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Luciana Barreto comandará o Brasil Meio-Dia, novo telejornal da CNN Brasil

A CNN Brasil estreia na próxima segunda-feira (25/9) o Brasil Meio-Dia. Com apresentação ao vivo de Luciana Barreto, a atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h, e faz parte da nova estratégia da emissora em abrir mais espaço para cobertura política e econômica com análises e informações exclusivas.

Luciana Barreto é a nova âncora do Visão CNN em São Paulo
Luciana Barreto comandará o novo Brasil Meio-Dia

Basília Rodrigues, Iuri Pitta, Fernando Nakagawa e a recém-contratada Jussara Soares serão os analistas do telejornal. “O Brasil Meio-Dia chega para coroar esse momento de validação de nosso conceito de jornalismo ancorado nas premissas do equilíbrio, da relevância e da agilidade”, explica Virgilio Abranches, vice-presidente de Conteúdo, Operações e Jornalismo da CNN Brasil.

A estreia do telejornal também marcará o lançamento da nova identidade visual da emissora. Segundo o comunicado enviado à imprensa, o novo pacote gráfico foi criado com a proposta de ressaltar as transformações no Brasil e no mundo, do amanhecer até o fim do dia. Com isso, a paleta de cores toma como referência os tons da natureza e reflete as nuances da luz ao longo do dia, da aurora até o entardecer, passando pelas cores vivas do sol a pino e pela chegada da noite.

 

Mais novidades e mudanças na grade

Com a estreia do Brasil Meio-Dia, o programa O Grande Debate ganhará novos horário e formato ainda a serem divulgados. Com mediação de Leandro Magalhães, que também está à frente do CNN Arena, a atração terá como debatedores nesta nova fase Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo.

Na equipe de jornalistas, além da chegada de Jussara Soares, a emissora também ganhou recentemente os reforços de Thais Herédia, que retornou à casa após quatro meses fora, do comentarista Pedro Venceslau, da analista de economia Debora Oliveira e da repórter especialista em cobertura política e econômica Clarissa Oliveira.

Internamente, também foram registradas nas últimas semanas a transferência da repórter Julliana Lopes, de Brasília, para São Paulo. A efetivação de Raquel Landim na apresentação do CNN 360°, a estreia de Tainá Falcão e Gustavo Uribe na apresentação do novo telejornal vespertino, Bastidores CNN e a transferência de titularidade do CNN Novo Dia para Carol Nogueira na apresentação, assim como a chegada de Stêvão Limana no comando do CNN Manhã, na rádio e na TV, ao lado de Nicole Fusco.

Cid Martins deixa a Rádio Gaúcha e o Grupo RBS

Cid Martins (Reprodução/YouTube)

Após 22 anos no Grupo RBS, período em que se destacou principalmente pela sua atuação na Rádio Gaúcha, Cid Martins anunciou na última sexta-feira (15/9) sua despedida da casa. Nesta terça-feira (19) ele toma posse e já na quinta-feira (21) passa a integrar o time da assessoria de imprensa do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

“Depois de 22 anos eu precisava dar uma desacelerada, não necessariamente de trabalho, mas na minha rotina. Ter um sábado e um domingo para curtir com minha família era um desejo antigo que finalmente poderei realizar”, explicou o jornalista em entrevista a este Portal dos Jornalistas.

“Estou muito feliz com a decisão, mas confesso que não está sendo fácil”, acrescenta. “Foram muitas homenagens que recebi dos colegas, inclusive na programação ao vivo. O próprio Antonio Carlos Macedo, que anunciou minha chegada em 2001, fez questão de prestar uma nova homenagem para comunicar agora a minha saída. Na Zero Hora, fizeram uma capa fictícia em minha homenagem e na redação, além de um cartão enorme com várias assinaturas, teve o momento mais sublime, quando fui aplaudido por um minuto pela redação, que fez fila para me abraçar. Fiquei feliz demais com isso, e não por uma questão de ego, mas sim pela gratidão que sempre terei por esses 22 anos”.

Cid Martins (Reprodução/YouTube)

Além do trabalho na Rádio Gaúcha, Cid foi um dos primeiros integrantes do Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS, e colaborava frequentemente com GZH e Zero Hora. Antes, também trabalhou na rádio Bandeirantes, foi apresentador da TV Band e passou pelo Jornal do Comércio.

Os olhos do “Seu Aelson”

Quando Cid ainda estava na faculdade, em 1994, seu pai, Aelson Martins, ficou cego. O que seria um baque para a família se transformou em missão de vida para Cid e o ligou diretamente ao meio que lhe consagrou ao longo de sua carreira. “Desde então, prometi que não largaria o rádio, pois é a forma que encontrei para que meu pai me veja um pouco a cada dia. Ele é o meu melhor ouvinte”, contou em entrevista ao Coletiva.net publicada em 2013.

E o trabalho trouxe resultados expressivos. Com algumas dezenas de premiações e reconhecimentos conquistadas ao longo de sua carreira, Cid é hoje o +Premiado Jornalista da História do Brasil a atuar nesta plataforma, o primeiro colocado geral na Região Sul e o terceiro entre todos os jornalistas brasileiros, atrás apenas de Eliane Brum e Miriam Leitão, respectivamente 1ª e 2ª colocadas. Em número totais de prêmios, ninguém levantou mais troféus na história do que ele.

Curiosamente, é também o jornalista que mais venceu o Prêmio MP-RS de Jornalismo, tradicional reconhecimento promovido pelo órgão a qual ele passa a representar, com 15 conquistas em primeiro lugar e tantas outras em 2ª e 3ª colocações. “Ainda tenho algumas matérias publicadas que irei inscrever em outras premiações, mas por motivos óbvios, não concorrerão mais ao MP-RS”, brinca.

Paulo Markun estreia “Retrovisor” na TV Cultura

Paulo Markun entrevista personagens históricos em "Retrovisor" (Divulgação/TV Cultura)

Vai ao ar nesta sexta-feira (22/9), a partir das 20h30, o primeiro episódio de Retrovisor, série de entrevistas da TV Cultura comandada por Paulo Markun. Composta por 13 programas de 26 minutos cada, a atração reúne uma plateia de convidados instada a participar de um jogo onde Markun entrevista personagens marcantes da história, representados por atores devidamente caracterizados.

A atração é uma derivação do formato mockumentary, que tem diversos exemplos bem-sucedidos no cinema. O mais conhecido do gênero é A Guerra dos Mundos, a transmissão radiofônica de Orson Welles, em 1938, e o mais recente é Fly With Me, da BBC.

Na primeira fase da atração serão “entrevistados” Cláudio Manoel da Costa, Frei Caneca, Anita Garibaldi, Irineu Evangelista de Souza, Luís Gama, Euclides da Cunha, José do Patrocínio, João Cândido, Luís Carlos Prestes, Mario e Oswald de Andrade, Maria Lacerda Moura, Monteiro Lobato e Plínio Salgado.

Paulo Markun entrevista personagens históricos em “Retrovisor” (Divulgação/TV Cultura)

Na edição, as conversas estão vinculadas a determinado momento da trajetória do personagem, particularmente relevante. Perguntas e respostas são baseadas em rigorosa pesquisa em jornais, biografias, depoimentos, entrevistas, cartas e documentos da época e são possíveis de serem feitas pelo território real/ficcional do programa, mas que de outra maneira jamais teriam respostas.

Pinpoint disponibiliza documentos de investigações do STF sobre Bolsonaro e aliados

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disponibilizou na plataforma Pinpoint duas novas coleções de documentos de interesse público: Uma sobre investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, e outra sobre clubes de tiro vinculados a candidatos que disputaram eleições desde 2014.

A coleção relacionada a Bolsonaro e seus aliados traz documentos que abordam organizações criminosas, ataques a instituições como o próprio STF e o Tribunal Superior Eleitoral, ataques ao sistema eleitoral, ataques às vacinas contra a Covid-19 e medidas sanitárias na pandemia, uso da estrutura do Estado para obter vantagens, entre outros. Ao todo, são 483 documentos sobre investigações contra o ex-presidente e outros bolsonaristas.

Já a outra coleção, sobre clubes de tiro, nomes de candidatos que são sócios desses estabelecimentos. A Abraji disponibilizou página dos candidatos, disponíveis no site do TSE, além das redes sociais desses políticos, comprovantes de inscrição nos clubes de tiro e a situação cadastral dos candidatos nesses clubes, disponíveis no site da Receita Federal.

UOL lança canais de notícias no WhatsApp

O UOL lançou dez canais segmentados de notícias no WhatsApp. A iniciativa utiliza a função canais da plataforma, que funciona como uma lista de transmissão de conteúdo dentro da própria rede. O objetivo é utilizar os canais para aproximar o público de repórteres e colunistas da casa, com participações exclusivas.

Ao todo, são seis canais focados em esportes, um que serve como guia de compras, outro focado em notícias de famosos, e outros dois em notícias em geral. Confira a lista dos canais:

Esportes

  • Corinthians Agora, com os repórteres Lucas Musetti e André Martins, e os colunistas Juca Kfouri, Casagrande, Perrone e Samir Carvalho;
  • Palmeiras Agora, com os repórteres Flávio Latif e Carolina Alberti, e os colunistas PVC, Danilo Lavieri, Alicia Klein e Luis Rosa;
  • São Paulo Agora, com os repórteres Eder Traskini e Bruno Madrid, e os colunistas Arnaldo Ribeiro, Tironi e André Hernan;
  • Flamengo Agora, com os repórteres Bruno Braz e Luiza Sá, e os colunistas Mauro Cezar, Renato Maurício Prado e Rodrigo Mattos;
  • Santos Agora, com os repórteres Gabriela Brino e Lucas Musetti, e o colunista Marcelo Hazan;
  • Vestiário do Posse de Bola, que reúne canal que reúne Tironi, Arnaldo, Mauro Cezar e Juca Kfouri, do programa Posse de Bola, com bastidores, informações e comentários sobre o futebol nacional e internacional.

Guia de compras

UOL Splash

Notícias

  • Cafezinho UOL News, que traz bastidores e informações do programa UOL News, com Fabíola Cidral e Diego Sarza;
  • Plantão de Notícias, que será alimentado apenas com grandes notícias, focando nas informações que para que o leitor tenha acesso a todos os detalhes sobre os assuntos que importam.

Leia também: The Conversation e a ciência no Brasil

Série sobre o Notícias Populares estreia em 29 de setembro

Luciana Paes interpreta a jornalista Paloma, contratada para "modernizar" o NP

Vai ao ar em 29/9 o primeiro episódio de Notícias Populares, série ficcional que resgata casos famosos e polêmicos do “NP”. O jornal do Grupo Folha, que circulou em São Paulo entre outubro de 1963 e janeiro de 2001, ficou famoso por suas manchetes violentas, sensacionalistas e de cunho sexual.

Criada pelo jornalista André Barcinski e pelo cineasta Marcelo Caetano, a atração marcará os 25 anos do Canal Brasil. Serão sete episódios baseados em casos que viralizaram na época, como os do nascimento do bebê diabo no ABC Paulista, o bando de palhaços assaltantes e a rebelião de prostitutas.

“Trabalhei no NP no início da década de 1990 e a ideia de fazer algo baseado nele sempre existiu”, conta André Barcinski. “Vi no jornal uma escola muito grande de jornalismo popular. É uma história que me fascina. Nenhum outro veículo do país tem uma trajetória tão rica quanto a do NP, que supera até mesmo as manchetes sensacionalistas que estamparam suas capas. O jornal abriu minha cabeça e tirou muitos jornalistas da bolha”.

A história central se passa no início dos anos 1990, quando o jornal está em crise e sofrendo críticas pelo teor sensacionalista. Para melhorar sua imagem é contratada Paloma (Luciana Paes), uma jornalista que só existiu no papel, e que atuava como correspondente em Paris de um dos maiores jornais do Brasil.

Luciana Paes interpreta a jornalista Paloma, contratada para “modernizar” o NP

Para Caetano, que também dirigiu a série, o fato de Barcinski ter trabalhado no NP, ajudou muito no entendimento da dinâmica da redação e dos métodos de investigação da época. “Tentei traduzir os irreverentes e incorretos anos de 1990, em uma linguagem interessante para o público de hoje”, afirma.

Na busca pelas histórias foram realizadas pesquisas em mais de 1000 exemplares do jornal e várias entrevistas: “Entrevistamos, entre outros, Paulo César Martin, que era editor de esportes e um grande colecionador de ‘causos’ da redação, a jornalista Laura Capriglione, que foi editora do jornal e o Conceição, que era fotojornalista do NP e fez oficinas para os atores, além de fazer uma participação especial no primeiro e no segundo episódios”, conta Caetano.

Além de Luciana Paes, também fazem parte da produção os atores Ana Flávia Cavalcanti, Ary França, Rejane Faria e Bruna Linzmeyer. Os episódios inéditos vão ao ar sempre às sextas, às 22h30.

* Com informações do GShow.

Rafael Kaczala é o novo CEO do Grupo Lance!

Em reformulação desde junho, com diversas novidades em sua linha editorial e no modelo de negócios, o Grupo Lance! anunciou nesta semana a contratação de Rafael Kaczala como seu novo CEO.

Carioca de 38 anos, Kaczala é publicitário formado pela PUC-Rio, com extensão na ESPM, e atuou em empresas como Rádio Globo, Esporte Interativo e, mais recentemente, na Warner Bros Discovery, onde foi diretor de estratégia digital da América Latina. Durante sua passagem pela Warner, Rafael liderou as áreas de projetos comerciais, marketing e novos negócios.

Rafael Kaczala

“Estou muito feliz com a oportunidade de conduzir o Lance! nesta nova era”, destacou o executivo. “Queremos atender às necessidades atuais do torcedor brasileiro, entendendo profundamente seus hábitos, para oferecer conteúdo de qualidade, produtos, serviços e experiências relevantes. Pretendo trazer eficiência, liberdade criativa e inovação”.

The Conversation e a ciência no Brasil

Começou a operar este mês o portal de ciências The Conversation Brasil, após cinco anos de preparação. O canal é voltado para divulgar o andamento das últimas pesquisas científicas, as opiniões sobre os temas mais relevantes da contemporaneidade e notícias importantes do meio acadêmico.

O conteúdo é produzido por pesquisadores de instituições científicas do Brasil – com a curadoria de acadêmicos capitaneados pelo professor da USP Jorge Felix e o suporte editorial de uma equipe de jornalistas profissionais, inteiramente dedicados a ampliar a capacidade de penetração desse conteúdo entre o público não especialista.

A equipe editorial é formada pelo editor-chefe Daniel Stycer e pelos jornalistas Paulo Mussoi, Iasmim Amiden, Cesar Baima, Luciana Julião e Eliabe Figueiredo.

Criado em 2011 na Austrália, com o lema Rigor acadêmico, estilo jornalístico, The Conversation procura evitar a superficialidade muitas vezes encontrada nas notícias de jornal, e o aprofundamento hermético que vemos nos papers científicos tradicionais. Pretende, assim, ser compreendido por um público muito além da comunidade científica, mas sem perder a precisão. Atualmente, o portal conta com filiais em oito países; o Brasil passa a ser o nono, e o primeiro em português.

O alcance é global: são cerca de 20 milhões de leitores que acessam todos os dias as diferentes versões do site, e outras 40 milhões de pessoas com acesso diário ao conteúdo, por meio de republicações em cerca de 20 mil veículos parceiros. O conteúdo é publicado sob a licença Creative Commons, e assim, todo o conhecimento pode e deve ser reproduzido livremente, desde que com os devidos créditos.

Tribunais superiores lançam 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário

Os Tribunais Superiores do Brasil uniram-se para criar o 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, com o objetivo de valorizar o trabalho da imprensa na defesa da democracia e no combate à desinformação. A iniciativa é de Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM).

No evento de lançamento do prêmio, Rosa Weber, atual presidente do STF, declarou que “o jornalismo independente, livre e profissional é o maior e o melhor aliado no combate à desinformação, ao discurso de ódio e à intolerância”.

O prêmio terá cinco eixos temáticos (STF, TSE, STJ, TST e STM), cada um deles com quatro categorias: Jornalismo impresso ou online, Vídeo, Áudio e Fotojornalismo. É possível inscrever apenas um trabalho por categoria, e em no máximo três eixos temáticos.

As inscrições começam nesta segunda-feira (18/9) e vão até 12 de janeiro de 2024. Podem ser inscritos trabalhos veiculados de 8 de janeiro de 2023 a 8 de janeiro de 2024. A cerimônia de premiação será em 24 de abril de 2024, na sede do STJ, em Brasília. Os primeiros colocados receberão um troféu, e os trabalhos classificados de 2º a 5º lugares receberão certificados assinados pelos presidentes dos tribunais.

A Agência de Notícias Brasil-Árabe completa 20 anos e reformula site

A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), responsável pela cobertura da relação do Brasil com países árabes, completa 20 anos neste domingo (17/9). Criada em 2003 pela Câmara de Comércio Árabe, atualmente é trilíngue e coleciona 11 prêmios de jornalismo.

Nas últimas duas décadas, teve 59 mil notícias publicadas e realizou coberturas em 19 países árabes: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Sudão, Síria e Tunísia.

Este ano, além de promover a reformulação do site, com novo design, pretende ingressar na comercialização do mercado de anúncios e conteúdos patrocinados. No momento, a agência utiliza os espaços apenas em ações estratégicas da Câmara Árabe.

“É um novo papel que se tangibiliza e que as empresas árabes e brasileiras poderão utilizar como estratégia para construção das suas marcas no outro mercado”, afirma Silvana Gomes, diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe.

A ANBA cobre a diplomacia entre os países, entendimentos de governos, ações comerciais de uma região em direção a outra, fatos ligados ao comércio internacional, histórias de empresas brasileiras e árabes, a conexão cultural e imigratória entre as nações e outros temas que permeiam essa relação bilateral.

A agência também lançou um podcast em 2020, o ANBA Cast, atualmente quinzenal e em português. Com 130 episódios, foca em trazer insights de mercado, informações e debates úteis para os exportadores brasileiros.

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