A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) anunciou os vencedores do Prêmio SIP 2023. O Brasil, com o portal Metrópoles e o jornal O Globo, faturou nesta edição duas das 14 categorias do concurso.

Com o especial Ouro Líquido: produção de dendê explora populações negras e indígenas no Brasil, de Rebeca Borges, o Metrópoles venceu em Cobertura de Notícias em Internet. A publicação já havia faturado essa mesma categoria em 2020 e com o troféu deste ano chega ao seu quarto Prêmio SIP. Antes, conquistou os prêmios de Meio Ambiente, em 2019, e Reportagem em Profundidade, no ano passado.

Reportagem especial “Ouro Líquido” faturou o Prêmio SIP na categoria “Cobertura de Notícias em Internet”

Já o jornal O Globo foi o vencedor em Fotografia, com o trabalho Mutilados, de Marcia Laurene Foletto. A série mostra a vida de pessoas amputadas, sobreviventes da violência armada no Rio de Janeiro. Este também foi o quarto troféu de O Globo na premiação e o segundo em Fotografia, que em 2015 havia sido entregue a Sebastião Salgado por uma série de fotos sobre os Yanomâmis. A publicação também ganhou em Jornalismo Investigativo, em 2004, e Cobertura Jornalística, em 2008.

Luis Rodrigo Costa, de 11 anos, teve a mão arrancada pela explosão de uma granada em 2016 — Foto: Márcia Foletto

Neste ano, o concurso registrou 1.286 trabalhos inscritos de profissionais das Américas, Caribe e Europa. Além do Brasil, foram premiados trabalhos de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, França, México, Panamá, Peru, Porto Rico e Venezuela.

“Os trabalhos vencedores reafirmam a força, a relevância, a diversidade e a modernidade do jornalismo comprometido com os direitos dos cidadãos, a qualidade de vida e as liberdades”, afirmou a presidenta da Comissão de Prêmios Leonor Mulero. “Com estes prêmios, a SIP reitera sua firme defesa da liberdade de expressão e do direito à informação através do exercício do jornalismo independente”.

A cerimônia de premiação será em 11 de novembro, durante a Assembleia Anual da SIP, que neste ano acontecerá na Cidade do México. Os vencedores receberão, além de diploma, um prêmio de U$ 2 mil.

Confira a relação completa de premiados no site da SIP.

Mexicana Carmen Aristegui recebe GP de Liberdade de imprensa

Carmen Aristegui

Além das reportagens premiadas nas 14 categorias regulares do concurso, a Sociedade Interamericana de Imprensa concedeu à jornalista mexicana Carmen Aristegui o Grande Prêmio de Liberdade de Imprensa 2023, a mais alta distinção concedida pela organização.

Segundo os comitês Executivo e de Prêmios da entidade, “Aristegui se destaca por seu compromisso e coragem ao longo de sua carreira jornalística e que, no ano passado, apesar das adversidades, elevou os padrões da liberdade de expressão no México”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments