Jornais brasileiros derrubam paywall em matérias sobre o Coronavírus

Diversos veículos de comunicação retiraram o paywall de matérias que abordam o Covid-19, o Coronavírus. Jornais como a Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo, Nexo e a revista Exame adotaram a prática e passarão a manter esse tipo de conteúdo gratuito aos leitores.

A ação visa a trazer informações relevantes sobre o assunto, incluindo os sintomas e as formas de prevenção, além de reduzir o número de notícias falsas e rumores, que cresceu exponencialmente com a chegada do vírus ao País, e depois que foi considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em nota, a Folha declarou que “as redes sociais estão desde o início da crise do Coronavírus repletas de informações falsas. O jornalismo profissional é antídoto em tempos de fake news e a Folha busca contribuir para que mais brasileiros tenham acesso a notícias confiáveis”. O Estadão e O Globo criaram editorias específicas para cobrir o assunto.

A derrubada do paywall já havia sido adotada por jornais internacionais, como o The New York Times nos Estados Unidos e o The Globe and Mail no Canadá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *