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quinta-feira, dezembro 18, 2025

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Supremo Tribunal Federal homenageia Luiz Orlando Carneiro

Supremo Tribunal Federal homenageia Luiz Orlando Carneiro
Supremo Tribunal Federal homenageia Luiz Orlando Carneiro

O Comitê de Imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu em 31/8 uma das pinturas assinadas por Luiz Orlando Carneiro, um dos mais renomados jornalistas na cobertura do Judiciário brasileiro. Falecido em janeiro, aos 84 anos, Luiz O, como era carinhosamente chamado, acompanhou o dia a dia do Supremo por mais de três décadas, primeiro pelo Jornal do Brasil e depois pelo site jurídico Jota. Além do ofício como jornalista, foi um dos maiores especialistas em jazz do País, tema da obra incorporada agora ao patrimônio do STF.

Ao lado de jornalistas e da família de Luiz Orlando, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, participou da aposição do quadro. “Luiz Orlando ficaria muito feliz em saber que agora ele fica pertinho dos jornalistas de quem ele era um orientador, um ícone”, afirmou. “Ele exerceu o jornalismo de maneira exemplar nas quase três décadas em que cobriu a história do STF, dando informações fidedignas no que diz respeito à Corte e, tenho certeza, amando-a muito”.

O STF, a propósito, promoverá em 14 e 15/9 o seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia. O evento ocorrerá na Sala de Sessões da Primeira Turma e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições vão até esta sexta-feira (8/9), e o formulário pode ser acessado no site do evento. Sete painéis discutirão temas como o fortalecimento do sistema de justiça no enfrentamento à desinformação, a educação midiática e as pesquisas acadêmicas sobre o tema, além da importância do trabalho das agências de checagem.

A proposta é promover o intercâmbio de ações, boas práticas e recomendações no combate à disseminação de informações falsas ou distorcidas e do discurso de ódio. Além dos debates, será lançado o livro Desinformação − O mal do século (Distorções, inverdades e fake news: a democracia ameaçada), resultado da parceria entre o STF e a Universidade de Brasília.

Leia também: Jussara Soares e Pedro Venceslau reforçam a cobertura política da CNN Brasil

Leyla Martins Leong recebe título de Cidadã Amazonense

A jornalista, escritora e ilustradora botânica Leyla Martins Leong recebeu o título de Cidadã Amazonense na Assembleia Legislativa do Amazonas. 

Martha Bernardo, secretaria executiva da Secom, representando o governador do Estado, Wilson Lima, enfatizou a honra de participar da sessão como mulher, jornalista e aquarelista. Segundo ela, mulheres como a homenageada inspiram outras mulheres. 

Natural do Pará, Leyla Leong recordou a trajetória de sua família no Amazonas. A homenageada, que passou por redações da cidade e tem vários livros publicados, também falou de sua infância em Manaus e ressaltou que o reconhecimento a deixou grata e feliz por tudo o que conseguiu.

Exposição reúne ex-profissionais do Jornal do Brasil

A exposição de Evandro Teixeira no CCBB, logo no primeiro dia de abertura para o público, reuniu um grupo de ex-profissionais do Jornal do Brasil (JBs). Eram gerações diferentes, desde os que trabalharam nos áureos tempos do Jornal do Brasil, o período de resistência na ditadura, até jornalistas dos tempos mais recentes. Evandro é muito querido, e mesmo os monitores do Centro Cultural iam até lá e pediam para tirar fotos com ele.

O curador da mostra, Sérgio Burgi, registrou o encontro, tendo como fundo a célebre imagem Passeata dos cem mil. Ali estão Eliane Bardanachvili, Romildo Guerrante, Célia Abend, Antero Luiz, Vera Perfeito, Liège Utzeri (viúva de Fritz Utzeri), o próprio Evandro Teixeira, sentado o cineasta Silvio Tendler, Regina Fleury (viúva de Sérgio Fleury), Denise Assis, Affonso Nunes, Mair Penna Neto. Também estavam lá, apesar de não aparecerem na foto, Carlota Araújo, Daniela Schubnel, Bia Rocha, Lucila Soares e João Batista de Abreu.

Ricardo Rodrigues deixa a Editora Globo

Ricardo Rodrigues, até agora diretor nacional de Negócios da Editora Globo, deixa a casa depois de cinco anos. Ele estuda agora a possibilidade de empreender no segmento de mídia, comunicação e eventos.

Rodrigues tem 24 anos no mercado, e iniciou a carreira na Editora Abril, seguida de Lance e Globo.com. Sua primeira passagem na Editora Globo é de quando a empresa tinha apenas as revistas no portifólio e de lá foi para a Turner (hoje Warner Bros. Discovery). De volta para a Editora Globo em 2018, encontrou uma empresa completamente diferente, após a fusão com Infoglobo e Valor Econômico. Depois de seis meses atuando na área regional, assumiu a operação nacional.

Tem que ler é a nova série de O Globo

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

O Globo lançou em 4/9 a série Tem que ler. São textos de especialistas, vídeos, jogos, lives, tudo com curadoria do jornal.

A edição de estreia, tanto no digital como no impresso, foi sobre a saúde, sob o comando da editora da área, Adriana Dias Lopes. A cada semana, durante dez semanas, dez grandes nomes da medicina no Brasil elaborarão orientações práticas e objetivas, com dicas de bem-estar e longevidade.

Para o assinante, a série chegará toda segunda-feira, ao longo das dez semanas, por e-mail. O conteúdo também pode ser acessado na editoria Saúde, no site do jornal ou no aplicativo. No impresso, as dicas serão publicadas todas as terças-feiras. Os vídeos com depoimentos dos médicos irão para as redes do Globo, e o leitor também poderá acompanhar uma live semanal com eles.

Jabuticaba e Aberje lançam segunda temporada da websérie Insiders

Acaba de ser lançada a segunda temporada da websérie Insiders, produção da Jabuticaba Conteúdo com a curadoria de conteúdo da Aberje. A temporada destaca profissionais que trabalham na comunicação de projetos de ESG (meio ambiente, social e governança).

Os dois primeiros episódios, com os cases de Latam Airlines (com Ligia Sato Puccioni) e União Química (com Juliana de Freitas Correa), já estão disponíveis; e os próximos – de Toyota, Avon, Ultracargo e BRF – serão lançados semanalmente nas redes sociais tanto da Jabuticaba quanto da Aberje, sempre às quartas-feiras.

Desta vez, a websérie está focada em três objetivos: apresentar profissionais que se sobressaem na comunicação da agenda ESG, reconhecer empresas que dialogam com seus diversos stakeholders e inspirar outros profissionais a usarem o poder da comunicação na construção de um mundo mais sustentável. Outras informações aqui.

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GWM Brasil prepara websérie para desmistificar o uso de carros elétricos

GWM Brasil prepara websérie para desmistificar o uso de carros elétricos
GWM Brasil prepara websérie para desmistificar o uso de carros elétricos

A GWM Brasil lançará em outubro uma websérie com o objetivo de esclarecer ao público os mitos e verdades da utilização de veículos elétricos. O objetivo será explicar de maneira simplificada algumas dúvidas recorrentes da população sobre essa nova tecnologia.

Os episódios serão apresentados pela influenciadora digital e cantora Juliette. Além de seus 58 milhões de seguidores nas redes sociais, a escolha da ex-BBB também está relacionada, segundo a marca, à proximidade dela com o tema, uma vez que cresceu junto com os dois irmãos na oficina do pai, em Campina Grande (PB).

“Entendemos que os carros eletrificados já começaram a conquistar o mercado brasileiro, mas apesar disso ainda existe uma série de dúvidas que povoam a cabeça do consumidor”, explica Luis Fernando Guidorzi, Head de Marketing da GWM. “Com o tempo, foram criados alguns tabus em torno dos veículos eletrificados e, por isso, escolhemos a Juliette para ser nossa parceira, traduzindo todos os aspectos técnicos e desmistificando as linhas Haval H6 e Ora 03 para todo o Brasil”.

A nova websérie da GWM será gravada em setembro no formato de vídeos curtos, focados nos temas mais relevantes do dia a dia do proprietário de um veículo eletrificado. A divulgação desses programas será feita nas redes sociais de Juliette e da GWM Brasil, como Instagram, TikTok e YouTube.

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Provoke Media divulga shortlists do Sabre Awards Latin America

Provoke Media divulga shortlists do Sabre Awards Latin America
Provoke Media divulga shortlists do Sabre Awards Latin America

A Provoke Media divulgou no início desta semana as shortlists do Sabre Awards Latin America, cuja cerimônia de premiação será em 11 de outubro, no The Troop, na Cidade do México, quando serão anunciados os vencedores das 42 categorias que se distribuem pelas quatro verticais da premiação, a saber: Sabre Diamante; Geográfico; Áreas de Atuação; e Setores Industriais.

A publicação destaca que, entre as agências com mais cases classificados no continente, a liderança ficou com Porter Novelli e JeffreyGroup, com 14 indicações cada, vindo na sequência Sherlock Communications, com 13; Edelman, com 12; LatAm Intersect PR, com nove; BCW, LLYC e Orange Latam, com seis; e Atrevia e CCK, com cinco.

No total, as 42 categorias da premiação classificaram para a finalíssima 174 cases, muitos deles assinados pelos times brasileiros de Agência Virta, Approach, BCW, Cappuccino (Weber Shandwick), Edelman, Ideal PR, Imagem Corporativa, InPress Porter Novelli, JeffreyGroup, Ketchum, LatAm Intersect PR, LLYC, MPC Rio Comunicação, Sherlock Communications, Talquimy Comunicação, Truly, Vbrand, Vianews e Weber Shandwick. E cases inscritos diretamente por empresas, casos de Hospital Israelita Albert Einstein, Mastercard e Nissan.

Confira aqui o resultado completo.

 

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TCU homenageará Janio de Freitas com o Grande-Colar do Mérito

Referência no jornalismo, Janio de Freitas, de 91 anos, será homenageado em 4/10 com o Grande-Colar do Mérito, concedido a cada dois anos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Juntam-se a ele Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, Jaildo Marinho, artista plástico, e os médicos Roberto Kalil Filho e Márcia Waddington Cruz. Janio, que no início deste ano passou a colunista do Poder360, escreveu por mais de quatro décadas para a Folha de S.Paulo. O reconhecimento também será concedido à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Criado em 2003, o Grande-Colar do Mérito do TCU é banhado a ouro e tem a forma de uma estrela assentada sobre raios dourados. Já foram homenageados com ele o dramaturgo Ariano Suassuna, a atriz Fernanda Montenegro, o arquiteto Oscar Niemeyer, a médica Zilda Arns e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.

Instituto Verificador de Comunicação muda regras que calculam assinantes digitais

O Instituto Verificador de Comunicação muda regras que contabilizam assinantes digitais
O Instituto Verificador de Comunicação muda regras que contabilizam assinantes digitais

O IVC (Instituto Verificador de Comunicação) mudou em julho as regras para o cálculo de assinaturas de jornais e suas versões digitais. Pelas normas em vigor desde 2016, uma assinatura digital só era considerada válida e somada à carteira de assinantes se o preço dela representasse, no mínimo, 10% do valor de capa do jornal impresso vendido na banca.

Assim sendo, um jornal que custasse ao leitor o valor de R$ 5 por edição, só teria sua base digital considerada se seu valor mínimo fosse de R$ 0,50 para o mesmo período, ou o equivalente a R$ 15 por mês aproximadamente.

A trava impedia que assinaturas promocionais ou negociações abaixo desse patamar fossem contabilizadas pelo IVC. Agora, o novo valor mínimo para uma assinatura valer é R$ 1,90, independentemente do preço do jornal impresso.

Em julho, segundo os dados divulgados pelo IVC sob a nova regra, a Folha de S.Paulo registrou 796 mil exemplares diários pagos no cômputo geral. O segundo lugar ficou com O Globo, com 381,7 mil, e o Estadão, em terceiro, somou 243,4 mil.

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