6.9 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Luciana Garbin mistura ficção e história em livro infantil

Luciana Garbin, editora de Produção do Estadão e coordenadora do Labjor Faap, lança neste sábado (25/5), em São Paulo (às 15h, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima – rua Henrique Schaumann, 777, em Pinheiros), Albertinho e suas incríveis máquinas voadoras (editora Letras do Brasil), livro que mistura histórias fantásticas do universo infantil com detalhes da vida do inventor Alberto Santos-Dumont. Nele, Albertinho, Vivi, Pedro e Bartô viajam pelo mundo em quatro máquinas voadoras inspiradas em criações do pai da aviação: o balão Brasil, o dirigível nº 6, o 14 bis e a Libélula – uma brincadeira com Libellule, o outro nome do Demoiselle, considerado a obra-prima do inventor. Quadrinhos de traquitanas espalhados ao longo dos capítulos dão informações históricas sobre Santos-Dumont, assim como a cronologia no fim do livro.   

Luciana destaca que a literatura infantil tem tudo a ver com sonho e imaginação, dois atributos que foram fundamentais na trajetória de Santos-Dumont: “Ele foi um inventor genial e mostrou ao mundo que o Brasil, então um país eminentemente agrícola, também podia se destacar pela ciência. Espero que crianças, jovens e adultos possam conhecer um pouco mais sua história por meio das aventuras de Albertinho e sua turma”.

Para ilustrar o livro, Marcos Müller fez colagens que misturam desenhos feitos à mão com imagens fotográficas recortadas digitalmente e texturas criadas com aquarela, guache e outros materiais. As imagens das máquinas voadoras reproduzem originais da época de Santos-Dumont. “O que mais me fascinou nesse livro foi a oportunidade de aprender sobre um dos nossos maiores heróis e viver parte da aventura que ele viveu”, explica ele, que trabalha como ilustrador no Estadão.   

Exemplares podem ser adquiridos previamente pelo site da editora.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese