O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap) decidiu conceder o título de Doutor Honoris Causa ao jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, um dos mais prestigiados do Brasil, atualmente colaborador da agência Amazônia Real. A proposta da honraria foi submetida ao Consun em 23 de setembro de 2019, não por acaso exatamente o dia em que ele completava 70 anos.

Os dois anos de tramitação do processo demonstram o quanto o pedido foi avaliado antes da deliberação. A concessão preencheu os mais exigentes critérios de qualificação dos conselheiros. A deliberação/resolução entrou em vigor na data de sua assinatura, 1º de novembro de 2021.

A honraria é um reconhecimento do meio acadêmico ao também sociólogo e pesquisador que há décadas dá voz aos povos tradicionais, seja denunciando crimes ambientais, seja por seus estudos e pelo profundo conhecimento da Região Amazônica. Com vasta experiência no chamado jornalismo tradicional, Lúcio Flávio sempre demonstrou apreço pelo jornalismo alternativo e ao longo da sua carreira contribuiu com publicações como os jornais Opinião, Movimento, Bandeira 3 e Informe Amazônico. O mais simbólico foi o Jornal Pessoal, que ele publicou quinzenalmente, em Belém, de 1987 até janeiro de 2019.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments