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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Prêmio C6 distribuirá R$ 36 mil para reportagens sobre educação financeira

O C6 Bank lançou a quinta edição do Prêmio C6 de Jornalismo. O objetivo é reconhecer reportagens que abordem a cidadania financeira, conceito que abarca inclusão financeira, educação financeira e proteção ao consumidor de serviços financeiros.

Também serão consideradas reportagens que facilitem a compreensão do mercado e ajudem os brasileiros a tomar decisões financeiras conscientes.

Os interessados podem inscrever até três conteúdos veiculados entre 1º de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023 em jornais, revistas, apps, sites, TVs, rádios, podcasts e canais do YouTube de todo o Brasil.

Conforme o regulamento, serão desconsideradas séries jornalísticas inscritas na íntegra. Matérias que compõem séries podem ser inscritas separadamente.

O concurso vai premiar três conteúdos, com R$ 20 mil ao primeiro lugar, R$ 10 mil para o segundo e R$ 6 mil para o terceiro, totalizando R$ 36 mil.

As inscrições vão até o dia 31 de outubro pelo site www.premioc6.com.br. Os vencedores serão anunciados em 8 de janeiro de 2024.

AGU vai investigar Alexandre Garcia por desinformação sobre chuvas no RS

AGU vai investigar Alexandre Garcia por desinformação sobre chuvas no RS

O advogado-geral da União Jorge Messias acionou a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia para investigar o jornalista Alexandre Garcia por espalhar informações falsas sobre as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Na semana passada, no programa Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste, Garcia comentou sobre a tragédia que matou mais de 46 pessoas no Sul, sugerindo que o governo federal teria culpa no ocorrido: “É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”, disse Garcia.

No domingo (10/9), Messias publicou no Twitter que determinou à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia “a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”.

Não é a primeira vez que Garcia faz declarações ao vivo contendo informações falsas. Em diversas ocasiões, enquanto trabalhava na CNN Brasil, o comentarista precisou ser desmentido. Em setembro de 2021, ele foi demitido após defender o uso de remédios ineficazes contra a Covid-19. Antes, em agosto do mesmo ano, falou que pessoas jovens não precisavam tomar a vacina, e foi desmentido ao vivo pela apresentadora Elisa Veeck.

Instituto Vladimir Herzog lança campanha para oficializar 25 de outubro como Dia Nacional da Democracia

Instituto Vladimir Herzog lança campanha para oficializar 25 de outubro como Dia Nacional da Democracia

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou na semana passada uma campanha de assinaturas para oficializar o dia 25 de outubro como o Dia Nacional da Democracia. O dia em questão foi o da morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog, em 1975.

Então diretor de Jornalismo da TV Cultura, Herzog morreu nas dependências do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo. A ditadura tratou a morte do jornalista como suicídio, mas posteriormente tal versão foi desmentida e o Estado admitiu que Herzog foi vítima da repressão política da ditadura militar, episódio que foi marco decisivo na redemocratização do País.

“A oficialização da data servirá para fortalecer os princípios democráticos e honrar a trajetória de todos os que defenderam o direito à liberdade e à democracia”, declarou Ivo Herzog, filho de Vladimir e presidente do Conselho Deliberativo do IVH.

Em 2018, a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Estado brasileiro pela morte de Herzog, determinando que o Brasil adotasse medidas reparatórias, como “um ato público de reconhecimento de responsabilidade internacional pelos fatos do presente caso, em desagravo à memória de Vladimir Herzog e à falta de investigação, julgamento e punição dos responsáveis por sua tortura e morte”. Para o IVH, a oficialização de 25/10 como Dia Nacional da Democracia é um passo para cumprir a sentença da corte.

Até o momento da publicação desta nota, a campanha havia angariado quase 1000 assinaturas. Entre os que apoiaram a petição estão personalidades como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Sebastião Salgado. Interessados em apoiar a campanha podem acessá-la aqui.

.MAP une-se à agência Sharp para formar o Grupo Ponto

Fundadora e CEO da empresa, Marília Stabile deixa o dia a dia para assumir o cargo inédito de chief innovation e dá início ao processo de sucessão

A .MAP e sua criadora e diretora Marília Stabile estão iniciando uma nova jornada, com significativas mudanças na estruturação do negócio. Marília deixa a operação, dá início ao processo sucessório e assume a inédita posição de chief innovation não apenas da .MAP, agência que fundou em 2013 e que atua com análise de dados e inteligência em imagem e reputação, mas do Grupo Ponto. A organização nasce a partir da associação com a agência Sharp, hub em inteligência cultural criado e liderado pela filha Mariana Stabile, com o qual já desenvolvia projetos conjuntos há cinco anos.

No novo movimento, Mariana passa a CEO do Grupo Ponto, enquanto Giovanna Masullo, fiel escudeira de Marília, será a nova CEO da .MAP, decisão que premia e leva em consideração os 18 anos ao lado de Marília, o que inclui os períodos em que estiveram juntas em CDN e InPress Porter Novelli.

As empresas permanecerão independentes e terão, ainda, ao lado, a Flecha, agência com foco em criação, que desenvolve arquitetura de marca, conteúdos, campanhas e projetos especiais, que tem como diretor de criação Rodrigo Peirão.

No comunicado que divulgou, o Grupo Ponto informa que “tendo a cultura como ponto de partida e base, vai oferecer soluções 360º – do planejamento estratégico baseado em dados, análises e pesquisas, às ações, avaliação de resultados e insights”; e que “com esse DNA, articulação entre especialistas e perfil multigeracional, vai combinar metodologias proprietárias da .MAP e da Sharp e, com isso, ampliar os serviços a um conjunto de 50 marcas que compõe o portfólio das empresas”.

Supremo Tribunal Federal homenageia Luiz Orlando Carneiro

Supremo Tribunal Federal homenageia Luiz Orlando Carneiro
Supremo Tribunal Federal homenageia Luiz Orlando Carneiro

O Comitê de Imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu em 31/8 uma das pinturas assinadas por Luiz Orlando Carneiro, um dos mais renomados jornalistas na cobertura do Judiciário brasileiro. Falecido em janeiro, aos 84 anos, Luiz O, como era carinhosamente chamado, acompanhou o dia a dia do Supremo por mais de três décadas, primeiro pelo Jornal do Brasil e depois pelo site jurídico Jota. Além do ofício como jornalista, foi um dos maiores especialistas em jazz do País, tema da obra incorporada agora ao patrimônio do STF.

Ao lado de jornalistas e da família de Luiz Orlando, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, participou da aposição do quadro. “Luiz Orlando ficaria muito feliz em saber que agora ele fica pertinho dos jornalistas de quem ele era um orientador, um ícone”, afirmou. “Ele exerceu o jornalismo de maneira exemplar nas quase três décadas em que cobriu a história do STF, dando informações fidedignas no que diz respeito à Corte e, tenho certeza, amando-a muito”.

O STF, a propósito, promoverá em 14 e 15/9 o seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia. O evento ocorrerá na Sala de Sessões da Primeira Turma e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições vão até esta sexta-feira (8/9), e o formulário pode ser acessado no site do evento. Sete painéis discutirão temas como o fortalecimento do sistema de justiça no enfrentamento à desinformação, a educação midiática e as pesquisas acadêmicas sobre o tema, além da importância do trabalho das agências de checagem.

A proposta é promover o intercâmbio de ações, boas práticas e recomendações no combate à disseminação de informações falsas ou distorcidas e do discurso de ódio. Além dos debates, será lançado o livro Desinformação − O mal do século (Distorções, inverdades e fake news: a democracia ameaçada), resultado da parceria entre o STF e a Universidade de Brasília.

Leia também: Jussara Soares e Pedro Venceslau reforçam a cobertura política da CNN Brasil

Leyla Martins Leong recebe título de Cidadã Amazonense

A jornalista, escritora e ilustradora botânica Leyla Martins Leong recebeu o título de Cidadã Amazonense na Assembleia Legislativa do Amazonas. 

Martha Bernardo, secretaria executiva da Secom, representando o governador do Estado, Wilson Lima, enfatizou a honra de participar da sessão como mulher, jornalista e aquarelista. Segundo ela, mulheres como a homenageada inspiram outras mulheres. 

Natural do Pará, Leyla Leong recordou a trajetória de sua família no Amazonas. A homenageada, que passou por redações da cidade e tem vários livros publicados, também falou de sua infância em Manaus e ressaltou que o reconhecimento a deixou grata e feliz por tudo o que conseguiu.

Exposição reúne ex-profissionais do Jornal do Brasil

A exposição de Evandro Teixeira no CCBB, logo no primeiro dia de abertura para o público, reuniu um grupo de ex-profissionais do Jornal do Brasil (JBs). Eram gerações diferentes, desde os que trabalharam nos áureos tempos do Jornal do Brasil, o período de resistência na ditadura, até jornalistas dos tempos mais recentes. Evandro é muito querido, e mesmo os monitores do Centro Cultural iam até lá e pediam para tirar fotos com ele.

O curador da mostra, Sérgio Burgi, registrou o encontro, tendo como fundo a célebre imagem Passeata dos cem mil. Ali estão Eliane Bardanachvili, Romildo Guerrante, Célia Abend, Antero Luiz, Vera Perfeito, Liège Utzeri (viúva de Fritz Utzeri), o próprio Evandro Teixeira, sentado o cineasta Silvio Tendler, Regina Fleury (viúva de Sérgio Fleury), Denise Assis, Affonso Nunes, Mair Penna Neto. Também estavam lá, apesar de não aparecerem na foto, Carlota Araújo, Daniela Schubnel, Bia Rocha, Lucila Soares e João Batista de Abreu.

Ricardo Rodrigues deixa a Editora Globo

Ricardo Rodrigues, até agora diretor nacional de Negócios da Editora Globo, deixa a casa depois de cinco anos. Ele estuda agora a possibilidade de empreender no segmento de mídia, comunicação e eventos.

Rodrigues tem 24 anos no mercado, e iniciou a carreira na Editora Abril, seguida de Lance e Globo.com. Sua primeira passagem na Editora Globo é de quando a empresa tinha apenas as revistas no portifólio e de lá foi para a Turner (hoje Warner Bros. Discovery). De volta para a Editora Globo em 2018, encontrou uma empresa completamente diferente, após a fusão com Infoglobo e Valor Econômico. Depois de seis meses atuando na área regional, assumiu a operação nacional.

Tem que ler é a nova série de O Globo

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

O Globo lançou em 4/9 a série Tem que ler. São textos de especialistas, vídeos, jogos, lives, tudo com curadoria do jornal.

A edição de estreia, tanto no digital como no impresso, foi sobre a saúde, sob o comando da editora da área, Adriana Dias Lopes. A cada semana, durante dez semanas, dez grandes nomes da medicina no Brasil elaborarão orientações práticas e objetivas, com dicas de bem-estar e longevidade.

Para o assinante, a série chegará toda segunda-feira, ao longo das dez semanas, por e-mail. O conteúdo também pode ser acessado na editoria Saúde, no site do jornal ou no aplicativo. No impresso, as dicas serão publicadas todas as terças-feiras. Os vídeos com depoimentos dos médicos irão para as redes do Globo, e o leitor também poderá acompanhar uma live semanal com eles.

Jabuticaba e Aberje lançam segunda temporada da websérie Insiders

Acaba de ser lançada a segunda temporada da websérie Insiders, produção da Jabuticaba Conteúdo com a curadoria de conteúdo da Aberje. A temporada destaca profissionais que trabalham na comunicação de projetos de ESG (meio ambiente, social e governança).

Os dois primeiros episódios, com os cases de Latam Airlines (com Ligia Sato Puccioni) e União Química (com Juliana de Freitas Correa), já estão disponíveis; e os próximos – de Toyota, Avon, Ultracargo e BRF – serão lançados semanalmente nas redes sociais tanto da Jabuticaba quanto da Aberje, sempre às quartas-feiras.

Desta vez, a websérie está focada em três objetivos: apresentar profissionais que se sobressaem na comunicação da agenda ESG, reconhecer empresas que dialogam com seus diversos stakeholders e inspirar outros profissionais a usarem o poder da comunicação na construção de um mundo mais sustentável. Outras informações aqui.

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