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segunda-feira, dezembro 8, 2025

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Renata Cristiane de Oliveira sofre ataques racistas na região dos Lagos

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Diretora do portal RC24h e colunista de O Dia, Renata Cristiane de Oliveira foi alvo de racismo em São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, na sexta-feira (1/7). Cartazes escritos a mão e colados em pontos de ônibus a chamavam de macaca.

Oliveira conta que ao encontrar os cartazes colados em dois pontos de ônibus próximos ao Pronto Socorro de São Pedro da Aldeia, tentou tirá-los, mas não conseguiu. “Havia muita cola. Tive que pegar um colorjet [tinta em spray] e passar por cima para apagar a manifestação de ódio”.

Mulher, negra e lésbica, Renata, que há 20 anos escreve sobre os arredores de Cabo Frio, sofre pela internet toda sorte de agressões racistas, de gênero e lesbofóbicas. Em entrevista à Abraji, ela disse que os ataques pelas redes sociais têm se intensificado neste período pré-eleitoral: “Tento não dar palco para esse tipo de ofensa, mas quando a coisa sai das redes para o ponto de ônibus não dá para ignorar”.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiou o crime e afirmou que, “além de lamentar, denunciar, combater, qualquer ato de violência, assédios, preconceito, homofóbico, racista, solicita às instituições públicas policiais e de Direitos Humanos, assim como à OAB, apoio para coibir tais atitudes abomináveis e punir os responsáveis”.


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Piquet, Ecclestone, Hamilton e a encruzilhada entre esporte e justiça social

Piquet, Ecclestone, Hamilton e a encruzilhada entre esporte e justiça social

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

A dimensão alcançada pela forma racista e homofóbica como Nelson Piquet referiu-se ao piloto inglês Lewis Hamilton foi mais um lembrete sobre a intolerância da sociedade diante de  atos ou falas que no passado talvez passassem despercebidos ou fossem minimizados.

Em uma entrevista coletiva antes do Grande Prêmio da Inglaterra, na semana passada, Hamilton deu uma estocada elegante, ao estilo inglês. Sem citar o nome de Piquet ou do dirigente da F1 Bernie Ecclestone, que tomou as dores do brasileiro, disse que estava na hora de parar de dar plataforma a essas pessoas “velhas e irrelevantes”.

Hamilton é parte interessada, já que foi alvo dos comentários racistas e homofóbicos. Mas ele expressou um sentimento que não é apenas de atletas ofendidos por sua cor, origem ou religião.

Estudo publicado no mês passado pelo instituto britânico YouGov examinou o pensamento de torcedores de esportes globais sobre valores contemporâneos e suas expectativas em relação a agremiações, marcas e atletas. Segundo o YouGov, esses torcedores tendem a ser mais conscientes sobre questões como sustentabilidade e justiça social do que a média da população em vários países.

Esses sentimentos aplicam-se à visão sobre a responsabilidade social de esportistas, times e patrocinadores e fabricantes de produtos esportivos. O instituto chamou essa percepção dos torcedores de “encruzilhada entre esporte e justiça social”.

Diversidade e inclusão emergiram como os anseios principais dos que acompanham grandes competições. Quase dois terços dos fãs (65%) acham que esses eventos devem levar em conta a diversidade. E sete em cada 10 querem que o esporte seja mais inclusivo.

O Brasil não faz parte dos países pesquisados. Mas nossos vizinhos argentinos estão entre os que mais sentem falta de diversidade, chegando perto de África do Sul e Itália.

Equal pay não é calcanhar de Aquiles apenas no mundo corporativo. O padrão de atletas homens privilegiados em salários, patrocínios e prêmios também não anda agradando, com 68% dos entrevistados contra essa prática. A diferença entre homens e mulheres que pensam assim é pequena, de apenas 3 pontos percentuais.

Vale até para o masculino futebol. Em média, 51% dos torcedores acreditam que jogadores de seleções masculinas e femininas da Copa do Mundo deveriam ganhar o mesmo.

Os torcedores também esperam que detentores de direitos esportivos − como empresas de mídia − e atletas envolvam-se em questões sociais. Um olhar sobre quatro países (Austrália, Alemanha, Reino Unido e EUA) revelou que em todos eles times ou atletas individualmente são vistos como os que mais devem engajar-se em causas, mais do que atores, músicos ou influenciadores.

Combate ao racismo no esporte é a causa principal para australianos e alemães, enquanto justiça social é a preferida de britânicos e americanos.

Levar em conta o que pensam os torcedores e quais são seus valores é vital para guiar decisões sobre patrocínios esportivos e ações de marketing ou RP envolvendo esportes, tanto por parte das empresas quanto dos atletas.

O estudo salienta que os fãs esperam que os esportistas profissionais comportem-se como modelos e apoiem marcas que tenham uma “mensagem moral”.

Por outro lado, empresas que se aliam a campeões no esporte com reputação pessoal desgastada por escândalos podem enviar aos seus consumidores uma mensagem indesejada.

Foto: homebaseusa.blogspot.com

Nesse ambiente, Lewis Hamilton pode ser considerado um modelo do que os torcedores anseiam de pessoas e organizações esportivas.

E esse não é um público a se desprezar. O YouGov afirma que torcedores de esportes globais “socialmente responsáveis” têm uma propensão maior a consumir todos os tipos de mídia do que a população total global, estão mais engajados em publicidade e patrocínio e são mais inclinados a preferir marcas que admiram pelos valores praticados.

Leia mais sobre o estudo em MediaTalks.

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Prêmio Aberje prorroga inscrições até 1° de agosto

Prêmio Aberje prorroga inscrições até 1° de agosto

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) prorrogou até 1º de agosto as inscrições para o Prêmio Aberje 2022, que incentiva e premia as melhores práticas de comunicação empresarial no Brasil.

Após a inscrição, os projetos podem ser enviados até 4 de agosto. A ideia é que os interessados consigam, primeiramente, garantir a inscrição no prêmio, para em seguida elaborar e enviar o case.

O Prêmio Aberje tem 16 categorias, divididas conforme o foco do projeto, em três grandes eixos: Comunicação de programas, projetos e ações; Comunicação e relacionamento; e Produção e Comunicação. Os trabalhos concorrem em cinco grandes regiões: Espírito Santo/Rio de Janeiro, Minas Gerais/Centro Oeste, Norte/Nordeste, São Paulo e Sul. Podem se inscrever empresas, agências, órgãos públicos e organizações sem fins lucrativos de todo o País.

Os vencedores regionais concorrerão ao Prêmio Nacional. Os projetos serão avaliados por um corpo de jurados composto por nomes experientes da área, acompanhado em todas as etapas por uma auditoria independente.

A premiação regional está prevista para acontecer de setembro a outubro, o painel de cases em novembro, e a cerimônia de premiação nacional também em novembro.

Mais informações e inscrições aqui.

Leia também: Beatriz Gunther, do Canal Rural, é a +Admirada Jornalista da Imprensa do Agronegócio

Rafael Azevedo lança filme sobre jogador de futebol amputado

Dirigido por Rafael Luis Azevedo, o filme Mimo: O Milagre de Milagres conta a história de um jogador de futebol amputado, do interior do Ceará
Dirigido por Rafael Luis Azevedo, o filme Mimo: O Milagre de Milagres conta a história de um jogador de futebol amputado, do interior do Ceará
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Com direção de Rafael Luis Azevedo e lançamento previsto para este mês, o filme Mimo: O Milagre de Milagres conta a história de um agricultor do interior do Ceará considerado um jogador de futebol talentoso, mas que perdeu uma perna após grave acidente.

Produzido pela Verminosos por Futebol, o longa permeia os detalhes da vida e superação de Mimo, amputado aos 23 anos de idade após sua moto ter sido atingida por um carro quando voltava da final de um torneio em Carnaúba, localidade do município de Milagres.

Em entrevista à CBN Cariri, Rafael conta que teve conhecimento da história de Mimo por um vídeo do campeonato municipal de Milagres: “Me chamou a atenção porque o trecho era do Mimo entrando em campo e jogando. Eu achei aquela história curiosa. Me programei para ir fazer uma produção. Só que rendeu muito mais que só uma reportagem. Merecia fazer um documentário”.

Mimo é jogador do Cruzeirinho, equipe B do Cruzeiro, time de futebol amador do município.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

Começa o segundo turno do TOP Mega Brasil

Aberta a votação do TOP Mega Brasil

Começou em 4/7, e segue até o dia 15, o segundo turno de votação da edição 2022 (a sétima) do TOP Mega Brasil, premiação que distingue as feras da comunicação corporativa nos segmentos Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.

Classificaram-se para essa segunda fase 100 executivos, entre os cerca de 800 indicados, e 97 agências, entre as 450 indicadas, que agora disputam um lugar entre os TOP 10 Brasil.

No TOP 5 Regional, a premiação registrou os seguintes finalistas: Norte – 11 executivos e 13 agências; Nordeste – 17 executivos e 20 agências; Centro Oeste – 15 executivos e 14 agências; Sudeste – 21 executivos e 40 agências; e Sul – 12 executivos e 16 agências.

O Troféu da Onça Pintada

Dos TOP 10 Brasil e TOP 5 Regional sairão os vencedores que farão jus ao Troféu da Onça Pintada, símbolo adotado pela premiação para distinguir as feras da comunicação corporativa. Vão recebê-lo as agências e executivos que ficarem nas três primeiras posições no TOP 10 Brasil; e as agências e executivos campeões do TOP 5 das cinco regiões do País. A revelação será feita apenas no dia da premiação.

TOP de Ouro

Três agências que conquistaram o TOP de Ouro, por terem vencido por cinco vezes o TOP Mega Brasil Regional, ficaram de fora da disputa, pois cumprem quarentena de duas edições da premiação, conforme determina o regulamento. São elas Temple, na Região Norte; Oficina Consultoria, no Distrito Federal; e InPress Porter Novelli, no Sudeste. Todas as três, no entanto, estão na disputa pelo TOP 10 Brasil, já que não há impedimento para que concorram nos segmentos em que não obtiveram cinco conquistas.

Votação

Neste segundo turno, os eleitores poderão escolher até cinco profissionais e até cinco agências, tanto para o TOP 10 Brasil quanto para o TOP 5 Regional. Mas não é obrigatório votar em todos, já que pelo regulamento o voto, ainda que parcial, é válido.

A pontuação seguirá a seguinte escala: 1º lugar − 100 pontos; 2º − 80 pontos; 3º − 65 pontos; 4º − 55 pontos; 5º − 50 pontos.

Evento de premiação

Após ter realizado a sexta edição de modo digital, em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, e de ter suspendido a premiação em 2021, a Mega Brasil volta a realizar o evento de premiação de forma presencial. O palco escolhido é a Unibes Cultural, no bairro do Sumaré, em São Paulo. A cerimônia será às 19h do dia 17 de agosto, véspera da abertura da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que se realizará no mesmo local nos dias 18 e 19 de agosto, com o tema Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora.

O convite para o evento de premiação custa R$ 150 e pode ser adquirido diretamente na Mega Brasil, com as assistentes Bruna Valim ([email protected] e 11-98898-4034) e Clara Francisco ([email protected] e 11-98843-0304).

Vote aqui!

Beatriz Gunther, do Canal Rural, é a +Admirada Jornalista da Imprensa do Agronegócio

Beatriz Gunther, do Canal Rural, é a +Admirada Jornalista da Imprensa do Agronegócio

Foram conhecidos na tarde desta terça-feira (5/7) os jornalistas e publicações +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2022. Neste seu segundo ano, a eleição promovida por Jornalistas&Cia reconheceu Beatriz Gunther, editora-chefe do programa Mercado & Companhia, do Canal Rural, como a +Admirada Jornalista da Imprensa do Agronegócio 2022.

“Estou sem palavras, só quero agradecer a todos que votaram em mim, ao Canal Rural, onde estou hoje, mas também a Andréia Fogaça, que me acompanhou por mais de cinco anos no Terra Viva. Foi uma surpresa muito grande, em meio a tanta gente importante que está na frente das câmeras e que eu admiro, estou muito honrada e agradecida”, declarou Beatriz durante a cerimônia.

Diante do maior controle da crise sanitária da Covid-19, a premiação foi realizada em evento presencial, que reuniu quase 100 convidados no restaurante Figueira Rubayat, em São Paulo, entre eles a quase totalidade dos profissionais contemplados e representantes das publicações homenageadas.

“No ano passado, ainda com a pandemia em alta e a vacinação em curso, optamos por uma cerimônia virtual para reconhecer o trabalho de todos os homenageados”, lembra Vinicius Ribeiro, diretor de Projetos Especiais da Jornalistas Editora e coordenador da eleição. “Apesar do sucesso do formato virtual, que contou com grande audiência durante toda a transmissão, um reconhecimento desse porte merecia uma cerimônia presencial à altura. Estamos felizes pela alta adesão a esta edição e pela oportunidade de realizar um evento com calor humano e muita emoção”.

”Para mim”, diz Eduardo Ribeiro, diretor de J&Cia e do Portal dos Jornalistas, idealizador da premiação, “foi ainda um evento digital, já que em razão de compromissos familiares no exterior, não pude estar presente no evento de premiação. Mas graças à tecnologia consegui acompanhar em detalhes toda a emoção e a alegria dos homenageados. O jornalismo do agronegócio é um dos mais importantes da imprensa brasileira. E essa premiação não deixa de ser um estímulo para que seja ainda melhor. E a festa reuniu os melhores, as feras do jornalismo do agronegócio”.

Foram conhecidos ainda, no evento de premiação, os TOP 5, ou seja, os cinco mais votados, entre os TOP 25 (este ano 26, em função de empate na apuração). Além da campeã Beatriz, subiram ao pódio, pela ordem, Andreia Fogaça, gerente de Jornalismo e apresentadora do Canal Terraviva; Cassiano Ribeiro, editor-chefe da revista Globo Rural e comentarista da rádio CBN; Aleksander Horta, chefe de Redação do site Notícias Agrícolas; e Alessandra Bergmann, fundadora do programa Campo e Batom e colunista de agronegócio do SBT-RS.

Já nas categorias destinadas aos veículos jornalísticos, os mais votados foram Agência Safras & Mercado (Agência de Notícias), Canal Rural (Site/Blog), Globo Rural/Editora Globo (Impresso Especializado), Globo Rural/TV Globo (Programa de TV Aberta), Hora H do Agro/Jovem Pan (Programa de Rádio), Mundo Agro (Podcast), Rural Notícias/Canal Rural (Programa de TV por Assinatura), Vale Agrícola (Canal Digital) e Valor Econômico (Impresso).

Vale registrar que o Prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2022 contou com os patrocínios de Cargill, Syngenta Proteção de Cultivos e Yara do Brasil; apoios da Croplife, Mosaic Fertilizantes e Portal dos Jornalistas; e apoios institucionais de Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Rede de Jornalistas do Agro (Agrojor).

A íntegra da cerimônia de premiação está disponível no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.

Confira abaixo a relação completa dos jornalistas e publicações homenageados na eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2022:

JORNALISTAS
(TOP 25 em ordem alfabética)

  • Aleksander Horta (Noticias Agrícolas)
  • Alessandra Bergmann (SBT-RS)
  • Alex Soares (Conexão Rural)
  • Aline Leonhardt (Vale Agrícola)
  • Aline Merladete (Agrolink)
  • Andréia Fogaça (Terraviva)
  • Angela Ruiz (Agroclima)
  • Ariosto Mesquita (Revista DBO)
  • Beatriz Gunther (Canal Rural)
  • Carla Mendes (Noticias agrícolas)
  • Cassiano Ribeiro (Globo Rural)
  • Cristina Vieira (Globo Rural)
  • Daiany Andrade (Terraviva)
  • Denise Saueressig (A Granja)
  • Fabiano Reis (Canal do Boi)
  • Kellen Severo (Jovem Pan)
  • Lilian Munhoz (Terraviva)
  • Luiz Patroni (Canal Rural)
  • Mauro Zafalon (Folhade S.Paulo)
  • Rafael Walendorff (Valor Econômico)
  • Renata Maron (Terraviva)
  • Sara Kirchhof (Canal Rural)
  • Sidnei Maschio (Terraviva)
  • Virginia Alves (Notícias Agrícolas)
  • Viviane Taguchi (Globo Rural)
  • Wanessa Ferri (Urbana Caipira)

 

CATEGORIAS DE VEÍCULOS

Agência de Notícias

  • Agência Brasil (EBC)
  • Agência Estado/Broadcast Agro
  • Agência Safras & Mercado

 

Canal Digital

  • Canal Rural
  • Notícias Agrícolas
  • Vale Agrícola

 

Podcast

  • Café em Prosa (Noticias Agrícolas)
  • CBN Agro
  • Mundo Agro

 

Programa de Rádio

  • Agro Nosso de Cada Dia (BandNews)
  • Campo e Lavoura (Rádio Gaúcha)
  • Hora H do Agro (Jovem Pan)

 

Programa de TV Aberta

  • Agro Nacional (TV Brasil)
  • Globo Rural (Globo)
  • Record News Rural (Record News)

 

Programa de TV por Assinatura

  • Jornal Terraviva (Terraviva)
  • Mercado & Cia (Canal Rural)
  • Rural Notícias (Canal Rural)

 

Site/Blog

  • Agroclima (ClimaTempo)
  • Canal Rural
  • Notícias Agrícolas – Daneil Olivi

 

Veículo Impresso

  • Correio do Povo
  • Valor Econômico
  • Zero Hora

 

Veículo Impresso Especializado

  • A Granja
  • Dinheiro Rural
  • Globo Rural

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Em comemoração aos 85 anos de Grupo, a Band estrou nesta terça-feira (5/7) seu novo canal pago O Empreendedor. Nele, Milena Machado comanda o programa Você Quer Ser Um Empreendedor?, e entre os seus entrevistados estarão Sérgio Zimerman, dono da Petz, Chieko Aoki e Janguiê Diniz, fundador da Ser Educacional.

Milena, que deixou a Rede TV há cerca de um mês, terá seu programa exibido semanalmente, as quartas, a partir das 20h30.

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