O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a coletiva de imprensa da última quinta-feira (22/6), em Roma, para criticar a falta de visibilidade ao caso do jornalista Julian Assange. O fundador do WikiLeaks enfrenta 18 acusações nos Estados Unidos por revelar informações confidenciais, entre elas, sobre espionagem em outros países, incluindo o Brasil.

Assange está há quatro anos preso em Londres, enquanto espera pela possível extradição aos Estados Unidos, onde poderá ser condenado a até 175 anos de prisão.

Sem ser questionado sobre o assunto, o presidente manifestou sua indignação com a omissão da imprensa: Eu ando um pouco indignado com os defensores da liberdade de imprensa no mundo. Não é possível acontecer o que está acontecendo. A gente tem o Assange preso porque denunciou ao mundo a espionagem americana. Esse cidadão está preso na Inglaterra, vai ser mandado de volta para os Estados Unidos para, quem sabe, pegar prisão perpétua. E eu não vejo nenhuma manifestação da imprensa em defesa da liberdade de imprensa. É inacreditável. Nem o jornal que publicou a matéria que ele publicou defende ele. O nome disso chama-se covardia.”

Lula também declarou admiração pela coragem de Assange e destacou a importância do apoio de jornalistas: “O que o Assange fez merece respeito e elogios de qualquer jornalista da face da Terra. Ele teve a coragem de divulgar que os Estados Unidos faziam espionagem no Brasil com a presidenta Dilma, com a Cristina Kirchner na Argentina, na Alemanha da Angela Merkel. Ou seja, isso foi denunciado. E por conta disso esse cidadão foi preso e vai ser extraditado para os Estados Unidos. E a imprensa está calada. Então é importante que os companheiros jornalistas possam enquanto é tempo tentar pedir pelo menos para soltar o cara e dizer qual foi o crime que ele cometeu.”

 

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments