Em edições digital e impressa, começa a circular em abril a revista Veja Negócios, ponto alto de um projeto editorial de Veja (Editora Abril) focado em conteúdos de economia nacional e internacional, negócios e finanças. O projeto começou em julho de 2023 e já inclui duas newsletters diárias, dois programas de vídeo (Veja Mercado, diário, e Veja S/A, semanal) e uma sub-home no portal de Veja. Esta representa praticamente um novo site dentro do portal de Veja, para expandir a cobertura de economia, negócios, finanças, sustentabilidade, tecnologia, inovação e outros temas afins ao chamado campo dos negócios. VN começa a circular em 26 de abril e no dia 29 haverá um evento, no Palácio Tangará − hotel localizado no bairro Panamby, na capital paulista −, com a entrega de um prêmio para as 100 empresas mais influentes do País, que inclusive será o tema da capa de estreia.

José Roberto Caetano, responsável pelo projeto, conta que, “objetivamente, ele motivou a minha contratação e eu tenho trabalhado nele desde que cheguei, em julho do ano passado. Assumi então a área de Economia de Veja, como redator-chefe (o quarto da revista, que já tinha como redatores-chefes Fábio Altman, Policarpo Júnior e Sérgio Ruiz). A nova revista, Veja Negócios, será o ponto culminante desse projeto. Neste quase um ano, além das newsletters, dos programas de vídeo e da sub-home, fizemos cadernos editoriais especiais temáticos e começamos a planejar eventos − um já foi realizado, em janeiro, em parceria com o Lide, do João Doria Jr. Foi em Zurique, na Suíça, como o nome de Brazil Economic Forum. Obviamente, tudo o que fazemos expande-se também pelas redes sociais, os programas de vídeo são oferecidos na opção podcast etc, de modo que, como não poderia deixar de ser, a frente digital é amplamente explorada”.

Caetano diz que, com VN, volta ao jornalismo de economia e negócios, no qual militou a maior parte da carreira − na Folha de S.Paulo, na própria Veja, na Exame (22 anos e meio) e até na Jovem Pan e na rádio Band News FM, na qual foi comentarista, além de ter trabalhado em editoras e veículos menores, e em comunicação corporativa.

José Roberto Caetano

“É uma volta desafiadora, mas que aceitei com muita honra e alegria, ao receber o convite de Maurício Lima, diretor editorial de Veja, quase um ano atrás”, enfatiza Caetano. “De lá para cá, o trabalho foi crescente, realizado a princípio só com a equipe que encontrei responsável pela entrega semanal das matérias de Economia em Veja e pela cobertura diária no site. A essa equipe, de oito pessoas, liderada pelo editor Amauri Segalla, estamos agora acrescentando duas profissionais: Camila Barros, que veio da Você S/A (revista que a Abril descontinuou, tendo publicado o último número em fevereiro), e Juliana Machado, ex-TC, Exame e Valor, que se integra ao nosso time nesta segunda-feira (11/3)”. A equipe conta ainda com Larissa Quintino, editora assistente; Victor Irajá, colunista do Radar Econômico; Diego Gimenes, repórter e apresentador dos programas em vídeo Veja Mercado e Veja S/A, além dos repórteres Juliana Elias, Luana Zanóbia, Pedro Gil e do estagiário Felipe Erlich.

“Com esse time, totalizando 11 profissionais, eu incluído, já estamos tocando as entregas da semanal Veja, do conteúdo diário do site e das newsletters e vídeos, e preparando a futura revista Veja Negócios, que será mensal. É um time que atua em todas as frentes. Importante dizer também que a revista Veja Negócios, assim como Veja, terá uma tiragem impressa. Obviamente, a grande vitrine será digital, como pedem os tempos atuais, mas, para minha satisfação, como um leitor que ainda tem assinaturas de veículos impressos e gosta da leitura em papel, essa opção está prevista. Estamos trabalhando com afinco, muito animados, para pôr de pé mais esta realização. Contar com a marca da nossa nave-mãe, a Veja, e sua estrutura e penetração consolidada no mercado, eu creio que é uma grande vantagem para essa ousadia de lançar uma nova revista e tudo o mais que está compreendido pelo projeto Veja Negócios”.

Jornalistas&Cia entrevistou Maurício Lima, diretor editorial de Veja, sobre a Veja Negócios. Leia na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments