ICIJ marca data para denúncia coletiva sobre dinheiro em paraísos fiscais

Em nota que postou em seu blog no UOL nesta 3ª.feira (26/3), Fernando Rodrigues informa que a partir das 16h05 do próximo dia 4/4 (horário de Brasília) jornalistas investigativos vinculados ao ICIJ (www.icij.org  – sigla em inglês para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos) farão no site da entidade o maior vazamento da história sobre dinheiro escondido em paraísos fiscais.

Segundo Fernando, a publicação, que continuará por cerca de dez dias, tem base em 2,5 milhões de registros sobre transações financeiras nas offshores de paraísos fiscais e expõem homens poderosos, políticos e ricaços: “Entre os personagens das reportagens estarão o governo do Irã, amigos do presidente Robert Mugabe (do Zimbábue), autoridades russas e alguns dos bancos mais importantes do mundo”.

Ele diz também que o material incluirá análise sobre o significado do vazamento dos documentos e infográfico para compreender os modos de operação nos paraísos fiscais. A nota de Fernando pode ser conferida em http://migre.me/dQVQT.