A Fenaj enviou em 25/6, a autoridades de Saúde e Congresso Nacional, abaixo-assinado pela inclusão de jornalistas no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Subscrito por 7.222 pessoas até 21/6, o documento reforça o entendimento de que jornalistas exercem, nessa pandemia, atividade considerada essencial em decretos federal, estaduais e até municipais, e, por isso, estão sujeitos ao risco elevado de contaminação e óbito pela doença. De acordo com a entidade, até 2/6, foram registradas 155 mortes de profissionais por Covid, num período de 153 dias, representando um aumento de 277% na média mensal de mortes em comparação a 2020, quando foram registradas 80 mortes. Ou seja, a média de uma morte por dia.

Segundo Maria José Braga, presidente da Federação, o documento foi enviado ao Ministério da Saúde, à Comissão Técnica do Ministério da Saúde responsável pelo PNI, ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e aos deputados e senadores. A Fenaj orientou ainda as direções sindicais a avaliarem a pertinência do envio do abaixo-assinado às autoridades estaduais e municipais. Ela também atua em outras frentes, no Congresso, para que os jornalistas sejam inseridos entre os grupos prioritários do PNI via projeto de lei 1317/2021, do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT/MS), e aderindo às campanhas Vacinação Já e pela transparência dos dados sobre a vacinação.

Na mesma semana, pela segunda vez em seis meses, o Governo do DF havia recusado o pedido dos sindicatos de Radialistas e Jornalistas para que as respectivas categorias fossem incluídas entre os grupos prioritários para vacinação. A Secretaria de Saúde de Brasília alegou “atuar em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde”.

Enquanto isso, na vizinha Goiás, o governo anunciou em 25/6 que recebeu nova remessa da Pfizer e que 90% dos imunizantes serão aplicados nos municípios por faixa etária. E 10% deles serão destinados a grupos específicos, como lactantes, garis e profissionais de imprensa. “É justo! A comunicação é nossa aliada no combate às fake news”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments