Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

A dimensão alcançada pela forma racista e homofóbica como Nelson Piquet referiu-se ao piloto inglês Lewis Hamilton foi mais um lembrete sobre a intolerância da sociedade diante de  atos ou falas que no passado talvez passassem despercebidos ou fossem minimizados.

Em uma entrevista coletiva antes do Grande Prêmio da Inglaterra, na semana passada, Hamilton deu uma estocada elegante, ao estilo inglês. Sem citar o nome de Piquet ou do dirigente da F1 Bernie Ecclestone, que tomou as dores do brasileiro, disse que estava na hora de parar de dar plataforma a essas pessoas “velhas e irrelevantes”.

Hamilton é parte interessada, já que foi alvo dos comentários racistas e homofóbicos. Mas ele expressou um sentimento que não é apenas de atletas ofendidos por sua cor, origem ou religião.

Estudo publicado no mês passado pelo instituto britânico YouGov examinou o pensamento de torcedores de esportes globais sobre valores contemporâneos e suas expectativas em relação a agremiações, marcas e atletas. Segundo o YouGov, esses torcedores tendem a ser mais conscientes sobre questões como sustentabilidade e justiça social do que a média da população em vários países.

Esses sentimentos aplicam-se à visão sobre a responsabilidade social de esportistas, times e patrocinadores e fabricantes de produtos esportivos. O instituto chamou essa percepção dos torcedores de “encruzilhada entre esporte e justiça social”.

Diversidade e inclusão emergiram como os anseios principais dos que acompanham grandes competições. Quase dois terços dos fãs (65%) acham que esses eventos devem levar em conta a diversidade. E sete em cada 10 querem que o esporte seja mais inclusivo.

O Brasil não faz parte dos países pesquisados. Mas nossos vizinhos argentinos estão entre os que mais sentem falta de diversidade, chegando perto de África do Sul e Itália.

Equal pay não é calcanhar de Aquiles apenas no mundo corporativo. O padrão de atletas homens privilegiados em salários, patrocínios e prêmios também não anda agradando, com 68% dos entrevistados contra essa prática. A diferença entre homens e mulheres que pensam assim é pequena, de apenas 3 pontos percentuais.

Vale até para o masculino futebol. Em média, 51% dos torcedores acreditam que jogadores de seleções masculinas e femininas da Copa do Mundo deveriam ganhar o mesmo.

Os torcedores também esperam que detentores de direitos esportivos − como empresas de mídia − e atletas envolvam-se em questões sociais. Um olhar sobre quatro países (Austrália, Alemanha, Reino Unido e EUA) revelou que em todos eles times ou atletas individualmente são vistos como os que mais devem engajar-se em causas, mais do que atores, músicos ou influenciadores.

Combate ao racismo no esporte é a causa principal para australianos e alemães, enquanto justiça social é a preferida de britânicos e americanos.

Levar em conta o que pensam os torcedores e quais são seus valores é vital para guiar decisões sobre patrocínios esportivos e ações de marketing ou RP envolvendo esportes, tanto por parte das empresas quanto dos atletas.

O estudo salienta que os fãs esperam que os esportistas profissionais comportem-se como modelos e apoiem marcas que tenham uma “mensagem moral”.

Por outro lado, empresas que se aliam a campeões no esporte com reputação pessoal desgastada por escândalos podem enviar aos seus consumidores uma mensagem indesejada.

Foto: homebaseusa.blogspot.com

Nesse ambiente, Lewis Hamilton pode ser considerado um modelo do que os torcedores anseiam de pessoas e organizações esportivas.

E esse não é um público a se desprezar. O YouGov afirma que torcedores de esportes globais “socialmente responsáveis” têm uma propensão maior a consumir todos os tipos de mídia do que a população total global, estão mais engajados em publicidade e patrocínio e são mais inclinados a preferir marcas que admiram pelos valores praticados.

Leia mais sobre o estudo em MediaTalks.

Inscreva-se em [email protected] para receber as newsletters MediaTalks trazendo notícias, pesquisas e tendências globais em jornalismo e mídias sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments