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quinta-feira, maio 15, 2025

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O jornalismo na tragédia no RS

Willian Bonner (Crédito: TV Globo)

Além de prestarem solidariedade à população do Rio Grande do Sul, abrindo canais para doações, diversos veículos jornalísticos mobilizaram-se para ampliar a cobertura das inundações no Estado. Apresentadores e repórteres deslocaram-se para o RS para cobrir in loco o estrago das chuvas na região, mostrando de perto a catástrofe e o que está sendo feito para combater a crise. Globo, Record, Band e SBT foram alguns dos veículos que enviaram os apresentadores de alguns de seus principais telejornais para ancorar seus programas diretamente do RS.

Na Globo, a âncora Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil, apresentou o telejornal diretamente de Porto Alegre, perto do Rio Guaíba, mostrando o trabalho de uma força-tarefa para resgatar a população local. Ela também mostrou a escassez de recursos e suprimentos para as pessoas afetadas pela tragédia.

Ana Paula Araújo (Crédito: TV Globo)

O programa Encontro também foi apresentado do Rio Grande do Sul. A apresentadora Patrícia Poeta, que nasceu no RS, comandou o programa ao vivo de Porto Alegre, no bairro São João, na zona norte da cidade. Ela contou que a viagem até lá foi difícil, com aeroporto e rodoviária fechados e ruas completamente alagadas. Patrícia e sua equipe desembarcaram no aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, e viajaram cerca de sete horas de carro até chegarem a Porto Alegre. A apresentadora declarou que “voltar para a terra natal, com um cenário desolador como esse, é muito difícil, mas vamos focar, vamos tentar fazer nosso trabalho da melhor forma possível para ajudar meus conterrâneos”.

Patrícia Poeta (Crédito: TV Globo)

Willian Bonner apresentou o Jornal Nacional ao vivo de Porto Alegre. O âncora trocou o tradicional terno e gravata por uma camiseta preta na apresentação do telejornal. Bonner chegou até a capital do Rio Grande do Sul em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele comentou sobre a tragédia: “Neste momento, o drama que o povo está enfrentando é de gravidade incomparável, até porque a previsão da meteorologia é de mais chuva. Não vim sozinho, mas com vários profissionais para nos solidarizar com os gaúchos e também ajudar os colegas da RBS (afiliada da Globo no RS)”. Bonner informou que a Globo doará uma quantia equivalente à viagem ao Rio Grande do Sul para uma instituição que ajuda vítimas das enchentes.

Willian Bonner (Crédito: TV Globo)

Na Record, o âncora Roberto Cabrini apresentou o Jornal da Record de Porto Alegre. O apresentador mostrou um local que está recebendo animais resgatados das inundações. O trabalho de voluntários está sendo feito com base em doações, mas as condições são precárias, com escassez de recursos, incluindo água e ração. A Record também fará uma doação equivalente à viagem até Porto Alegre para alguma instituição que está ajudando na crise.

Roberto Cabrini (Crédito: Record TV)

Na Band, Adriana Araújo também foi deslocada para cobrir o desastre ambiental in loco. E no SBT, a âncora Márcia Dantas, do Tá na Hora, foi até o Rio Grande do Sul. Ela precisou desembarcar em Florianópolis e concluir o trajeto de carro.

Adriana Araújo (Crédito: Band)

Gaúcha de Santa Maria, Iara Lemos, diretora da Free Minds, em Brasília, está desde a semana passada arrecadando fundos para ajudar a população do RS nesses dias de tragédia climática.

Iara Lemos

Ela deixa o número do PIX (61-98255-1860) para doações de qualquer valor, e quase que diariamente presta contas do valor arrecadado bem como do que foi distribuído para a população. “Desde quinta-feira, já atendemos a mais de 1,5 mil pessoas vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Maria e em Bento Gonçalves. Vamos juntos levar nossas doações até Porto Alegre! A situação é desesperadora”, disse.

Sites de notícias receberam 77 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2024, diz estudo

Crédito: pixel8propix/Unsplash

Estudo da Similarweb, plataforma de inteligência e competitividade digital que analisa dados de ecossistemas digitais em 190 países, mostrou que sites de notícias ao redor do globo receberam cerca de 77 bilhões de visitas no primeiro semestre de 2024. O Brasil especificamente registrou uma média 125,8 milhões de visitantes únicos mensais e um score de popularidade de 77,1%.

Os dados foram apresentados no final de abril, durante webinar promovido pela PremiumAds, empresa de adtech, sobre comportamento e tendências de audiência para publishers no Brasil e no mundo. O estudo da Similarweb foi apresentado por Arlei Bueno, senior sales manager da empresa, que destacou também as tendências da indústria news e media no Brasil e no mundo, tecnologias desse setor no País, o perfil e comportamento da audiência e qualificação do investimento.

O estudo traz ainda recomendações aos publishers do setor, destacando, por exemplo, o crescimento dos aplicativos. A Similarweb diz que é importante que os publishers ajustem suas estratégias de distribuição de conteúdo e anúncios. Outro ponto destacado pelo estudo é o combate às fake news, que cresce cada vez mais de deve ser prioridade nos modelos de negócio. Segundo o estudo, a “pulverização e descentralização de tráfego de notícias entre publishers, redes sociais e Google” é benéfica para o setor.

Google News Initiative abre inscrições para programa de aceleração de startups de jornalismo

Google News Initiative abre inscrições para programa de aceleração de startups de jornalismo

O Google News Initiative (GNI) abriu inscrições para a quarta edição do GNI Startups Lab, programa de aceleração voltado para startups jornalísticas. Em parceria com o laboratório de inovação Echos, a iniciativa vai apoiar até 15 empresas de jornalismo para que possam impulsionar seus negócios. As inscrições vão até 2 de junho.

O GNI Startups Lab vai fornecer às startups selecionadas um apoio financeiro de R$15 mil, além de orientação estratégia do Google e da Echos. Nesta edição, o programa é voltado para empresas jornalísticas que estejam em estágio inicial e que atuem na cobertura local.

Durante o programa de oito semanas, sendo uma delas presencial em São Paulo, as startups terão acesso à expertise da Echos e do Google em áreas como engajamento de audiência, modelos de negócio e geração de receita. A ideia é preparar as empresas para que possam expandir seus negócios, elevar a qualidade de seus conteúdos e criar formas sustentáveis de monetizar seu trabalho. No final do programa, as três startups que mais se destacarem receberão um prêmio de R$ 25 mil para impulsionarem o crescimento de seus negócios.

Confira mais detalhes do programa do GNI aqui.

ABF divulga vencedores do Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo

ABF divulga vencedores Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo
Crédito: Keiny Andrade/ ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou as reportagens vencedoras do Prêmio ABF José Lamônica de Jornalismo. A iniciativa reconhece profissionais de imprensa que se destacaram na cobertura do setor de franquias em 2023.

O primeiro lugar de Mídia Regional foi para Lívia Araújo, do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, com a matéria Ensino de idiomas busca se reinventar no pós-pandemia. Já em Mídia Digital, Márcia Rodrigues, do Portal Mercado & Consumo, destacou-se com o texto Flagships e lojas-conceito de encher os olhos em São Paulo.

Na categoria Jornal Impresso, Kátia Simões, do Valor Econômico, venceu com Expansão acelerada pode pôr em risco a perenidade da rede. Enquanto em Revista, a ganhadora foi Raquel Bocato, pela matéria Da infância à maturidade, publicada na Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN).

As vencedoras receberam um certificado de participação e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6 mil.

Leia também: Jorge Moraes é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2024

Jorge Moraes é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2024

Jorge Moraes é o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva 2024

Jornalistas&Cia, J&Cia Auto e Portal dos Jornalistas realizaram na noite desta segunda-feira (6/5) a cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2024. Jorge Moraes, do UOL Carros, foi eleito o +Admirado Jornalista do setor neste ano.

O segundo colocado foi Tarcísio Dias, que esteve presente entre os TOP 25 nas últimas cinco edições do prêmio. Em terceiro lugar, ficou João Anacleto, de A Roda, eleito o +Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva em 2022. Completam os TOP 5 Soraia Abreu Pedrozo, da AutoData, em 4º lugar, e Thais Villaça, do Jornal do Carro, na 5ª posição.

Na categoria Jornalista Especializado em Duas Rodas, a vencedora foi Karina Simões, de KS1951. Em Jornalista Especializado em Veículo Comerciais, o homenageado foi Pedro Trucão, de Pé na Estrada. E Fernando Calmon, do Webmotors, foi o vencedor da categoria Colunista.

O prêmio também anunciou os vencedores das categorias de veículos. Em Áudio, o primeiro lugar foi para o programa CBN Autoesporte. Na categoria Vídeo, o vencedor foi o programa Acelerados. Em Periódico Especializado, o vencedor foi Quatro Rodas. E em Site, o primeiro lugar foi para o Autoesporte.

Além dos vencedores do prêmio, o +Admirados da Imprensa Automotiva de 2024 homenageou Luiz Carlos Secco, que em 2024 completa 50 anos de atuação como assessor de imprensa no setor automotivo.

Confira a cobertura completa do evento na edição especial de Jornalistas&Cia que circulará na quarta-feira (8/5).

Abraji discute liberdade de imprensa em evento gratuito

Abraji discute liberdade de imprensa em evento gratuito

Estão abertas as inscrições para o evento da Abraji Liberdade de Imprensa no Brasil: Da Constituição à Realidade. Realizado em parceria com a ESPM-SP e a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, a iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A celebração, nesta quinta-feira (9/5), contará com a participação de ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, para debater sobre o tema. Na ocasião, também haverá a divulgação dos resultados do Monitor de Assédio Judicial e um debate sobre desinformação e Inteligência Artificial nas eleições.

Foram convidados para a discussão Cristina Zahar, coordenadora do Comitê de Proteção a Jornalistas para a América Latina, Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, Paulo Talarico, cofundador da Agência Mural, Sérgio Lütdke, presidente do Projor e editor do Projeto Comprova, Juliana Dal Piva, colunista do ICL Notícias e diretora da Abraji, Antônio Rocha Filho, professor de Jornalismo da ESPM, e Katia Brembatti, presidente da Abraji.

A apresentação do monitor será feita pela coordenadora do projeto, Letícia Kleim. O evento será realizado das 9h às 12h30, no auditório da ESPM em São Paulo (rua Joaquim Távora, 1.240 − Vila Mariana).

A entrada é franca para inscritos no formulário.

Leia também: Textual Comunicação e Abraji firmam nova parceria para o 19° Congresso de Jornalismo Investigativo

Correio do Povo (RS), inundado, continua a cobertura no digital

Desde a última sexta-feira (3/5) o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, suspendeu sua edição impressa. A redação, que funciona no edifício Hudson, no Centro Histórico, e principalmente o parque gráfico, no Quarto Distrito, foram inundados pela cheia do rio Guaíba.

As equipes do jornal responsáveis pela cobertura, não só em Porto Alegre, mas nas regiões atingidas, trabalharam desde as primeiras horas da madrugada de sexta-feira (3/5). Pela dificuldade de locomoção na cidade, as atualizações passaram a ser feitas em home office. A equipe de edição permaneceu na sede até a noite de sexta, quando o prédio foi cercado pela água e teve de ser evacuado.

No parque gráfico, a água atingiu um metro acima do nível da rua. O maquinário do jornal ficou inundado e os motores da rotativa submersos. Não somente era impossível imprimir, como também distribuir o jornal, diante da dificuldade para circular pela cidade.

Desde as edições do final de semana (4 e 5/5) o jornal mantém a cobertura digital em flip, com sinal aberto também para não assinantes, no endereço do acervo.

Mauricio de Sousa cria HQ em homenagem a Ziraldo

Mauricio de Sousa cria HQ em homenagem a Ziraldo

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, publicará uma HQ em homenagem ao cartunista Ziraldo Alves Pinto, falecido em abril deste ano. Mauricio já havia publicado algumas palavras e desenhos em tributo ao pai do Menino Maluquinho, mas desta vez produzirá uma história especialmente dedicada ao amigo de longa data.

A amizade e parceria entre os dois desenhistas esteve presente tanto fora quanto dentro dos quadrinhos. Eles trabalharam juntos nas obras Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica e 5,4,3,2,1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço, ambos escritos por Manuel Filho.

A dupla também já havia atuado em O Maior Anão do Mundo, onde Ziraldo fez o texto e Mauricio ilustrou, e O Reizinho no Castelo Perdido, no qual trocaram de papéis, com Mauricio na escrita e Ziraldo no desenho.

Sem data definida para publicação, mais detalhes sobre a HQ devem ser divulgados proximamente.

Leia também: José Occhiuso, diretor nacional de Jornalismo do SBT, deixa a emissora; Luiz Alberto Weber assume cargo

Em crise, Intercept Brasil promove novos cortes em sua equipe

No total, dez profissionais deixaram a publicação nos últimos dois meses

O Intercept Brasil promoveu há alguns dias um profundo corte em sua redação, atingindo de uma só vez quase 40% de sua equipe editorial. Segundo apurou este Portal dos Jornalistas, deixaram a casa o editor de audiência Emílio Moreno, a diretora de vídeo Luiza Drable, o editor de vídeo Marlon Peter, o editor de arte Rodrigo Bento, o editor sênior André Uzêda, os repórteres Paulo Victor Ribeiro e Carol Castro, e o gerente financeiro Thiago Pilloni.

Vale lembrar que em março a publicação já havia demitido a coordenadora de estratégias e operações Maria Teresa Cruz, e em comum acordo, desligado o editor-chefe Flavio VM Costa, que assumiu novos desafios profissionais como colunista do UOL e como consultor do Alma Preta, onde participará da criação do núcleo investigativo do site.

Em dificuldades financeiras desde que se desligou em 2022 de sua operação nos Estados Unidos, o Intercept vem promovendo há meses uma intensa campanha para captação de recursos através de doações. Segundo a publicação, a mudança no contexto político no Brasil fez com que muitos financiadores filantrópicos também deixassem de contribuir com instituições brasileiras, entre elas o próprio Intercept, impactando diretamente no jornalismo independente.

 

Sindicato acusa “cena de massacre”

Em texto publicado em seu site, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) fez um paralelo entre os cortes no TIB e a reportagem Cena de Massacre, publicada pelo próprio Intercept um ano antes, quando denunciou os bastidores das demissões em massa nas empresas Meta, Twitter, Google e XP.

Segundo a entidade, a publicação “descumpriu um entendimento do Supremo Tribunal Federal, o STF, que em março do ano passado decidiu que casos de demissão em massa devem contar com prévia intervenção sindical, e isso não aconteceu”, e promoveu “demissão coletiva sem comunicação prévia aos representantes dos sindicatos dos trabalhadores e sem propor pacote adicional de indenizações”.

Em nota enviada a este Portal dos Jornalistas, Andrew Fishman, presidente e cofundador do The Intercept Brasil, se disse surpreso com as acusações feitas pelo SJSP, lamentou não ter sido procurado para comentar as acusações e afirmouu qe “comparar a situação de um veículo independente e sem fins lucrativos com demissões em big techs, que sabidamente têm lucros bilionários e violam sistematicamente direitos, mostra má-fé”.

Ele explicou ainda que “todos os direitos trabalhistas foram pagos integralmente e todas as leis aplicáveis foram seguidas” e negou que não houve diálogo da publicação com a diretoria da entidade. “Na reunião, o TIB não foi avisado sobre prazo. Depois – antes do feriado – foi estabelecido um prazo unilateral e curto”, afirmou em nota.

Ainda de acordo com o Sindicato, as demissões tinham como principal objetivo substituir profissionais que eram CLT por PJs, e que dias após as demissões o Intercept Brasil teria publicado um vídeo anunciando caras novas na equipe e informando que seu time editorial havia crescido, o que não seria verdade, levando-se em consideração os recentes cortes. A direção do Intercept não comentou essa acusação.

Confira abaixo a íntegra da nota do Intercept Brasil:

 

Hoje nós do Intercept Brasil fomos surpreendidos com essa publicação no site do sindicato. Não fomos sequer procurados pelo SJSP para comentar as – graves – acusações. Sentimos necessidade de responder porque o SJSP sabe, melhor do que ninguém, o quanto a nossa indústria está em crise. O quanto veículos independentes têm sofrido para se manterem vivos.

