Rodrigo Lopes, colunista de assuntos internacionais do Grupo RBS, lançou o livro Trem para Ucrânia (BesouroBox), que traz um relato chocante sobre uma viagem que fez para a Ucrânia durante o conflito atual, trazendo a aflição das pessoas que fogem da guerra.

Rodrigo Lopes lança livro sobre a guerra na Ucrânia

O autor descreve os cenários e contextualiza a situação, mostrando um trem às escuras pelo interior da Ucrânia em meio ao confronto, uma madrugada ao lado de refugiados em uma estação que poderia ser bombardeada a qualquer momento e histórias de vítimas desta guerra.

O livro é fruto de dias de apuração de Rodrigo na Ucrânia, utilizando sua extensa experiência como correspondente de guerra na cobertura de conflitos internacionais, além de resistência física e coragem.

“Quando Vladimir Putin ordenou que suas tropas invadissem a Ucrânia, Rodrigo já estava a postos para realizar essa cobertura”, escreve Guga Chacra, comentarista da GloboNews, no prefácio. “Trouxe histórias de vítimas desse conflito, mas sempre dando também todo o contexto geopolítico”.

Rodrigo Lopes (Crédito: Jefferson Botega)

Rodrigo realizou mais de 30 coberturas de guerras e catástrofes naturais ao redor do globo. Cobriu conflitos em Iraque, Israel, Líbano e Líbia, e tragédias como terremotos no Peru e no Haiti, crises na América Latina e eleições nos Estados Unidos.

Em 2019, foi retido pelo regime de Nicolás Maduro na Venezuela, o que gerou onda de repúdio internacional contra a violação da liberdade de imprensa e expressão. É também autor do livro Guerras e Tormentas. Recebeu o Prêmio Rey de España de Periodismo em 2003 pela cobertura da crise argentina. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 2012.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments