Patrícia Paixão

    Patrícia Paixão nasceu em primeiro de abril de 1976. É formada em Jornalismo pela UMESP, Universidade Metodista de São Paulo, e obteve o Mestrado pela mesma instituição, na área de Comunicação Social, com linha de pesquisa em Marketing Político. Também é radialista, pelo SENAC/Bauru.

    Começou a trajetória no jornalismo como repórter no Portal IG no início do ano 2000, quando do lançamento do portal. Surgiu uma oportunidade e ela migrou para o portal argentino OSITE em 2001, também como repórter. Ainda em 2001, começou na Agência Folha e ficou na reportagem da agência da Folha de S.Paulo até 2003.

    Trabalhou no Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Delegacia Sindical de São Paulo), em 2003, assumindo o cargo de gerente de comunicação.

    Passou em 2005 a atuar na Presstexto Assessoria de Imprensa, como assessora de imprensa. Na Revista Professional Publish foi editora. Começou em 2006 e deixou a redação da publicação no início de 2007.

    Ao todo são mais de 15 anos de experiência na área jornalística.

    Além da experiência jornalística, desde 2006 atua como professora universitária do curso de Jornalismo, tendo passado por diferentes instituições de ensino superior. Da trajetória acadêmica, relata: “comecei na UNIBAN Brasil (Universidade Bandeirante de São Paulo – atual Anhanguera Educacional), onde também fui coordenadora do curso de Jornalismo. Depois lecionei na FIAM/FMU (em 2012) e fui professora e coordenadora do curso de jornalismo da FAPSP (Faculdade do Povo). Lá também coordenei o MBA em Comunicação Organizacional Integrada”.

    Na área editorial foi organizadora de dois livros na área jornalística. O primeiro livro foi desenvolvido com os alunos da Uniban Brasil e o segundo com os da Faculdade do Povo – FAPSP. O Jornalismo Policial: Histórias de quem faz foi lançado em 2010 pela editora In House. Traz 17 entrevistas exclusivas com jornalistas policiais brasileiros debatendo a atuação dos profissionais nesse tipo de cobertura.

    E o Mestres da Reportagem apresenta 30 entrevistas com grandes nomes da nossa reportagem entre eles, Sônia Bridi, Percival de Souza e Eliane Brum, além de José Hamilton Ribeiro que também assina o prefácio. O livro foi apresentado no programa Faustão conferindo na obra a participação dos gurus do jornalismo brasileiro.

    A trajetória iniciada em 2000 rendeu à Patrícia Paixão prêmios e reconhecimentos, em parceria com seus alunos. Foi apontada, em 2015, entre as professoras de comunicação mais admiradas da região Sudeste do Brasil, no prêmio Professor IMPRENSA, promovido pela revista IMPRENSA.

    Ainda em 2015, ganhou uma viagem para a Universidade de Navarra, na Espanha, como parte do 10º Prêmio Santander Jovem Jornalista/Semana Estado de Jornalismo, evento promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo e pelo banco Santander (foi a coordenadora do curso de Jornalismo com maior sinergia com os estudantes durante o evento).

    No prêmio Expocom Sudeste, ligado ao congresso acadêmico da Intercom, seis trabalhos dos alunos de Jornalismo da FAPSP, orientados por ela, ficaram entre os cinco melhores de toda a região sudeste do Brasil. São eles: Castelinho da Rua Apa ontem e hoje: uma história de crime, polêmicas e um grito por restauração, na categoria reportagem para impresso (2013); Mestres da Reportagem: A reportagem debatida por seus artífices, na categoria livro-reportagem (2013); Estação Centro: planejamento gráfico e diagramação do jornal-laboratório da FAPSP, na categoria jornal-laboratório (2013); Ocupações do centro de São Paulo, na categoria reportagem para impresso (2014); Projeto de Assessoria de Imprensa para o estúdio Alê Kalaf, na categoria assessoria de imprensa (2014); e Marcelo Canellas, por um jornalismo humanista, na categoria livro-reportagem (2015).

    Em 2016 segue acumulando a atividade de lecionar com a de editora do site Formando Focas, voltado a estudantes de Jornalismo e jornalistas recém-formados de todo o país.

     

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Informações conferidas pela jornalista

    www.formandofocas.com.br

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/patricia-paixao-lanca-em-blog-formando-focas-em

    http://observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/um-tema-pouco-debatido/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1042