Como é de amplo conhecimento público, o Intercept Brasil era, até 2022, ligado ao Intercept dos EUA, e a maior parte do nosso orçamento vinha de lá. Naquele ano, conseguimos convencê-los a não fechar nossa redação, nos separamos, mantivemos os empregos que pudemos, e iniciamos uma intensa campanha de arrecadação para garantir nossa sustentabilidade.

Como é de amplo conhecimento público também, a mudança no contexto político no Brasil fez com que muitos financiadores filantrópicos deixassem de financiar instituições brasileiras – e o jornalismo foi um dos principais impactados. A falta de recursos é um problema coletivo. Além disso, a dependência de plataformas digitais tem derrubado o alcance consideravelmente de veículos de mídia – problema que o SJSP também deve estar acompanhando.

Portanto, uma conjunção de fatores desfavoráveis fez com que os cortes na equipe fossem inevitáveis – para garantir a própria sobrevivência do Intercept Brasil. Os profissionais foram desligados por várias razões, que não cabe detalhar para não expô-los, mas a principal delas é que o Intercept precisou se reorganizar e se reestruturar em várias frentes para manter nossa missão de pé, dentro do curto orçamento que temos hoje. Essencial destacar que todos os direitos trabalhistas foram pagos integralmente e todas as leis aplicáveis foram seguidas. 

Comparar a situação de um veículo independente e sem fins lucrativos com demissões em big techs, que sabidamente têm lucros bilionários e violam sistematicamente direitos, mostra má-fé. 

Importante destacar também que não é verdade que não houve diálogo com a diretoria. Na reunião, o TIB não foi avisado sobre prazo. Depois – antes do feriado – foi estabelecido um prazo unilateral e curto. Nossa equipe, inclusive, respondeu hoje de manhã avisando que teria uma resposta hoje. Horas depois, vocês fizeram sua publicação.

Ao colocar em xeque o principal meio de sustentabilidade do Intercept Brasil, o SJSP e a Fenaj também ameaçam a sobrevivência do nosso jornalismo que continua vivo e pulsante, com uma equipe brilhante que segue trabalhando incansavelmente. Basta olhar nossas últimas publicações – nunca deixamos de publicar reportagens. 

É lamentável a instrumentalização do SJSP – uma entidade fundamental para o jornalismo, e da qual somos parceiros de trincheira, se prestar a esse papel. Infelizmente, essa má-fé não só prejudica o Intercept Brasil, os profissionais que aqui estão, e a possibilidade de negociações contínuas de boa-fé, mas também a reputação de seus sindicatos – e a sustentabilidade do campo do jornalismo independente como um todo. 

 

Atenciosamente, 

O Intercept Brasil

Ajor comemora seu aniversário com novo site

Ajor comemora seu aniversário com novo site

O site da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) ganhou uma nova versão em comemoração aos três anos de atuação. A reformulação traz um design dinâmico e moderno, visando enfatizar a missão institucional da organização.

Esta é a primeira vez que a página da Ajor passa por uma reformulação desde a sua criação, em 2021. O novo visual não só destaca sua missão, mas também busca evidenciar seus objetivos e atividades essenciais para o fortalecimento do jornalismo brasileiro. Incluindo uma experiência de interação mais aprimorada, ampla e acessível, permitindo que associados usufruam das oportunidades oferecidas para melhorias, tanto institucional quanto financeiramente, de suas organizações.

“Quem acessar a home do site da Ajor a partir de agora vai encontrar rapidamente quais projetos de formação exclusivos para associadas estão com inscrições abertas ou em andamento”, afirma Maia Fortes, diretora-executiva da organização: “Há também oportunidades para o público em geral, oferecidas por parceiros, que a Associação ajuda a divulgar. A praticidade representada no novo desenho expressa e coroa esses três anos de atuação”.

Além de apresentar seu trabalho e de associados de uma forma otimizada, a mudança também proporcionou a possibilidade de filtrar as organizações-membros com base em região, estado, natureza jurídica e formato. Confira o novo site aqui.

Leia também: Em crise, Intercept Brasil promove novos cortes em sua equipe

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