Com o livro O colecionador das almas sobradas, Eliane Brum é uma das cinco finalistas do Prêmio Ryszard Kapuscinski de Reportagem Literária, uma das premiações mais importantes da Europa na categoria. Ela concorre com Jessica Brudar, Jelena Kostiuczenko, Karolina Sulej e Matilda Vos Gustavsson. É a primeira vez que apenas mulheres disputarão o grande prêmio.

A obra aborda questões atuais, como o custo humano da exploração de recursos naturais, a erradicação de um modo de vida pela Barragem de Belo Monte para aqueles que estão às margens do rio Xingu, e o contraste entre centros urbanos e vilas remotas. O livro traz também a linguagem das pessoas sobre as quais Eliane escreve.

O vencedor do prêmio levará 100 mil zlotys (moeda polonesa), cerca de R$ 133 mil. Os tradutores das obras também receberão uma quantia em dinheiro. No caso do livro de Brum, Gabriel Borowski, que traduziu a obra para o polonês. O vencedor será conhecido em setembro.

O livro dela foi escolhido entre 128 obras de 41 editoras. A grande maioria dos inscritos era de autores poloneses. Ele foi também publicado em inglês e em italiano. Em breve, segundo Brum, uma edição será lançada em Taiwan.

Amazônia

Segundo Guilherme Amado (Metrópoles), Eliane Brum lançará em outubro um livro sobre a Amazônia, pela Companhia das Letras. Na obra, ela fará um “balanço pessimista e dramático da destruição da Amazônia, em especial nos últimos anos”. O título ainda não foi definido.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments