O coronavírus e os veículos de comunicação − XII

Na comunicação corporativa

Com as empresas preparando-se para voltar ao trabalho de forma presencial, o Grupo Printer Comunicação lança o e-book Comunicação para o Retorno. São orientações para garantir a eficácia da comunicação com os diversos públicos, internos e externos. O conteúdo foi desenvolvido com base na expertise da agência e na análise das tendências de mercado referentes à comunicação corporativa, sobretudo neste cenário de pandemia, adoção de home office e até suspensão das atividades em alguns setores da economia. Confira!

A agência também realiza pesquisa para, a partir do período de isolamento social, saber como a comunicação corporativa está estruturada e se as empresas promoveram inovações para incrementar o diálogo com seus diversos públicos durante a pandemia. Para participar, acesse.

A FAS Advogados e o ProXXIma fazem nesta quinta-feira (28/5) uma live sobre o papel da Comunicação em meio à pandemia do coronavírus, com o objetivo de discutir e entender os novos desafios que o contexto atual traz e qual deve ser o posicionamento de marcas e agências, além de apresentar as tendências de mercado durante a pandemia. Inscreva-se!

Internacionais

A Fenaj convida para a premiação Espírito Indomável, organizada pela All-China Journalists Association (ACJA). A iniciativa busca microvídeos e fotografias que mostrem o cenário na luta contra a pandemia da Covid-19.

O autor da produção vitoriosa e a entidade organizadora mais ativa ganharão uma viagem à China. Interessados devem enviar as produções até 31/5 para fenaj@fenaj.org.br. Os microvídeos deverão estar em formato MP4, em versão horizontal ou vertical, e ter até um minuto, preferencialmente. As fotos devem estar em formato JPG, com uma breve descrição em inglês.

O projeto parte de uma parceria feita pela Fenaj, entre 2018 e 2019, ingressando na Plataforma de Cooperação de Jornalistas da Rota da Seda. A estrutura possibilita organizar a troca de informações e as atividades de intercâmbio. O concurso foi proposto para cooperar com o site da CRI − Rádio Intercontinental da China. (Veja+)

A plataforma de jornalismo colaborativo Host Writer criou uma ferramenta específica para a cobertura da pandemia. Denominada Covid-19 Collaboration Wire, busca a união de repórteres e editores de mais de 150 países, formando uma rede de geração de trabalho e conteúdo jornalístico sobre o tema.

Criada com apoio da nextMedia.Hamburg e do European Journalism Centre, a ferramenta não requer que editores e publishers tenham cadastro no Host Writer. Basta acessar editors.hostwriter.org e preencher o formulário que aparecer. A partir daí é possível fazer uma busca autônoma ou indicar o tipo de reportagem de interesse, em qual país e a quantia que está disposto a pagar.

Para repórteres, é necessário ter conta ativa no Host Writer. O cadastro é gratuito e dá acesso a uma rede de mais de cinco mil jornalistas. Mais informações pelo wire@hostwriter.org. (Com informações do Portal Imprensa)

Outras iniciativas

A Aberje promove na próxima segunda-feira (1º/6), das 18h30 às 19h30,o debate virtual Direitos individuais em tempos de pandemia, que discutirá o desrespeito à quarentena e ao isolamento social por pessoas que não acreditam nas orientações médicas no contexto atual. Para debater o assunto, o evento terá a participação de Renan Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e membro do Conselheiro Consultivo da Aberje. O evento será realizado na plataforma Zoom.

A agência de fact-checking Lupa fez uma parceria com a plataforma Redes Cordiais para compartilhar conteúdo em vídeo com influenciadores digitais. O objetivo é esclarecer sobre as fake news que rondam a Covid-19 e o novo coronavírus. Os influenciadores têm milhões de seguidores em seus canais no Instagram e, assim, transformam-se em importante arma contra a desinformação.

O vírus versus nós

A partir desta edição, reproduziremos charges sobre a Covid-19 publicadas na exposição O vírus versus nós, em cartaz no site da Associação dos Cartunistas do Brasil. A primeira é de Fernandes, chargista do Diário do Grande ABC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *