Morreu nesta terça-feira (3/8), aos 93 anos, o jornalista, pesquisador e crítico musical José Ramos Tinhorão. Com mais de 25 livros publicados, entre eles História Social da Música Popular Brasileira, As Origens da Canção Urbana e A Música Popular no Romance Brasileiro, Tinhorão também atuou por muitos anos como repórter, produzindo matérias e pesquisas que ajudaram a entender e conceituar o que foi produzido nas últimas décadas.

José Ramos Tinhorão
José Ramos Tinhorão

Natural de Santos, no litoral de São Paulo, Tinhorão mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito e Jornalismo. Ele começou a atuar em veículos de comunicação no começo dos anos 1950 e ao longo dos mais de quatro décadas de carreira no Jornalismo passou por veículos como Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional e revista Veja.

Foi no Diário Carioca, inclusive, que ganhou o apelido de Tinhorão, nome de uma planta venenosa, alcunha que passou a utilizar em sua assinatura a pedido do então chefe de redação Pompeu de Souza.

A informação foi confirmada pela Editora 34, responsável pela publicação da maioria de seus livros, mas a causa de sua morte ainda não foi divulgada.

Em janeiro de 2019 ele sofreu um AVC em casa, que o impediu de continuar suas atividades.

(Com informações do G1)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments