Michelle Loreto

    Michelle Loreto de Araújo Pinto, nasceu em Recife, Pernambuco, no dia 27 de janeiro de 1980.  Michelle concluiu o curso de Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP/PE, em 2003.

    No começo da carreira trabalhou para a TV Guararapes, afiliada da rede Bandeirantes no Recife e antes no jornalismo na TV Clube Pernambuco, afiliada da Rede Record, como repórter.

    A experiência na Guararapes lhe permitiu fazer várias reportagens para o Jornal da Band. Uma das mais marcantes foi a cobertura do desabamento do edifício Areia Branca, quando pelo menos quatro pessoas foram soterradas no com o prédio de 12 andares na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife.

    Pela Band foi a enviada especial ao Oriente Médio para cobrir as cerimônias do velório e sepultamento do ex-líder palestino Yasser Arafat, em dezembro de 2005. O avião presidencial brasileiro que saiu de Brasília para pegar o então ministro da Casa Civil José Dirceu que estava em Petrolina inaugurando o aeroporto da cidade. Michelle foi designada pela Band para pegar o avião que fez escala no Recife. “Isso me abriu as portas em São Paulo”, disse ela na época.

    Em outubro daquele ano ela resolveu mudar-se para São Paulo. O talento da repórter aliado à experiência de telejornalismo de rede abriu as portas da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo em São José dos Campos, interior paulista. Era uma contratação temporária de um mês que acabou sendo renovada por mais trinta dias. Depois de fazer uma reportagem ao vivo para o Bom Dia São Paulo, a Globo da capital paulista fez o convite e ela mudou-se para a capital paulista.

    Na Rede Globo, onde permanece, apresenta o quadro da previsão do tempo nos telejornais SPTV, Jornal Nacional e aos Sábados também a do Jornal Hoje.

    Além desses quadros em que tem participação fixa, já apresentou algumas edições do Em Cima da Hora e do Via Brasil, na Globo News.

    Sobre as moças do tempo os comentaristas de televisão advertem “Não se deixe enganar pelas carinhas bonitas que que falam do tempo “tratam de ciclones extratropicais, linhas de instabilidade e zonas de convergência com a mesma naturalidade de outras beldades ao falar de sombra e rímel. Responsáveis pela previsão meteorológica nas emissoras, as garotas do tempo são, hoje, muito mais que meras locutoras graciosas de textos alheios. Escrevem, escolhem imagens, vão à rua e se atualizam em cursos. Tudo isso sem perder a aura de musas” (por por Gustavo Leitão).

    A rotina da jornalista de Michelle começa bem cedo. Ela chega para trabalhar na emissora antes das 4 horas da madrugada. Conversa com o meteorologista-consultor da emissora e redige os textos dos três telejornais que vão ao ar, ao vivo, a partir das 6h15 da manhã. Assim como todos os apresentadores do tempo da emissora, a jornalista faz cursos no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial. Também em 2006 ela fará reportagens sobre os mais diversos assuntos.

    Em julho de 2014 ela segue como titular das informações meteorológicas do Bom Dia Brasil, mas tem um quadro nas segundas-feiras no jornal Hoje, aparece nos dias úteis no Globo Rural e além do mais de vez em quando aparece nos boletins meteorológicos do Jornal Nacional e também do Hoje. Na cobertura da Copa do Mundo no Brasil entrava ao vivo fazendo as previsões do tempo antes das partidas dos jogos.

     

     

    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://twitter.com/MichelleLoreto

    http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2005/12/29/453875/novo-rosto-do-jornalismo-da-rede-globo-e-ex-aluna-da-unicap.html

    http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/mocas-do-tempo-da-tv-driblam-preconceito-entre-ciclones-massas-de-ar-quente

    http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1343982-17665,00-CONFIRA+AS+NOVIDADES+DO+EDICAO+DAS+H.html