O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul ajuizou nessa segunda-feira (28/6) uma ação civil pública contra a RedeTV e o apresentador Sikêra Jr.. Na última sexta-feira (25/6), durante a exibição do programa Alerta Nacional, Sikêra atacou uma campanha com a temática da diversidade exibida pelo Burger King, e chamou o público LGBTQIA+ de “raça desgraçada”. Essa foi a segunda vez nos últimos meses que o apresentador usou esse termo para se referir a homossexuais e congêneres.

“Isso é tara em nossos filhos e nossos netos (…) Vocês vão pagar muito caro. Vocês fazem isso porque não procriam. Vocês precisam de tratamento. Vocês querem que a gente aceite essa raça desgraçada”, disse o apresentador.

Sikêra Jr. atacou no Alerta Nacional o público LGBTQIA+: "Raça desgraçada"
Sikêra Jr. atacou no Alerta Nacional o público LGBTQIA+: “Raça desgraçada”

O MPF pediu R$ 10 milhões de indenização na ação, assinada pelo procurador Enrico Rodrigues de Freitas e pela advogada Alice Hertzog Resadori, da Nuances, associação que atua na defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+.

“Além da ameaça constante nas próprias falas, de teor discriminatório e de preconceito, de descabida associação entre a homossexualidade e a prática de crimes associados a pedofilia, estimula a violência contra este grupo, caracterizando discurso de ódio e menosprezo pelo ordenamento jurídico e pelas instituições democráticas”, resumiram os autores da peça.

Vale lembrar que Sikêra também responde a outras ações, como uma por misoginia.

Já doeu no bolso?

Segundo o site Notícias da TV, a fala criminosa de Sikêra já resultou na perda de ao menos três anunciantes de seu programa, enquanto outras empresas estão sendo pressionadas nas redes sociais a fazerem o mesmo.

Entre as marcas que cancelaram o contrato estão a MRV, que também pertence ao empresário Rubens Menin, dono da CNN Brasil, a TIM e a HapVida. Apesar de nunca ter anunciado no programa, o Magazine Luiza comunicou que bloqueou a exibição de anúncios no YouTube nos vídeos do Alerta Nacional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments