Sob a curadoria de Eliara Santana, jornalista que é doutora em Linguística e pesquisa o discurso midiático, a ABI oferece um curso para entender a manipulação de notícias. Serão quatro módulos, com oito aulas de duas horas cada. Entre os convidados para as aulas estão Ângela Carrato, da UFMG; Anna Christina Bentes e Cláudia Wanderley, ambas da Unicamp, do Instituto de Estudos da Linguagem e do Centro de Lógica e Epistemologia, respectivamente; Daniella Lopes Dias Ignacio, da PUC Minas, e Letícia Sallorenzo, da UnB.

Na divulgação do curso, a entidade destaca que a desinformação “não se refere apenas a notícias falsas que são espalhadas pelas redes sociais. Também não se limita a boatos espalhados sobre esse ou aquele ator político. Nem às mentiras ditas em um cercadinho de Brasilia. A desinformação no Brasil precisa ser observada e compreendida como um projeto político, intencional e de grande alcance, que envolve um muito bem estruturado ecossistema”.

O curso aborda manipulação da informação; fake news e outros tipos de desinformação, principalmente sobre a pandemia; estratégias discursivas como um projeto político intencional e de grande alcance, que envolve um ecossistema estruturado; e decodificação e análise das informações encontradas na mídia em diferentes formatos. As aulas começam em 14/7, e serão sempre às quartas-feiras, às 19h30. O custo de R$ 100 será destinado à ABI. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments