O Hospital Israelita Albert Einstein acaba de lançar uma nova plataforma de comunicação científica para conectar a pesquisa do Brasil e de outras partes do mundo: o Science Arena (sciencearena.org). É, como diz a diretora de comunicação da instituição e da própria plataforma, Débora Pratali, “uma iniciativa que tem como força motriz o jornalismo a favor da ciência aberta”.

Em texto que publicou no Linkedin, Pratali assinala: “Ao unir esforços, pesquisadores, profissionais de comunicação e jornalistas podem fortalecer o combate à disseminação de desinformação e também estabelecer canais de diálogo, a fim de aumentar o impacto da ciência na sociedade. O propósito do Science Arena é justamente ser um veículo que promove essa interação, a troca e o compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores com foco na melhoria da saúde para a população. E como democratizar esse valioso conteúdo é fundamental para a construção do conhecimento, o portal é 100% gratuito, disponível em português e inglês”.

No texto de apresentação, o Science Arena explica que “mais do que apresentar descobertas, o objetivo é abrir possibilidades de diálogo dentro da comunidade de pesquisadores e trazer contexto às notícias”. E assegura: “Acreditamos que o jornalismo pode contribuir para o debate científico ao promover articulações entre múltiplos atores do sistema de ciência e tecnologia, intermediar o fluxo de informações relevantes e induzir a circulação de ideias”.

Homepage do Science Arena

Integram a equipe, além da própria Débora, Anderson Moço (coordenador editorial), Bruno de Pierro (produção editorial) e Ricardo Cunha Lay (coordenador da tradução). Arte e infográficos são assinados pelo Estúdio Voador e o desenvolvedor, pela Punto Comunicação.

O Einstein, vale ressaltar, conta com a parceria deste J&Cia na realização do Prêmio Einstein +Admirados da Saúde, Ciência e Bem-Estar, que será realizado neste segundo semestre pelo terceiro ano.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments