A Jovem Pan divulgou como notícia um vídeo adulterado da apresentadora Fabíola Cidral, do UOL, sobre o ataque do presidente Jair Bolsonaro a Vera Magalhães, da TV Cultura, durante o debate do último domingo (28/8).

No programa Pingos nos Is, a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel comentou um vídeo modificado em que Cidral aparenta ter dito que Vera formulou uma pergunta de propósito para provocar Bolsonaro. Na verdade, Cidral estava se referindo a uma fala da candidata Simone Tebet, e não de Vera Magalhães.

No vídeo original, Cidral diz: “O momento mais quente do debate foi quando Simone Tebet e Bolsonaro se enfrentaram e ela disse ‘eu não tenho medo de você’. Eu vou te confessar uma coisa: eu conversei com ela logo na sequência e ela me falou assim: ‘Eu sabia que ele ia ficar nervoso, eu fiz até de propósito, pra mostrar quem ele é’”. A última frase da apresentadora do UOL foi modificada para parecer que foi dita por Vera.

O vídeo editado foi compartilhado no Twitter pelo influenciador bolsonarista Leandro Ruschel, acompanhado de ataques à jornalista da TV Cultura. Após ser desmentido pelo UOL, Ruschel apagou o conteúdo e publicou: “Erramos. Na verdade, ela (Fabíola Cidral) se referia à provocação da candidata Simone Tebet a Bolsonaro”.

Procurada pelo UOL, a Jovem Pan declarou que vai fazer uma retratação na edição desta terça-feira (30/8) do programa Pingos nos Is, a partir das 18h, com a informação correta sobre o vídeo.

Vera entrou em contato com a direção da Jovem Pan para exigir que a retração seja feita pela própria Ana Paula Henkel, que propagou a fake news: “Exigi que a retração venha da mesma pessoa nos mesmos moldes que ela fez a crítica que ela colheu no submundo bolsonarista, que ela colheu em grupos de mensagem, que ela deve achar que é nesse tipo de lugar que se pratica jornalismo”, disse a jornalista da TV Cultura ao UOL.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments