José Henrique Mariante assumiu em 10/5 o cargo de ombudsman da Folha de S.Paulo. Ele substituiu a Flávia Lima, que na mesma data se tornou editora de Diversidade do jornal. Com mandato de um ano, renovável, Mariante será o 14º profissional a exercer a função, criada 1989. A primeira coluna dominical do novo ombudsman será publicada em 30 de maio.

Na Folha desde 1991, Mariante entrou no jornal por meio do programa de trainee. Em 30 anos, exerceu diversos cargos, entre eles os de repórter, editor de Esporte e secretário-assistente de Redação (em dois períodos diferentes). Ultimamente, era o responsável pela edição da versão impressa do jornal.

“Sempre li a Folha, e ao ver um anúncio no jornal um dia eu me inscrevi no programa de treinamento”, relembra Mariante, que curiosamente não era formado em Jornalismo quando foi aprovado no processo seletivo, mas sim em Engenharia de Produção, pela FEI. “A Folha sempre deu oportunidade para quem não tinha a formação tradicional de jornalismo”.

José Henrique Mariante - Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
José Henrique Mariante – Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

Entre seus principais desafios, será responsável por analisar e criticar o trabalho da Folha em um momento de profunda transição pela qual passa o jornalismo no Brasil e no mundo. “Passamos por uma transformação de negócio e por uma rápida mudança tecnológica, tudo muito abrupto. Não só nós, a Folha, ou mesmo o jornalismo. É o mundo todo passando por isso. Temos milhões de pessoas que se acham jornalistas, e que têm direito a isso, mas ao mesmo tempo não querem seguir os manuais, as regras, as leis do bom jornalismo”, diz.

Ele prevê ainda que o cenário para os profissionais de imprensa seguirá tenso nos próximos meses. “Hoje em dia o puro exercício do jornalismo assemelha-se a um conflito. Você sai para a rua com receio do que possa acontecer. Temos vários exemplos de assédio e abuso. Batemos recorde de jornalistas agredidos, física ou moralmente”, afirma.

Antes de Mariante e Flavia Lima, atuaram como representantes dos leitores Caio Túlio Costa, Mario Vitor Santos, Junia Nogueira de Sá, Marcelo Leite, Renata Lo Prete, Bernardo Ajzenberg, Marcelo Beraba, Mário Magalhães, Carlos Eduardo Lins da Silva, Suzana Singer, Vera Guimarães e Paula Cesarino Costa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments