Eric Cozza

    Eric Cozza estudou Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em SãoPaulo (SP), e se formou em 1995. Cursou masterem Gestão de Empresas de Comunicação pelo Instituto Internacional de CiênciasSociais e Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, Espanha. Émembro do Comitê de Mercado do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica daUniversidade de São Paulo (USP).

     Iniciou suacarreira como estagiário da rádio Gazeta AM (SP). Em paralelo, teve seuprimeiro contato com o universo da construção civil na assessoria decomunicação do jornalista Rubens deAlmeida.

    Ao terminar a faculdade começou uma longa trajetóriana Editora Pini, especializada em construção, engenharia civil e arquitetura. Entroucomo repórter da revista Construção (SP), onde cobria a área de tecnologia. Em1999, assumiu o cargo de editor da publicação. Já em 2000, com o boom dainternet e a forte movimentação no mercado, assumir a direção editorial daempresa.

                Na época, lhe propuseram o desafiode mudar conceitualmente as publicações da editora. As quatro edições regionaisda publicação se tornaram um único título, mensal, rebatizado como ConstruçãoMercado. O primeiro número circulou em agosto de 2001, com mais de 400 páginas.

                Em 2003, foi a vez das revistasTéchne ? A Revista do Engenheiro Civil (SP) e AU ? Arquitetura & Urbanismo(SP) serem reformuladas, tornando-se também mensais. As mudanças provocaram aduplicação do número de assinaturas das publicações e trouxe maior faturamentoà editora.

    Em 2005, lançou a revista Equipe de Obra (SP), quenasceu para apoiar a formação e o treinamento dos profissionais que atuam nasobras do Brasil. Em 2008, separou toda a parte dedicada à divulgação de preçose fornecedores da Construção Mercado e criou um novo título, chamado Guia daConstrução (SP). Ao mesmo tempo, passou a investir na web. O portal PINIwebconta com uma produção diária de notícias, de forma integrada à redação dasrevistas, além de recursos de vídeo e áudio.

    No final de 2011, auxiliou no lançamento de mais umarevista, a Infraestrutura Urbana (SP). Outro aspecto marcante na trajetória deEric Cozza na Pini tem sido a publicação de livros e manuais técnicos.  Na verdade, o jornalista sempre gostou deescrever, contar histórias e destrinchar assuntos novos e desconhecidos.  E ele entende que trabalhar durante tantosanos com jornalismo especializado é fazer um pouco disso todos os dias.

     

    Atualizado por Portal dosJornalistas em 09/2011.

    Fontes: Arquivo ? Jornalistas & Cia.

    Informações de Eric Cozza por e-mail.

    Perfil de Eric Cozza no LinkedIn. http://www.linkedin.com/pub/eric-cozza/2a/751/7ab.Acessado em 22/09/2011.

    Perfil de Eric Cozza no Twitter. http://twitter.com/#!/ERICCOZZA.Acessado em 22/09/2011.

     

     

    Estagiário na Rádio Gazeta AM.