Entra no ar em 2/6 o site Testemunha ocular. Criado pelo Instituto Moreira Salles, reúne imagens produzidas por repórteres fotográficos, além de textos críticos, depoimentos em vídeo e fotos históricas. Com projeto de Flávio Pinheiro – que foi superintendente do IMS entre 2008 e 2020 –, a edição do site coube a Mauro Ventura, e Leo Aversa respondeu pela edição das imagens.

O espaço está dividido em seis seções. A primeira apresenta a produção e trajetória dos repórteres fotográficos cujos acervos estão sob a guarda do IMS, como profissionais que pertenceram aos quadros da revista O Cruzeiro, e mais Evandro Teixeira, Custódio Coimbra e Walter Firmo. Para cada um, há uma página com a biografia, uma amostra de 50 imagens e dossiês bibliográficos.

A seção seguinte traz o trabalho de 44 fotógrafos de diversas regiões do Brasil, e que não integram o acervo do IMS. A seleção inclui tanto veteranos quanto jovens em ascensão, e homenageia dois grandes nomes da imprensa brasileira que faleceram neste ano, Orlando Brito e Erno Schneider. Os profissionais de diferentes estados têm uma página no site, com a biografia e uma seleção de 20 imagens.

O Congresso fechado pelo AI-5, 1968 − Crédito: Orlando Brito

A seção dedicada a fotos históricas, provenientes do acervo dos Diários Associados – adquirido em 2016 – e de outras coleções do IMS, terá um conjunto de imagens acompanhadas de um texto de contextualização. O site publica ainda comentários críticos sobre determinadas fotos, produzidos por acadêmicos e escritores. Mário Magalhães, por exemplo, comenta uma imagem feita em 1976, por Orlando Brito, que registra um tenente do Exército envergando uma braçadeira com a inscrição ‘Imprensa’.

Há também conteúdo em vídeo. Na seção Relance, profissionais contam a história de uma imagem que marcou sua carreira. O núcleo Vida longa traz depoimentos de fotógrafos sobre suas carreiras. O site contará ainda com notícias sobre a fotografia no jornalismo atual, destacando premiações e registros marcantes.

Flávio Pinheiro comenta o projeto: “Os 50 profissionais que mostram seus trabalhos no site foram e são perspicazes observadores da cena brasileira com toda sua diversidade social e regional, de raça e de gênero. Revelam que, apesar do avanço das imagens em movimento, as imagens fotográficas ainda produzem forte impacto e são necessárias para o entendimento da realidade”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments