Jose Renato Ambrosio

    José Renato Ambrosio, o Zé Renato é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero/São Paulo. Na ESPN Brasil, desde 2008, fez o trajeto como estagiário, editor e repórter.

    Sobre a carreira falou ao Portal dos Jornalistas: “Pela ESPN tive a oportunidade de cobrir os maiores eventos esportivos do mundo (desde finais da NBA, passando pela Copa do Mundo, final da Uefa Champions League, Roland Garros e agora (2016) vou para minha segunda Olimpíada). Claro que ainda estou em começo de carreira, mas estou feliz para onde as coisas andam caminhando”.

    Comandou o blog Zé Renato no site da ESPN Brasil em projeto desenvolvido para os campeonatos de base a partir de 2012. Durante a temporada daquele ano comentou as notícias sobre futebol e postou imagens em vídeo das entrevistas que fez. Na apresentação do blog compartilhou o entusiasmo com o trabalho: “acredita que histórias bem contadas podem fazer a diferença”.

    Foi indicado como finalista na categoria Revelação, pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) e concorreu ao Troféu Ford Aceesp 2013. Os vencedores foram apresentados no dia seis de dezembro de 2013, data em que a entidade comemorou 72 anos.

    Na emissora esportiva da Disney desde 2008, começou como estagiário, virou produtor e segue como repórter – e um dos melhores – do canal, cobrindo tanto futebol nacional e internacional, como outras modalidades como futebol americano e basquete internacional MBA.

    Para a ESPN fez um emocionante especial sobre Kobe Bryant, jogador que finalizou sua carreira no basquete em abril de 2016, depois de vinte anos de jogos e, principalmente, de vitórias no time Los Angeles Lakers. Com aparência muito jovem “um garoto” Zé Renato mostrou a trajetória de Kobe, atleta dedicado integralmente ao time – Lakers –,  como ele evoluiu no jogo e se tornou uma lenda, ao lado de nomes como LeBron James, Michael Jordan, Magic Johnson e garantiu a sua inclusão no hall da fama do basketball. No especial destacou a reverência que o atleta americano faz ao brasileiro Oscar Schmidt.

    “O Especial sobre o Kobe Bryant foi o mais recente que produzi, já fiz outros do tipo, às vezes em formato de série de reportagens, às vezes de um especial único mesmo” falou ao Portal dos Jornalistas.

    E disse também: “Eu gosto muito da nossa profissão pelo que ela tem de intangível, da nossa oportunidade de transformar as pessoas contando histórias e passando informações. A gente pode emocionar, alegrar, surpreender quem nos assiste, nos escuta ou nos lê – e no fundo acho que é isso que eu procuro quando consigo produzir algum tipo de reportagem ou programa especial mais trabalhado”.

    O site Na Telinha  escolheu, em 2015, Zé Renato como um “jornalista para se ficar de olho” e  explicou: “Aliás, matérias especiais são o forte dele e não são poucos os registros de relatos diferenciados e especiais fortes feitos por ele. Tudo isso alinhado à um texto diferenciado, que ao mesmo tempo que tem uma linguagem direta e clara ao telespectador, consegue também ser poético e ressaltar a mensagem que quer passar. 

    Ambrósio já é uma realidade dentro dos canais ESPN.

     

     

    Atualizado em abril/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    http://natelinha.uol.com.br/noticias/2015/02/27/dez-jornalistas-pra-voce-ficar-de-olho-na-tv-em-2015-86133.php

    http://espn.uol.com.br/

    https://twitter.com/jr_ambrosio

    http://www.espn.com.br/blogs/zerenato#1