Entidades defensoras da liberdade de imprensa assinaram a carta Contra a censura do Youtube; em defesa da Liberdade de Expressão, documento que critica a censura imposta pela plataforma ao documentário Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral, produzido pelo JornalGGN.

Narrado por Luis Nassif, o documentário aborda a ascensão da extrema-direita ao redor do globo e como o bolsonarismo ameaça a democracia brasileira. Em setembro, o YouTube impôs duas restrições ao documentário: Uma por idade, sendo agora recomendado apenas para maiores de 18 anos (antes era livre para todos os públicos), e outra de monetização, de modo que o vídeo não gere receita com anúncios.

“As duas medidas, consequentemente, impactam na audiência, pois configuram restrições de circulação ou alcance”, publicou o Jornal GNN sobre o caso. O YouTube declarou que a restrição por idade foi aplicada por presença de “conteúdo violento ou explícito”, e que a produção “parece ter sido postada para chocar, desrespeitar ou impressionar os espectadores, o que não é considerado adequado para todos os públicos”.

O Jornal GGN publicou que o documentário tem caráter jornalístico e não tem cenas violentas, à exceção de imagens de membros da família Bolsonaro ostentando armas, no capítulo sobre ideologia armamentista.

Para as entidades que assinam a carta (ABI, Fenaj, sindicatos dos jornalistas do Rio e de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog e outras 12 entidades da sociedade civil), “torna-se fútil e sem sustentação fática, a alegação de que o documentário veicula cenas de violência. Na verdade, ele reporta uma dura realidade que já resultou em inúmeros assassinatos por meras divergências políticas. O documentário simplesmente mostra a violência existente na sociedade, induzida por uma política errática do atual governo, que tem o objetivo de promover a violência. Reportar tais fatos, portanto, não é apenas um dever, mas uma obrigação do bom jornalismo. Logo, não pode ser motivo de restrições como deseja a plataforma”.

Leia a carta na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments