A edição 2022 do Anuário da Comunicação Corporativa, lançada em maio do ano passado pela Mega Brasil, atingiu no início desta semana o recorde histórico de audiência para uma publicação especializada na atividade: 310 mil visualizações em dez meses, segundo dados do Google Analytics.

“É um desempenho que confirma ser o Anuário atualmente uma das principais referências editoriais da comunicação corporativa no Brasil”, diz o publisher Eduardo Ribeiro, lembrando que a publicação mantém um fluxo de consultas permanentes, com picos motivados por ações nas redes sociais, tanto por parte da Mega Brasil quanto dos apoiadores e fontes da publicação.

Marco Rossi, diretor-geral da Mega Brasil, enfatiza a presença do Anuário nos negócios setoriais: “Hoje dificilmente se faz no Brasil uma concorrência para a compra de serviços de comunicação corporativa sem uma consulta à publicação, ao Ranking das Agências, aos conteúdos mostrados, e também para uma avaliação de quais são as empresas protagonistas dessa atividade. O Anuário, nesse sentido, transformou-se na principal vitrine de negócios da comunicação corporativa do País”.

Carros-chefes do Anuário, o Ranking das Agências de Comunicação e os indicadores setoriais são uma construção conjunta da Mega Brasil com o Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, dirigido por Maurício Bandeira. São 13 anos monitorando e analisando o desempenho das agências de comunicação em vetores de mercado, como faturamento, investimentos, nível de emprego, rentabilidade, perfil de atuação, entre vários outros. Bandeira, que tem uma visão privilegiada dessa jornada, por acompanhá-la desde o início, diz que o Anuário, com suas pesquisas, vem comprovando o avanço sistemático e relevante das agências de comunicação no Brasil, e, mais do que isso, a capacitação técnica e de gestão dos empresários do setor: “Nesse trabalho, tem sido possível mostrar que a comunicação corporativa é hoje de fato uma atividade com grande contribuição para o PIB do País, para a geração de empregos, para o pagamento de impostos e para o próprio desenvolvimento da cadeia profissional, hoje muito mais ampliada do que 15, 20 anos atrás. Uma prova inequívoca da maturidade empresarial do segmento”.

Audiência da Edição 2022 do Anuário da Comunicação Corporativa

Vem aí a edição 2023

Nesta semana, a Mega Brasil inicia a produção da edição 2023 do Anuário, que terá seu lançamento digital em 16 de maio. Perto de 80 organizações já confirmaram apoio publicitário à publicação e 222, à Pesquisa com Agências de Comunicação. Além disso, o Anuário conta desde o seu lançamento com o apoio institucional da Aberje e da Abracom.

A equipe editorial, que já está em campo para as várias reportagens que comporão a pauta da edição 2023, é liderada pela editora executiva Adriana Teixeira e conta com os repórteres editores Carlos Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Dario Palhares, Fernando Soares, Luana Ibelli, Martha Funke, Maysa Penna e Renato Acciarto; e com o designer Nilson Santos, da Ponto & Letra.

A direção comercial é de Célia Radzvilaviez, que dá o recado: “Temos ainda alguns dias, não muitos, para incluir novas marcas no projeto. Quem tiver interesse é só mandar mensagem para o e-mail [email protected]”.

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