22º AGÊNCIA ESTADO SP 70 2
22º ESTADO DE MINAS MG 70 2
24º 37 GRAUS SP 65 1
25º O JOIO E O TRIGO SP 60 1
25º RÁDIO JOVEM PAN SP 60 2
25º TNT SPORTS SP 60 2
28º GLOBOESPORTE.COM SP 55 2
29º ALMA PRETA SP 50 1
29º AZMINA SP 50 1
29º DATA_LABE RJ 50 1
29º INFOAMAZÔNIA SP 50 1
29º INTERNETLAB SP 50 1
34º PORTAL CARSUGHI SP 45 1
34º RÁDIO TRANSAMÉRICA SP 45 3
36º O TEMPO MG 40 2
37º AERO MAGAZINE SP 35 1
37º AGÊNCIA MURAL SP 35 1
37º AUTODATA SP 35 1
37º CATRACA LIVRE SP 35 1
37º COBERTURA SP 35 1
37º COMO VIAJA! SP 35 1
37º DIÁRIO DA REGIÃO SP 35 1
37º ENVOLVERDE SP 35 1
37º EXAME SP 35 1
37º EXTRA RJ 35 1
37º FOLHA VITÓRIA ES 35 1
37º GALILEU SP 35 1
37º LIPE TRAVEL SHOW SP 35 1
37º MOTOREDE SP 35 1
37º NATIONAL GEOGRAPHIC SP 35 1
37º PIAUÍ RJ 35 1
37º QUATRO RODAS SP 35 1
37º SAFRA ES ES 35 1
37º SITE INFOMONEY SP 35 1
37º TURISMO S.A. SP 35 1
37º VEJA SAÚDE SP 35 1
37º VOCÊ S/A SP 35 1
59º BBC BRASIL SP 30 1
59º BRASIL 247 SP 30 1
59º INVESTNEWS SP 30 1
59º JORNAL GGN SP 30 1
59º MÁQUINA DO ESPORTE SP 30 1
59º PLACAR SP 30 1
59º PORTAL AUTOMOTIVE BUSINESS SP 30 1
59º PORTAL DRAUZIO VARELLA SP 30 1
59º RÁDIO BRASIL ATUAL SP 30 1
59º RÁDIO CAPITAL SP 30 1
59º REDETV SP 30 1
59º SBT SP 30 1
59º STOCK PICKERS / INFOMONEY SP 30 1
59º TV TERRA VIVA SP 30 1
73º TRIBUNA DO CRICARÉ ES 25 1
74º RÁDIO ESPÍRITO SANTO ES 20 1
75º BAND.COM.BR SP 15 1
75º BLOOMBERG LÍNEA SP 15 1
75º CBN RJ 15 1
75º ESPN BRASIL SP 15 1
75º GLOBO RURAL SP 15 1
75º PORTAL BHAZ MG 15 1

Organizações cobram providências contra apagão de dados da Covid-19

Integrantes do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas publicaram nessa terça-feira (11/1) nota pública na qual cobram providências do Ministério da Saúde no que se refere ao apagão de dados sobre a pandemia e a vacinação contra a Covid-19, citando “incompetência e negligência” do setor.

A nota exige que o Ministério da Saúde esclareça quais foram os impactos do ataque digital e quais são as providências tomadas para evitar que caso semelhante se repita, além de alertar para possíveis consequências. As organizações destacam também que, a ausência dos dados, prejudica ou até inviabiliza o desenvolvimento de medidas para evitar a sobrecarga do sistema de saúde no Brasil.

“Relatos de profissionais da saúde e checagens jornalísticas mostram que as redes pública e privada não têm conseguido inserir seus registros de casos no e-SUS Notifica, nem os registros de doses de vacinas no SI-PNI”, diz a nota. “Ou seja, quaisquer que sejam os dados que o Ministério diz coletar no momento, eles não refletem a realidade”.

Segundo as organizações, o apagão de dados evidencia a “precarização da segurança dos dados pessoais de saúde de milhões de brasileiros. O desafio da segurança é ainda mais urgente quanto aos dados da Rede Nacional de Dados e Saúde (RNDS), que centraliza dados sensíveis de toda a população brasileira, incluindo usuários de serviços privados”.

O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas encaminhará a demanda ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Assinam o documento: Transparência Brasil, ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Brasil.io, Fiquem Sabendo, Open Knowledge Brasil, Associação Alternativa Terrazul, Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB), Projeto Saúde e Alegria, Rede Brasileira de Conselhos (RBdC).

Leia a nota na íntegra.

Pesquisa analisa impacto do trabalho remoto e híbrido no jornalismo

O Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo, da Universidade de Oxford, fez uma pesquisa sobre tendências e previsões para o jornalismo em 2022, sendo um dos principais temas a influência e impacto do formato remoto/híbrido no trabalho de jornalistas pelo mundo. Os participantes ocupam cargos estratégicos em suas redações, como CEO, editor executivo, chefe de digital e chefe de inovação.

O relatório, feito com 246 veículos de 52 países, mostrou que, em 70% das empresas, os executivos consideram que o trabalho remoto e híbrido aumentou a produtividade dos funcionários. Em contrapartida, 40% deles acreditam que o teletrabalho prejudicou a colaboração, a comunicação e a criatividade dos jornalistas.

A maioria dos participantes do estudo acreditam que, a partir de um provável controle da Covid-19 em 2022, o padrão de trabalho terá o formato híbrido, com algumas pessoas trabalhando presencialmente na redação e outras remotamente. A maioria dos jornalistas deve ir à empresa em dois ou três dias na semana.

Essa tendência foi detectada graças à quantidade de entrevistados que detectaram aumento de eficiência (70%), e de bem-estar (61%) com a implementação do trabalho remoto/híbrido.

Mesmo assim, alguns fatores geram preocupação entre os participantes, como a já citada piora em criatividade (48%), colaboração (45%) e comunicação (42%). Nestes três tópicos, menos de 30% relataram melhora.

Confira o relatório na íntegra.

Rodrigo Cogo deixa a Aberje depois de 13 anos

Rodrigo Cogo entra 2022 com novos horizontes profissionais, após fechar acordo para deixar a Aberje, onde atuou por 13 anos, em áreas como Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo, e como professor de cursos livres e do MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial. Ali teve também a oportunidade de publicar, pela Aberje Editorial, o livro Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação. Entre suas atividades mais recentes, foi gestor de projetos como Comitês Aberje de Estudos Temáticos, o boletim semanal Aberje Thinks, os grupos de conteúdos diários na plataforma WhatsApp e as atividades online de benchmarking coletivo Aberje Connects, além de estabelecer a estratégia de ampliação da base associada através dos Capítulos em 11 localidades pelo País.

Com a saída dele, a área de Relacionamento com os Associados passar a ser comandada por Thalita Dominato, que responderá a Victor Henrique Pereira, cuja área de Relacionamento Institucional e Internacional passa a incorporar também o Desenvolvimento Associativo.

Formado em RP pela UFSM/RS, Cogo é especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e RP e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Trabalhou por dez anos com planejamento e marketing cultural para marcas como AES, Bradesco, Telefonica e BrasilTelecom, pela Cida Assessoria de Eventos. Teve experiência em diagnósticos de comunicação, para empresas como Goodyear, HP, Mapfre, Embraer, Rhodia e Schincariol, na equipe da Ideafix Pesquisas Corporativas, até ingressar na Aberje, em 2008.

Pioneiro, criou em março de 1997 o portal Mundo das Relações Públicas, canal que esteve no ar por 15 anos e que chegou a contabilizar cerca de 30 mil assinantes, extinto com seu ingresso na Aberje.

Leandro Demori é ameaçado durante férias com a família

Leandro Demori deixa o Intercept Brasil

Leandro Demori, editor executivo do Intercept Brasil, foi ameaçado durante suas férias em Balneário Camboriú (SC), ao lado da esposa e do filho de apenas três anos. O jornalista lamentou o ocorrido em seu Twitter.

A ameaça ocorreu no domingo (9/1), quando Demori e sua família saiam de uma mercearia, na Avenida Brasil. Um homem, que também fazia compras no local, aproximou-se do jornalista, tocou em seu ombro e disse “se liga que a vida do teu filho depende de ti”. Logo em seguida, deu a volta e entrou em outra rua.

“O meliante, um clássico ‘cidadão de bem’, achou por bem perseguir e intimidar um pai e uma mãe que passeavam distraídos com uma criança de 3 anos em um carrinho de bebê. Estamos bem, depois do susto”, escreveu Demori no Twitter.

O jornalista do Intercept Brasil registrou um Boletim de Ocorrência online e afirmou que serão tomadas as medidas cabíveis. Nessa segunda-feira (10/1), a polícia identificou o autor das ameaças.

Esta não é a primeira vez que Demori sofre ameaças. Ele coordenou a série de reportagens sobre os arquivos da Vaza Jato, e, após a publicação do material, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou ao governo brasileiro que oferecesse a ele medidas protetivas, o que não aconteceu. Desde 2019, Demori anda com seguranças.

Vale lembrar que, em 2021, o Brasil ficou em 111º lugar entre 180 países no Ranking de Liberdade de Imprensa da Repórteres Sem Fronteiras. O País entrou na zona vermelha do levantamento, formada pelas nações onde a situação da liberdade de imprensa é considerada “difícil”.

Disney muda nomes de canais ESPN e Fox Sports no Brasil

Disney muda nomes de canais ESPN e Fox Sports no Brasil

O Grupo Disney, dono de ESPN e Fox Sports, anunciou mudanças nos nomes dos canais esportivos, que passarão a valer a partir da próxima segunda-feira (17/1). Os números dos canais permanecerão os mesmos.

A ESPN Brasil será renomeada para apenas ESPN. Já a ESPN passará a ser ESPN 2, e a ESPN 2 será a ESPN 3. A Fox Sports, será chamada de ESPN 4. A Fox Sports 2 permanecerá com o mesmo nome. As informações são de Leonardo Bertozzi, comentarista do Grupo Disney, que divulgou as mudanças em seu Twitter.

As trocas seguem o padrão da marca na América Latina, que sempre utilizou o “ESPN” sozinho, sem ser acompanhado do nome do país. Segundo Bertozzi, a decisão de manter o Fox Sports 2, mesmo com a saída do nome Fox Sports, é para “cumprir compromissos firmados”.

Em 2019, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) indicou que a aquisição da 21st Century Fox pelo Grupo Disney significaria monopólio do mercado de canais esportivos, pois a Disney já era dona dos canais ESPN. A compra foi aprovada apenas em maio de 2020, após acordo de controle de concentração, no qual a Disney comprometeu-se a manter a Fox Sports no ar durante três anos ou até o término dos contratos de eventos esportivos distribuídos pelo canal.

Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros abre inscrições

Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros abre inscrições

Estão abertas até 31 de maio as inscrições para o VI Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, realizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), que valoriza trabalhos jornalísticos sobre temas relacionados ao setor.

Cinco categorias estão em disputa: Mídia Impressa, Audiovisual, Webjornalismo e Imprensa Especializada do Mercado de Seguros, além da nova categoria Inovação, que premia reportagens com foco em ideias originais e criativas de empresas que agregaram novas tecnologias ou ferramentas para gerar melhorias para a área de seguros.

Cada categoria terá cinco finalistas, que serão escolhidos por uma Comissão de Seleção. Os três melhores trabalhos serão premiados da seguinte maneira: R$ 15 mil para o primeiro colocado, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro. Podem ser inscritos trabalhos veiculados de 16 de novembro de 2020 a 30 de maio de 2022, em mídia impressa, rádio, TV, websites e na imprensa especializada.

A cerimônia de premiação ainda será marcada para o período entre junho e setembro, em formato online. Inscrições e regulamento completo no site do prêmio.


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Morre Andrew Jennings, repórter que denunciou corrupção na FIFA

Morre Andrew Jennings, repórter que denunciou corrupção na FIFA

Morreu no último sábado (8/1) o repórter britânico Andrew Jennings, autor de livros que abordam a corrupção na FIFA, na CBF e em outras entidades esportivas. A causa da morte não foi informada.

Nascido em 1942, na Escócia, Jennings trabalhou no Sunday Times e na BBC. Em 1992, seu livro Os Senhores dos Anéis: Poder, Dinheiro e Drogas nas Olimpíadas Modernas abriu uma crise e gerou uma reforma profunda no Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1997, investigou o caso de doping na equipe olímpica de natação britânica.

Tornou-se referência no jornalismo investigativo nos esportes, denunciando escândalos de corrupção envolvendo as principais entidades do setor. Graças a uma de suas investigações, o esquema de corrupção montado pelo ex-presidente da FIFA João Havelange ganhou atenção internacional. Segundo o jornalista, Horst Dassler, ex-diretor da Adidas, comprou votos de dirigentes na primeira eleição de Havelange, e, dois anos depois, o brasileiro privilegiou a empresa em acordos comerciais nos principais torneios de futebol.

Jennings também investigou a gestão de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, Nicolas Leóz, ex-presidente da Conmebol, além de outros cartolas. Na CPI do Futebol, em 2015, declarou que “a Fifa e a CBF são entidades podres e que precisam urgentemente de um novo estatuto para que elas não tomem mais o dinheiro das pessoas”. Em entrevistas, Jennings chegou a dizer que teve seu telefone grampeado por pessoas ligadas ao COI.

Plataforma Mina traz conteúdo sobre bem-estar e autoconhecimento

Estreia oficialmente nesta terça-feira (11/1) a plataforma Mina, que reúne conteúdo, produtos e cursos voltados ao bem-estar, ao autoconhecimento e ao autocuidado. O projeto é liderado pelo jornalista Fernando Luna, cofundador e CEO da Mina, que anteriormente ocupou cargos de direção em Globo, Trip e Abril.

“Queremos ajudar as pessoas a se descobrirem e a se reinventarem, oferecendo informação de qualidade e também, a partir de fevereiro, produtos de beleza, casa, chás e sexcare, além de cursos online sobre bem-estar”, explicou Fernando.

O site é dividido em cinco grandes editorias: Seu Corpo, Suas Emoções, Seus Relacionamentos, Seu Trabalho e Nosso Mundo. No time de colunistas do projeto estão nomes como o da apresentadora Angélica, a cantora Preta Gil, a arquiteta e apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro, entre outras.

Os primeiros conteúdos da Mina são uma entrevista com a filósofa e jornalista Djamila Ribeiro sobre a importância do bem-estar para todos, um texto da novelista Manuela Dias que traz uma visão bem-humorada sobre a ansiedade, e uma sátira da jornalista Fabiana Moraes em que ela imagina como seria o Brasil de hoje se os homens menstruassem.

Confira o site do projeto aqui.

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