O Perfil Racial da Imprensa Brasileira, estudo publicado em novembro do ano passado por este Jornalistas&Cia, apontou que apenas 20% dos jornalistas brasileiros são negros. O número mostra uma clara discrepância com a realidade do País, cuja população negra é de 56,20%, segundo projeções da PNAD/IBGE 2019. Esta sub-representação foi tema do terceiro episódio do especial Subjetividades.

Disponível em vídeo, no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, e nos principais tocadores de podcast, o programa veiculado nesta semana trouxe a apresentadora da CNN Brasil Luciana Barreto. Em bate-papo com Luana Ibelli, apresentadora e coordenadora do #diversifica, hub multimídia de Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da Jornalistas Editora, ela defendeu que a falta de negros nas redações é uma falha estrutural da nossa sociedade, que deixa pessoas negras morrerem e, quando não, dificulta o acesso à educação.

“Histórias ‘heroicas’, de pessoas negras que passaram por muitas dificuldades na vida e no fim venceram, na verdade são constrangedoras”, afirmou a convidada. “O estado deveria dar condições para que ninguém precisasse sofrer tanto para ascender”.

A entrevista com Luciana Barreto faz parte do especial Subjetividades, iniciativa que reúne seis jornalistas para discutir a diversidade na profissão, sob a ótica em que estão inseridos. No episódio de estreia, publicado em 27/7, Caê Vasconcelos, do UOL, abordou questões relacionadas ao mercado de trabalho e cobertura sobre a temática LGBTQIA+; na semana passada, foi a vez de Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, falar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Jornalismo.

Nas próximas semanas, irão ao ar as entrevistas com:

  • 17/8 – Nayara Felizardo, do The Intercept Brasil (Territórios)
  • 24/8 – Luciene Kaxinawá, da Amazônia Real (Indígenas)
  • 31/8 – Erick Mota, do Regra dos Terços (Neurodivergência).

Em 31 de agosto, uma edição especial de Jornalistas&Cia trará um resumo com as principais discussões levantadas durante os bate-papos.

Vale lembrar que o #diversifica é um dos 15 projetos brasileiros selecionados pelo Programa Acelerando a Transformação Digital, financiado pelo Meta Journalism Project, com o apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Internacional Center for Journalists (ICFJ). Apoiam a iniciativa Rádio Guarda-Chuva, Imagem Corporativa, Énois Conteúdo e Oboré Projetos Especiais, e o episódio de estreia sobre a temática LGBTQIAP+ teve patrocínio do Itaú. Empresas interessadas em associar sua marca podem obter mais detalhes com Fernando Soares ([email protected]) ou Vinicius Ribeiro ([email protected]).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments