O site Periferia em Movimento (PEM) teve sua casa-sede invadida e furtada no final de julho no Grajaú, bairro do extremo Sul de São Paulo. Felizmente, não havia ninguém da equipe no local, mas o ocorrido gerou um prejuízo de mais de R$ 25 mil. Em função disso, o PEM lançou uma campanha de arrecadação de recursos para amenizar o impacto do furto.

Em 27 de julho, pessoas não identificadas pularam o muro da casa-sede, cortaram e removeram cabos de energia, arrombaram fechaduras de portas e furtaram itens de trabalho como notebooks, câmeras, cartões de memórias, carregadores, placa de vídeo, mesa e caixa de som, além de microondas, botijão de gás e outros pertences. O local, além de ser usado para o trabalho do PEM, é também espaço para cursos e oficinas.

“Para nós, que fazemos jornalismo de quebrada no perrengue desde sempre, esse é mais um episódio que demonstra ao mesmo tempo a importância e a vulnerabilidade da nossa atuação jornalística”, diz texto publicado no site. “Precisamos reforçar a segurança física e pessoal para seguir trabalhando a partir das periferias, e assim denunciar as violações e destacar o protagonismo periférico na garantia de direitos em meio às contradições de nosso tempo”.

Thiago Borges, responsável pela gestão de conteúdo do site, explicou que o PEM fez boletim de ocorrência, foi feita uma perícia, mas provavelmente será muito difícil reaver os objetos roubados, pois a casa-sede não tinha câmeras, e já se passaram duas semanas. “O imóvel tem seguro, pode ser até que a gente consiga recuperar parte do valor roubado, mas ainda assim não será suficiente para cobrir o prejuízo. Felizmente, o ocorrido não inviabilizou por completo nosso trabalho, estamos fazendo um rodízio de equipamentos, mas com certeza o dificultou”.

Interessados em ajudar podem fazê-lo através da chave PIX com o CNPJ 42.115.575/0001-08, em nome da Associação Periferia em Movimento, e assinando continuamente o PEM neste link.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments