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Programa de tevê da Folha de S.Paulo estreia em 11/3

Com entrevistas e reportagens, participação de colunistas, humor e música, a Folha de S.Paulo estreia em 11/3, às 20h, na grade da TV Cultura, o programa semanal TV Folha, que vai refletir na televisão parte do conteúdo das suas edições de domingo e 2ª.feira.

Conforme Jornalistas&Cia adiantou na edição 831, as conversas entre o jornal e a emissora remontam ao início do segundo semestre de 2011 e se deram simultaneamente a outras com Grupo Estado (Estadão) e Editora Abril (Veja), também convidados a levar para a tela da Cultura projetos editoriais de sua própria produção.

O objetivo da emissora é fazer do domingo um dia rico em jornalismo. TV Folha terá duração de 30 minutos e conteúdo editorial de responsabilidade exclusiva do jornal, com edição de Fernando Canzian.

Mário Sabino revê decisão de integrar equipe da CDN

O ex-redator-chefe de Veja Mário Sabino, que havia aceitado convite da CDN para integrar seu corpo diretivo como vice-presidente associado, comunicou à agência, nesta 5ª.feira (1º/3), que reviu sua decisão e que se dedicará a outro projeto profissional, de um dos convites que havia recebido simultaneamente quando decidiu deixar a revista. Em função disso, já se desligou da agência e trilhará outro caminho, conforme informou João Rodarte, presidente da CDN, a este Portal.

Ugo Braga é o novo porta-voz do Governo do DF

Ugo Braga aceitou convite de Agnelo Queiroz e assumiu há cerca de duas semanas o cargo de porta-voz do Governo do Distrito Federal, com status de secretário de Estado. Segundo ele, o governador, preocupado com a imagem do Governo, quer reforçar a comunicação, dando mais clareza, simplicidade e transparência ao trabalho.

Braga atuava na assessoria do senador Gim Argello (PTB-DF) por meio de sua empresa, a UB.Com, agora desativada. Com a rescisão do contrato, o senador contratou Thiago Vasconcelos para sua assessoria de imprensa. No GDF, Braga divide o trabalho com a secretária de Comunicação Samanta Sallum, que passa a se dedicar à Comunicação Institucional. Além de porta-voz, ele também atua no atendimento à imprensa.

Aos 38 anos, Braga foi repórter do Jornal do Commercio (PE) e passou por Jornal do Brasil, Estado de Minas e Correio Braziliense, revistas Época e IstoÉ, além de ter sido comentarista de economia nas tevês Alterosa e Brasília. Foi chefe da assessoria de imprensa da Liderança do Governo Lula na Câmara e trabalhou na assessoria da Presidência do Senado. Ele atende pelo 61-3425-4730.

Fernando Gabeira retoma de vez o jornalismo

Depois de assinar contrato com o Diário do Comércio de São Paulo, do qual passou a ser repórter, e de ter fechado com a Bandnews TV para ancorar o programa semanal de entrevistas Capital Natural, Fernando Gabeira retoma de vez seus afazeres de jornalista, agora na Band Rio. Há duas semanas, estreou na tevê, no RJ Acontece, jornal diário da manhã, comentando assuntos do dia. Na BandNews FM, participa desde esta 2ª.feira (27/2) do noticiário da manhã, ancorado por Ricardo Boechat. Também esta semana passa a assinar, no gratuito Metro Rio, uma coluna semanal sobre variedades, fatos da cidade, manobras da política mundial e preservação ambiental.

Brasil Econômico anuncia mudanças em seu staff editorial

Março se inicia com algumas mudanças relevantes na redação do Brasil Econômico. Duas peças-chaves para a montagem da equipe e lançamento do jornal em 2009, Costábile Nicoletta, diretor-adjunto de Redação, e Thais Costa, editora-executiva, despediram-se oficialmente da empresa nesta 4ª.feira (29/2). Ambos haviam sido também contemporâneos de Gazeta Mercantil, jornal em que Thais (thcosta@gmail.com) por muitos anos cobriu o setor de TI/Telecomunicações. Costábile (costabile.nicoletta@gmail.com) esteve também em veículos como Estadão, Valor Econômico e Meio & Mensagem. Junto com eles, sai o colunista Paulo Vieira Lima (paulo_vieira_lima@yahoo.com.br), titular da Poder de Compra, que, publicada desde o início, foi agora descontinuada. Não foram cortes de vagas, embora a questão financeira tenha pesado na decisão, conforme lhes foi informado. Ao contrário, o jornal, segundo informou Jornalistas&Cia na edição desta semana (835), não só está substituindo os que saíram ou vão sair como criou três novas vagas. Entre os que chegam está Adriana Teixeira, que foi 14 anos do Diário Popular/Diário de S.Paulo e que vinha nos últimos meses dedicando-se à área de Comunicação Corporativa. Será editora-executiva, mesmo cargo que ocupou nos últimos anos de Diário. Além dela, foram contratados Rachel Cardoso, como sub de Empresas; Gabriel Ferreira (ex-Exame PME e revista Distribuição) e Gabriel Navarro (vindo de Época Negócios Online e que foi anteriormente de Grupo Estado e Meio & Mensagem), repórteres de Empresas; Chrystiane Silva (de saída da Você S/A e com passagem por Veja), repórter de Brasil; Marília Almeida (ex-DCI e que estava no Jornal da Tarde), repórter de Finanças; e Alexandre Rezende (ex-Folha e que também atuou como frila de Veja, Bravo, Arquitetura e Construção e Casa Claudia), repórter fotográfico. 

Revista aborda negócios no Brasil para canadenses

Lançada no Canadá em 2010, a revista Discover Brazil é a “menina dos olhos” da carioca Leila Monteiro Lins, que acumula 25 anos de carreira em Comunicação, sendo 12 deles no país norte-americano.

Com tiragem de 10 mil exemplares circulando em Toronto, Montreal, Calgary e Vancouver – além da versão online ? a revista apresenta aos canadenses oportunidades de negócios, turismo e curiosidades sobre a cultura brasileira. Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Leila fala sobre a experiência de escrever sobre o Brasil para estrangeiros, carreira e sua decisão de mudar-se para a América do Norte.

Portal dos Jornalistas – Como surgiu a ideia de uma revista sobre o Brasil para o público canadense?

Leila Monteiro Lins – Em 2010, lancei a Discover Brazil com o objetivo de criar um elo entre os dois países. Após mais de 25 anos trabalhando como jornalista em diferentes veículos de comunicação tanto no Brasil como no Canadá, identifiquei a falta de conhecimento e, ao mesmo tempo, a curiosidade da sociedade multicultural canadense sobre o Brasil. Para atender a esta carência de informação nasceu a Discover Brazil.

PJ – Como é a receptividade dos canadenses em relação ao Brasil?

LML – Lembro que quando cheguei a Toronto pouco se falava sobre o Brasil. Após quase 12 anos por aqui, posso dizer tranquilamente que o quadro está mudando. Um exemplo concreto é a grande participação dos canadenses em eventos brasileiros como Brazilfest, Brazilian Day, workshops sobre as oportunidades de negócios e festivais de cinema brasileiro, que acontecem anualmente. E eles ainda caem na folia durante o carnaval!

PJ – A equipe da Discover Brazil é formada exclusivamente por brasileiros que moram no Canadá?

LML – A equipe é global, composta por brasileiros e canadenses. Temos jornalistas brasileiros morando no Canadá, nas cidades de Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa, assim como colegas morando no Brasil, em diferentes Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Contamos ainda com a colaboração de canadenses, que nos ajudam na revisão final das reportagens. Eu me sinto muito motivada a continuar nesta empreitada pelo fato de o grupo estar bem empolgado com a proposta da revista.

PJ – Além da revista e de sua empresa de Comunicação, você também é comentarista da Radio Canada International. Tem predileção por alguma dessas atividades?

LML – Na mesma época em que abri a filial da minha empresa no Canadá, recebi o convite para ser correspondente em Toronto. Fiquei muito empolgada com a chance de trabalhar numa rádio de informação e cultura que aborda a vida no Canadá e as relações entre brasileiros e canadenses. Por meio da rádio tive a oportunidade de desenvolver um número enorme de contatos, que me possibilitaram abrir a LML, realizar eventos importantes, como o festival Viva Cinema Brasil, além de lançar a Discover Brazil. As atividades de Jornalismo, Relações Públicas e Marketing que desenvolvo se complementam, seja na produção da revista, realização de eventos ou mesmo na minha atuação como correspondente da Rádio Canadá.  Tenho um prazer enorme em realizar cada uma dessas atividades, mas preciso confessar que a revista é o meu “baby”.

PJ – De onde vem seu interesse pelo Jornalismo?

LML – Desde pequena eu demonstrava uma grande habilidade pela escrita. Venci o meu primeiro concurso no Colégio Stella Maris com o poema Subindo Tudo Consegui. Já na adolescência, participei de dois concursos promovidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. O primeiro ganhei junto com um colega. No ano seguinte decidi participar do mesmo concurso e para minha surpresa ganhei novamente, desta vez sozinha. A partir dessas experiências entendi que a área de Comunicação Social me daria a realização que tanto procurava. Sou formada pela PUC do Rio de Janeiro em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade, e pós-graduada em Marketing pela PUC-IEC, em Minas Gerais. Trabalhei como jornalista e relações públicas, em assessoria de imprensa, planejamento e organização de eventos, produção e edição de jornais e revistas, e desenvolvimento de estratégias de comunicação. Em 1996 abri a LML Comunicação e Marketing, em Belo Horizonte. Quatro anos depois decidi realizar o meu sonho de morar no exterior desenvolvendo projetos na minha área.

PJ – Por que você decidiu sair do Brasil para morar no Canadá? Como tem sido essa experiência?

LML – A minha decisão de mudar para o Canadá aconteceu devido a uma busca constante por desafios, que sempre me impulsiona em direção ao desenvolvimento de novos projetos. O Canadá surgiu na época como uma boa oportunidade para a realização de ideias que eu há muito tempo tinha em mente. Mudei-me em fevereiro de 2000 e durante os primeiros anos atuei como repórter especial de jornais brasileiros e portugueses, produção e locução para rádio multicultural e consultoria para lançamento de novos produtos. Em 2004 decidi abrir uma filial da LML em Toronto. Foi então que passei a atuar em assessoria de imprensa e organização de eventos.

Todas as edições de Discover Brazil estão disponíveis em www.discoverbrazil.ca.

Revista L?Officiel retorna às bancas brasileiras

Retorna às bancas brasileiras uma das principais publicações sobre moda e beleza do mundo, a revista L?Officiel, que havia deixado de circular com o fim do contrato da detentora internacional da marca, a Les Editions Jalou, com a brasileira Duetto, em setembro último, após cinco anos de parceria. A marca volta sob os cuidados das Edições Escala-Jalou, com Erika Palomino no comando. A empresa é uma joint-venture entre a Editora Escala e a companhia francesa, com Direção Editorial de Ethel Santaella e Direção Geral de Alessandro Gerardi. Sérgio Amaral (editor-chefe), Tati Cavalin (editora de Moda) e Stephanie Noelle (editora de Beleza), completam a equipe. Eles preveem estrear a publicação neste semestre, assim como o site oficial. Um blog com cobertura da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio já está na rede.    

Jornal de Santa Catarina estreia projeto de filme-reportagem

Está no site do Jornal de Santa Catarina o Mar Além do Azul, projeto experimental produzido pela equipe do jornal que une a linguagem do cinema com a do jornalismo para contar histórias de cidadãos comuns. O curta-metragem conta a aventura de Sidnei Pavesi, um fisioterapeuta de 34 anos, natural de Brusque, que encara o mar da praia do Atalaia, em Itajaí, e aprende a surfar. O projeto, aprovado em 2011 pelo Grupo de Experimentação da RBS, tem duração de cerca de 4 minutos, com tratamento visual e roteiros próprios da linguagem cinematográfica. A produção e roteiro são do repórter Cristian Weiss, imagens do repórter fotográfico Patrick Rodrigues e edição e montagem de Suellen Venturini. Segundo Weiss, criador do projeto, ?o filme-reportagem tem um pouco de jornalismo, pois são histórias, personagens e diálogos reais, mas com uma estética de cinema, uma história com início, meio e fim?.

Congresso em Foco é absolvido em casos de “supersalários”

O Congresso em Foco foi absolvido em 11 ações movidas pelos servidores do Senado, denunciados por receberem supersalários. “O simples fato de se divulgar que determinado servidor público percebe determinada remuneração não é causa de danos morais”?, proferiu o juiz substituto Ruitemberg Nunes Pereira, do 6º Juizado Especial Cível.

E o resultado pode ser ainda mais favorável ao site. Na semana passada, Ruitemberg pediu que todos os 43 processos movidos contra o Congresso em Foco pelos servidores do Senado fossem redistribuídos para ele. Se essa decisão prevalecer, o juiz julgará improcedentes os pedidos de indenização por danos morais de que tratam todas as demais ações.

Além das sentenças proferidas pelo juiz, o Congresso em Foco já obteve outras 16 vitórias. Dois processos foram extintos por erro formal. Outros 13 por não comparecimento dos autores nas audiências de conciliação e um por desistência do autor.

Folha apresenta seus 90 anos em exposição

A Folha de S.Paulo abre nesta 6ª.feira (2/3) a exposição A História da Folha e do País nos últimos 90 anos, que apresenta um panorama da história moderna do Brasil a partir de quatro áreas relevantes do jornalismo: humor, infografia, ilustração e fotografia. Dentre as novidades, uma seleção de charges, incluindo trabalhos clássicos de Belmonte, primeiro chargista do jornal, Angeli, Laerte e Glauco, geração surgida na década de 70, e os da nova geração, entre outros, além de fotos dos mais importantes eventos sociais, políticos e esportivos do País desde 1921 e das 90 capas mais marcantes da Folha nesse período. SERVIÇO Data: De 2/3 até 1°/4. Horário: de 3ª a 6ª, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17 horas. Local: Museu de Arte Brasileira da Faap ? Rua Alagoas, 903. Entrada franca.

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