Um repórter da Rádio Itatiaia foi agredido dentro de uma delegacia de polícia de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso ocorreu enquanto o jornalista apurava denúncia de que o policial Renan Henrique de Paula, candidato a deputado federal pelo PMN, tinha sido acusado de importunar sexualmente uma menina de 13 anos.

Segundo a Polícia Militar, durante uma tentativa de entrevista, o policial começou a discutir com pessoas presentes na delegacia. O repórter iniciou uma gravação com o celular e foi abordado por Renan, que jogou o equipamento do jornalista no chão, na frente de outros policiais. Em seguida, pegou o celular do repórter, apagou a gravação e se trancou no banheiro. Ao tentar reaver o aparelho, o jornalista da Rádio Itatiaia foi agredido com um soco no estômago pelo policial.

“Em nenhum momento o agressor foi contido, detido, preso ou autuado em flagrante”, destaca a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O repórter tentou fazer boletim de ocorrência na própria delegacia, mas não conseguiu e teve que procurar uma base da PM para fazer a ocorrência. Ele também solicitou acesso às imagens da câmera externa da delegacia, que mostram o momento em que foi derrubado, mas não conseguiu.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG) repudiou a agressão, “que, infelizmente, tem se tornado regra já que não há nenhuma ação efetiva por parte do estado para coibir esse tipo de violência. Nem mesmo dentro de uma delegacia um jornalista está seguro. O SJPMG exige apuração imediata desse fato e que, não só o agressor, mas também os agentes do estado que assistiram a violência sem agir para impedir, sejam investigados e punidos”.

A Radio Itatiaia também repudiou o ocorrido, reiterando que “não vai se calar, se intimidar por nenhum tipo de ameaça”. E a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que “não tolera quaisquer desvios de conduta de seus servidores, e que um procedimento disciplinar será aberto na corregedoria para investigar os fatos”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments