Imprensa falha ao se comunicar com anunciantes na web

Pesquisa que o Midialinks – plataforma especializada em conectar o departamento comercial dos veículos às agências de publicidade e anunciantes – fez com três mil sites de emissoras de tevê, rádio, jornais, revistas e portais em todo o Brasil revelou que 73% deles não oferecem mídia kit para download com informações essenciais para que as agências usem em seu planejamento de mídia e que quase 80% das empresas jornalísticas sequer deixam um arquivo com a tabela de preços de seus formatos de anúncios.

“Curiosamente, descobrimos que os sites especializados em levar informação aos seus leitores não estão fazendo o dever de casa ao se comunicarem com os anunciantes”, diz Fábio Walker, sócio fundador do Midialinks. “Percebemos que eles não dão informações importantes, como contato, audiência, perfil de público, entre outras, que poderiam ajudar a gerar interesse das agências”. Segundo ele, os resultados evidenciaram também outra falha dos veículos, que em 98% dos casos não apresentam sua equipe comercial nem alguma forma de os anunciantes entrarem em contato com elas.

De acordo com o estudo, 65% das empresas jornalísticas também não divulgam o telefone de seu departamento comercial, preferindo deixar apenas o telefone geral da redação. “Todos esses números demonstram que os veículos que vivem da receita publicitária ainda não assimilaram como os canais digitais podem catalisar a relação e a comunicação com o mercado anunciante”, finaliza Walker. Veja os principais dados da pesquisa.