Roberto de Lira lança o dicionário temático Bolsonário – A nova política de A a Z (Alta Books), que reúne os termos que mais marcaram o governo de Jair Bolsonaro e o pensamento conservador que se alastrou pelo País desde as eleições presidenciais de 2018.

Na introdução, Lira descreve o livro como “um dicionário temático sobre a emergente ‘nova política’, centrado na figura e na história do presidente Jair Bolsonaro − bem como nos debates provocados por ele, seus apoiadores e críticos −, que talvez consiga trazer algum esclarecimento sobre como a opinião pública brasileira encontrou respostas e depositou esperanças em um político conservador antes identificado apenas como do baixo clero da Câmara dos Deputados”.

Bolsonário é fruto de uma densa pesquisa, na qual o autor estudou transcrições de discursos, debates e falas em geral de Bolsonaro, além de registrar suas opiniões sobre temas que acabaram retornando durante a campanha e de comparar ideias antigas com atuais para entender onde houve ou não mudança de posição.

A pesquisa resultou em quase 200 verbetes, desde os mais sérios e polêmicos até os mais anedóticos e informais, todos contextualizados e explicados de forma didática. Para Roberto, é essencial conhecer a formação do ideário político de Bolsonaro e seus apoiadores para interpretar e antecipar futuras políticas públicas.

Sobre o autor

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, Lira tem mais de 20 anos de experiência em redações, boa parte do tempo dedicado às mídias digitais. Passou por Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil, Agência Estado e DCI. Atualmente, desenvolve projetos ligados a educação financeira de jovens, adolescentes e adultos não bancarizados.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments