Marisa Boroni Valério

    Marisa Abrantes Boroni Valério nasceu no Rio Grande (RS), faz aniversário em 22 de outubro de 1962. É bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas/RS, Turma de 1982. Concluiu especialização em Marketing, pela FAE Business School, em Curitiba, PR, em 1993. Pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais em São Paulo, obteve o Master em Jornalismo Econômico, em 2009. Finalizou o Master em Gestão de Empresas de Comunicação Socia, em 2011, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), da Universidade de Navarra.

    Começou no Jornalismo em janeiro de 1980 quando ainda cursava o segundo ano da faculdade. O princípio foi repórter do Diário Popular, em Pelotas, RS.

    Em fevereiro de 1984, mudou-se para Campo Grande, MS, indo trabalhar como repórter e chefe de Reportagem da TV Caiuás, passando, em agosto de 1984, a editora da TV Campo Grande e repórter do jornal Correio do Estado.

    Em abril de 1985, estava de volta ao Rio Grande do Sul como assessora de imprensa da Câmara Municipal de Pelotas.

    Entremeando passagens pela imprensa escrita e eletrônica, esteve como repórter e editora da TV Pampa, em Pelotas, RS (1988) e repórter do jornal Indústria & Comércio, em Curitiba, PR (1989).

    Em junho de 1990, foi para a sucursal do Jornal do Brasil no Paraná como repórter. Foi professora em março de 1994, começou a dar aulas na Pontifícia Universidade Católica, PUC/PR de Técnica de Reportagem e Entrevista.

    Em março de 1993, foi para a Copel (Companhia Paranaense de Energia): “Eu entrei na Copel, na assessoria de imprensa, via concurso público, como primeira colocada entre mais de uma centena de concorrentes. Foi o primeiro concurso público para jornalistas que a empresa promoveu. Depois daquele, vieram outros”, disse.

    Em janeiro de 1995, assumiu como diretora de divulgação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Curitiba.

    Por 14 anos na Gazeta do Povo – desde fevereiro de 2001 – grande parte como editora de Economia. É coautora da série de livros Memórias da Curitiba Urbana, editados pela Prefeitura de Curitiba, em 1991 e 1992.

    Em março de 2016 Marisa passou a integrar o time da Talk Assessoria de Comunicação e, ao lado das jornalistas Aline Cambuy e Karin Villatore vai gerenciar as principais contas da agência curitibana especializada em comunicação empresarial.

    Segue também como colaboradora e blogueira na Revista Amanhã, produzindo matérias de economia e negócios do Paraná.

     

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.043

    http://1pg.com.br/marisa-valerio-na-talk/

    https://pt-br.facebook.com/marisa.a.valerio

    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).

     

    Começou no Jornalismo em janeiro de 1980 quando ainda cursava o segundo ano da faculdade, foi repórter do Diário Popular, em Pelotas, RS. Em fevereiro de 1984, mudou-se para Campo Grande, MS, foi repórter e chefe de Reportagem da TV Caiuás, passando depois a editora da TV Campo Grande e repórter do jornal Correio do Estado. Trabalhou em assessoria de imprensa em Pelotas em empresas públicas e privadas, e entremeando passagens pela imprensa escrita e eletrônica, por 14 anos trabalhou no Gazeta do Povo. Passou ao jornalismo corporativo em 2016 na Talk Assessoria de Comunicação.