A edição impressa de O Fluminense deixou de circular em 31 de janeiro. Houve negociações para que o site mantivesse a atualização, mas as promessas não foram cumpridas. Assim, O Fluminense online continuou a ser parcialmente atualizado até 4 de março. Depois disso, os funcionários cruzaram os braços, nas palavras de Ancelmo Gois.

Não houve comunicado oficial de que o jornal seria descontinuado, ninguém conversou com os colaboradores. Nenhum deles foi dispensado; saíram os que pediram demissão. Os que permanecem, na maioria, têm muito tempo de casa e, portanto, muito a perder. Mário Souza, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado, foi acionado e, em resposta, ficou de convidar os diretores do jornal para uma reunião de esclarecimentos.

Em 2019, um grupo investidor, atuante nos ramos imobiliário e administrador de shopping centers, adquiriu o jornal do então detentor Alberto Torres. Nesses quatro anos, funcionários alegam que não eram pagos integralmente, mas em parcelas no decorrer de cada mês e, quando o mês terminava, costumava faltar alguma coisa. Nos últimos três meses, esse procedimento se acentuou.

Fundado em Niterói em 1878, por militares, como um jornal de classificados, O Fluminense expandiu-se depois que Torres o assumiu, em 1954, e administrou-o até sua morte, em 1998. Ele investiu no parque gráfico e acrescentou ao grupo editorial, nos anos 1980, a Rádio Fluminense FM, conhecida como A maldita, por privilegiar o rock feito no Brasil e lançar inúmeras bandas de sucesso. São 144 anos de história, coberturas importantes, e abrigo a textos de nomes significativos na imprensa e na literatura, como Euclides da Cunha, Olavo Bilac, Rubem Braga e Marco Lucchesi.

Gilson Monteiro, em seu blog Niterói de Verdade, o define: “O Fluminense sempre foi uma espécie de faculdade prática de jornalistas, formando uma geração de profissionais que ocuparam e ocupam até hoje posições de destaque nos jornais, rádios e TVs de todo o Brasil”. Isso é verdade. Jornalistas&Cia conheceu um antigo diretor do jornal que afirmava que O Fluminense recrutava jovens recém-formados, treinava-os e, quando estavam prontos, era como se os colocasse numa prateleira para que os grandes concorrentes do Rio fossem buscá-los, oferecendo melhores salários e oportunidades.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments